Buscar

atividade avaliativa discursiva Teoria da História 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

atividade avaliativa discursiva 
1 
Após a leitura dos dois primeiros capítulos do livro de Teoria da História I, leia também o texto O que é teoria da história? Três significados possíveis, de Ricardo Marques de Mello (disponível na biblioteca) e elabore um pequeno texto sobre o significado da teoria no campo historiográfico. 
Peso: 3.0 
	História, investigar, ir adiante de tudo aquilo que damos tal importância e que completa a história de nossas vidas, de nossos antepassados. A História é utilizada para diversas situações onde a ação de pôr a frente a verdade é maior. Revendo sobre História acontecimento é repensar no que somos. História conhecimento o homem foi parte do passado, sem ele a história não seria um fato acontecido e provocar momentos estrondosos sobre o passado e de como seriam refletidas no presente. Os fatos não existem isoladamente, nesse sentido de que o tecido da história é o que chamaremos de uma trama, de uma mistura muito humana e muito pouco “científica”de causas materiais, de fins e de acasos (PAUL VEINE, 1995) Teoria de como o conhecimento é posto para desvendar, conectar o homem passado ao homem presente. Para nos aprofundarmos na teoria, necessitamos da compreensão da filosofia de determinados conceitos que estudamos. A filosofia é alma do entendimento, o valor daquilo que é estudado. Teoria, palavra grega e significa contemplação. Teoria da História é o ponto em que o material a ser estudado é observado, analisado criteriosamente, a ponto de descobrir pontos onde seja desvendado mistérios que este material, guarda. “História serve para indicar assuntos de natureza distintas”. Pode ser considerada, a História, disciplina ou ciência, assuntos que ocupam a vida dos historiadores; as ações e reações do homem e tempo; o historiador vive em função das análises a ponto de, desvendar o por que daquilo; dentro de todo entendimento o historiador deve relatar, fazer suas anotações, pela qual, chega mais tarde em suas conclusões finais. Feitos que se tornam verdades, compreensão dos fatos, elaboração, distribuição, recepção e legitimidade de um conhecimento histórico-acadêmico. Uma sociedade de evolução progressiva, linear, ininterrupta e em direção ao aperfeiçoamento. Toda História vive em espírito, pois todos os fatos são armazenados em nosso subconsciente. O materialismo histórico. A História tem por finalidade desempenhar o papel no tempo e espaço que submetem-se de acordo com cada teoria para estudo. Teorias pontuais é o nome correto e três autores disponibilizam sua visão: Ginzburg, noção de circularidade cultural; koselleck, reflexões sobre temporalidade; Foucalt, idéia de poder pulverizado. 
	
	Comentário do professor : 
Sua resposta atende aos critérios propostos, fizestes as reflexões em torno do entendimento conceitual da História ao mesmo passo que indicastes os principais significados empregados atualmente para as compreensões de seus sentidos para o campo historiográfico. 
	Pontuação : 2,5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes