Buscar

AV DE INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0251_AV_201403149739 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201403149739 - FRANCISCO FERREIRA GOMES
	Professor:
	ANA PAULA DONADIO FRIEDL
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 5,2        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2014 13:17:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201403404355)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	As empresas devem ter sua missão, sua visão e seus valores, pois norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Desta forma explique:
a) O conceito de Missão
b) O conceito de Visão
c) O conceito de valores
		
	
Resposta: Conceito de missão:E o onde a empresa define seus os objetivos e onde pretender chegar Conceito de visão: Buscar a melhor forma de alcançar os objetivos detalhados na missão. Conceito de valores: São as práticas eticas que a empresa tem para com seus funcionarios e o ambiente em que ela está inserido.
	
Gabarito:
a)A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso.
b)A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos. A visão funciona como uma bússola para os parceiros envolvidos.
c)Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de seus códigos de ética ou de conduta, os valores e padrões que deverão servir de guia para o comportamento dos seus funcionários
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403432339)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os principais componentes de uma estratégia empresarial são:
		
	
	O tipo específico de tarefa, os recursos financeiros da empresa e a adequação entre ambos.
	
	O realizador da tarefa, o modelo de gestão da empresa e a adequação entre ambos.
	
	O processo de execução da tarefa, os recursos de produção a empresa e a adequação entre ambos.
	 
	O ambiente de tarefa, os recursos da empresa e a adequação entre ambos.
	
	Os requisitos da tarefa, os recursos humanos da empresa e a adequação entre ambos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403406741)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A área de marketing é amplamente reconhecida para o sucesso das organizações. É uma atividade que alcança todas as áreas das empresas, independentemente do seu tipo e da sua dimensão. Para definir e executar a estratégia organizacional, é preciso haver competências e conhecimentos de marketing. Sendo assim explique a função do marketing, assim como a sua importância para as organizações.
		
	
Resposta: AO Contrario do que pensam muitas gente o marketing não está presente apenas na hora da venda do produto, mas ele está presente desda concebição do produto até a chegada nas mãos do consumidor final e por isso tem um papel muito importante e merecido nas organizações e para que tenha-se um boa gestão empresarial e preciso tem um boa gestão de marketing alinhada com os objetivos da empresa.
	
Gabarito:
A definição proposta pela American Marketing Association é que o marketing é o processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam o objetivo de indivíduos e organizações. O bom marketing promove a integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403224925)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os estudos da Universidade de Iowa identificaram os estilos de liderança como sendo autocrático, democrático e laissez-faire. Marque V (verdadeiro) e F (Falso) nas questões que representa características destes estilos: ( ) Estilo autocrático caracteriza-se pela centralização da autoridade e do processo de tomada de decisão. ( ) Estilo autocrático caracteriza-se por ser consultivo ou participativo. ( ) Estilo democrático caracteriza-se pela participação e envolvimento dos funcionários no processo de tomada de decisão. ( ) Estilo laissez-faire caracteriza-se pela total liberdade dada aos funcionários para decidir e executar o trabalho da forma como acharem correto. ( ) Estilo laissez-faire caracteriza-se por ser eficaz. A sequência CORRETA, é:
		
	
	V, F, F, V, F.
	
	F, V, V, F, F.
	
	V, V, F, V, V.
	 
	V, F, V, V, F.
	
	F, V, V, V, F.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403396622)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ambiente empresarial externo divide-se em dois tipos: O primeiro é constituído pelos elementos que atuam de forma indireta na organização, sendo denominado ambiente indireto, ambiente geral ou macroambiente O segundo constitui-se dos elementos que atuam de forma direta na organização e é chamado de ambiente direto, de tarefa ou microambiente. A partir desses conceitos, assinale a alternativa correta:
		
	
	A perda de qualidade do material entregue por um fornecedor é uma variável do ambiente geral que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	Um aumento na taxa de juros é uma variável econômica do ambiente de tarefa que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	 
	Uma alteração na composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar é uma variável ecológica do macroambiente que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	O aumento de empresas concorrentes no mesmo mercado constitui uma variável do macroambiente.
	 
	Uma alteração nas leis do país constitui uma variável do ambiente geral (macroambiente) que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403741382)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Fundador da empresa NEVER INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA, produtora de tinturas para cabelos, teve por definição do negócio de "oferecer produtos de tintura de cabelo que dessem boa coloração e preservassem a saúde capilar". Em vez de contratar um profissional químico contratou um farmacêutico para cuidar do desenvolvimento do produto, porque além de ter o conhecimento necessário em quimica o farmacêutico tem maior conhecimento de impacto na saúde. A imagem de sua empresa consolidou-se perante o mercado e por isso esse produto foi o carro chefe que alavancou todos os demais produtos da empresa. Qual o nível da empresa que delineou esse planejamento de definição do negócio?
		
	
	Nível estratégico porque é nesse nível que são planejados os procedimentos da cadeia de produção
	
	Nível operacional porque foi uma decisão de procedimentos de produção ligados diretamente a execução das tarefas.
	
	Nível tático, pois é nesse nível que se definem os conceitos de missão, visão, negócio, valores e outros.
	 
	Nível estratégico, pois envolveu a empresa como um todo e focou o nível institucional da empresa.
	
	Nível tático porque foi planejado em nível de departamento de produção.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403434354)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional a uma ação mais eficiente. A empresa que agrupa suas atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa (Finanças, Marketing, etc) utiliza o modelo de departamentalização denominado:
		
	 
	Funcional;
	
	Por processo;
	
	Por clientela.
	
	Por base territorial;
	
	Por produtos ou serviços;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403340673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance deobjetivos específicos, podendo ser autocrática, democrática ou liberal. Este é o conceito de:
		
	
	Controle.
	
	Organização.
	
	Motivação.
	 
	Liderança.
	
	Planejamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403432718)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	NOVA YORK - A Nissan anunciou neste sábado um recall de 226 mil veículos por problemas nos airbags componentes de diversos modelos, inclusive em automóveis ainda em período de garantia. Este é mais um capítulo na série de convocações de montadoras por falhas nos equipamentos de segurança, que afetaram veículos novos e seminovos de marcas como BMW, Chrysler, Ford, Honda, Mazda e Toyota e da própria Nissan em episódios anteriores. Com base na notícia sobre a Nissan podemos afirmar que os airbags defeituosos indicam que provavelmente houve falha em que fase do processo em que ocorre o controle (baseada no sincronismo temporal):
		
	
	controle contínuo ou preventivo
	 
	controle posterior ou histórico
	
	controle posterior ou postecipado
	
	controle de início ou contínuo
	 
	pré-controle ou preventivo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403430457)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo, Gerente de RH da empresa Peso Pesado, apresenta preocupação com o processo de adaptação dos novos empregados e com a ansiedade inicial dos mesmos. Além disso, o gestor deseja que esses indivíduos esclareçam suas dúvidas e compreendam a empresa de modo mais abrangente e conheçam as expectativas em relação ao seu desempenho e seu comportamento. Então, o Gerente de RH da Peso Pesado implementou na empresa um processo de:
		
	
	Motivação e de acolhimento
	
	Influência e de acolhimento.
	 
	Acolhimento e de socialização
	 
	Socialização e de motivação
	
	Influência e de socialização

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes