Buscar

Av História da Educação no Brasil 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0242_AV_201402527136 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	MARCIA VARELA ZUARDI DE BARROS
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 7,7        Nota de Partic.: 0,8        Data: 10/11/2014 14:12:32
	
	 ���1a Questão (Ref.: 201402821327)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas primeiras duas décadas do século XX, na educação brasileira, várias ideias pedagógicas estavam presentes. Identifique nas opções abaixo, aquela que apresenta o seu significado corretamente.
	
	�
	PEDAGOGIA POSITIVISTA - representada pelos movimentos sociais populares, teve Ferrer como o oideólogo que desenvolveu o método racional, enfatizando as ciências naturais.
	�
	PEDAGOGIA TRADICIONAL - apresentada pelos religiosos católicos seguidores da Reforma , propunha que instrução e o trabalho caminhassem juntos.
	�
	PEDAGOGIA CRISTÃ-PROTESTANTE - liderada pelos intelectuais da igreja sendo tradicional em nossas terras desde os jesuítas.
	� �
	PEDAGOGIA NOVA - visão filosófica baseada na atividade, foi assumida pela burguesia e alimentada pelo ¿otimismo pedagógico¿, tendo maior força a partir dos anos vinte.
	�
	PEDAGOGIA LIBERTÁRIA- implantada com as ideias republicanas, acreditava que o conhecimento não se reconstrói, não se transforma apenas se transmite.
	
	
	 ���2a Questão (Ref.: 201402849263)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as características da Companhia de Jesus no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
	
	�
	Pretendeu no Brasil conquistar o maior número de fiéis e seguidores.
	�
	Estava inserida no contexto da cultura civilizatória europeia.
	�
	Não incluiu o negro em seus ensinos alfabetizadores.
	�
	Pretendia expandir os preceitos da fé cristã e doa valores pregados pela Igreja Romana.
	� �
	Tinha como principal objetivo a educação de mulheres, sobretudo filha de colonizadores.
	
	
	 ���3a Questão (Ref.: 201402597559)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
	
	�
	Invasores franceses
	� �
	Jesuítas
	�
	Beneditinos
	�
	Missionários presbiterianos
	�
	Carmelitas
	
	
	 ���4a Questão (Ref.: 201402616253)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O que está em jogo, os historiadores explicam, é o fato de se identificar outros agentes sociais, que não os privilegiados tradicionalmente, como atores principais da sua própria história e, em decorrência, do devir histórico: as classes dominadas, os setores trabalhadores e os despossuídos da sociedade brasileira." (Nadai, Elza) "Todo ensino tende a ser uma abertura e convida a conhecer ainda mais. É universalista e, por essa razão, transcende a função de conferir identidade. Contribui para situar cada um de nós relativamente aos demais." (...) (André, Yves)
Assinale a alternativa que caracteriza o perfil dos líderes educacionais, sobretudo no mundo atual, relacionando os trechos:
	
	�
	Alcançar a eficácia teórica que se reveste de ciência, se fixando na concepção tecnocrática do ensino, é o grande desafio para os líderes educacionais atuais, pois os acontecimentos do passado, não podem se vincular aos acontecimentos do presente devido às diferentes temporalidades.
	�
	Cabe aos líderes educacionais, principalmente da área de Ciências Humanas, equilibrar os aspectos políticos, sociais e ideológicos para realçar a importância das relações de dominação ¿ exploração como contribuintes da evolução geral da humanidade.
	�
	Através do trabalho dos especialistas da educação conclui-se que a ideia do processo histórico linear é que configurou a forma de se construir a História. A linearidade do processo permite formar consciências e seguir a hierarquização do poder e do exercício da cidadania.
	� �
	Aprender o que somos, o que estamos nos tornando agora e o que podemos fazer, mediante um conhecimento histórico denso e justo, é tarefa prioritária dos especialistas em educação, dos líderes educacionais de todas as áreas, principalmente das Ciências Humanas.
	�
	Os líderes educacionais estruturam o ser e a cultura do homem na sociedade, para isso devem trabalhar a História como terreno do interessante e do mundo privado enquanto tal, para não correr o risco de operar apenas com as descontinuidades.
	
	
	 ���5a Questão (Ref.: 201402816546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(FEI) Sobre o processo revolucionário francês, iniciado em 1789, é CORRETO afirmar que:
	
	�
	foi um movimento de inspiração socialista.
	�
	inspirou o movimento de libertação dos Estados Unidos da América, ocorrido anos depois.
	�
	levou a um aumento do poder real, inspirando o surgimento de teóricos do absolutismo.
	�
	foi um movimento conservador liderado pela aristocracia francesa, temerosa da ascensão das massas, principalmente parisienses.
	� �
	foi o movimento revolucionário que levou à universalização dos conceitos de "liberdade, igualdade e fraternidade".
	
	
	 ���6a Questão (Ref.: 201402597388)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação educacional no período Joanino reforça a tendência da História da Educação no século XVIII, que foi a perda pela Igreja da gestão da educação escolar para os funcionários do Estado.
I. Controle pelo Estado dos níveis secundário e superior, para a formação das elites.
II. O reforço da tendência humanista-religiosa de educação do povo.
III. A manutenção das aulas régias do período pombalino.
Assinale a opção que retrata o período Joanino:
	
	�
	Somente a opção I está correta.
	�
	Somente as opções II e III estão corretas.
	�
	Somente a opção III está correta.
	� �
	Somente as opções I e III estão corretas.
	�
	Somente a opção II está correta.
	
	
	 ���7a Questão (Ref.: 201402816431)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa CORRETA. O Concílio de Trento (1545-1563) institudo pela Igreja Católica buscava primordialmente:
	
	�
	a ideia de supervisão educacional.
	�
	um plano de caráter popular.
	�
	rever os princípios de fé e supremacia católicas
	�
	a educação humanitária.
	� �
	conter a extensão da Reforma Protestante.
	
	
	 ���8a Questão (Ref.: 201402597567)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
	
	�
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	�
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	�
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	� �
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	�
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.���9a Questão (Ref.: 201402616942)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
	
	
Resposta: Por que, por mais que os índios tivessem acesso à educação, muitos indivíduos ainda eram excluídos do sistema educacional,como as mulheres e os escravos, por exemplo.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
	
	
	 ���10a Questão (Ref.: 201402597573)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Desde tempos imemoriais a educação existe. Evidente que não da forma atualmente conhecida e com as finalidades iguais as de hoje. Quanto mais a sociedade foi se complexificando, também a educação foi se complexificando. Ao olhar a educação do ponto de vista histórico, pelo menos no que tange aos quinhentos anos de Brasil, identificamos a existência de projeto sendo impostos, em confronto, sendo destruídos. Cada um destes projetos apesenta um tipo de homem. Qual o homem desejava a Segunda República formar educacionalmente e por quê?
	
	
Resposta: A educação era voltada à formação de indíviduos que pudesse atuar a serviço do Estado, tornando, portanto,a educação mais voltada à profissionalização e com fortes infuências políticas.
	
Gabarito: Fora mantida a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. Esta forma de educação tinha como objetivo a continuidade de uma sociedade cindida por classes sociais. Onde uma boa parte da humanidade continuaria a servir a uma pequena parte desta mesma humanidade. O capitalismo dá a tônica que embala os princípios da educação estatal nas três esferas de poder e pode ser visto nitidamente ao observamos e analisarmos o cotidiano e as leis aprovadas para educação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes