Buscar

APOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A informação contábil para ser gerada e disponibilizada gera custos, assim como de sua análise. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A justificativa do custo para geração da informação deve ser avaliada a partir dos benefícios gerados pela elaboração e divulgação de informação.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A" de acordo com o material para impressão da aula 03, tema 05 página 18 que diz que "os custos devem ser justificados pelos benefícios gerados por meio de sua divulgação conforme aponta o CPC 00 R1.
	
	B
	Mesmo gerando custos para divulgação, a informação deverá ser irrestritamente apresentada, independente do nível de utilidade gerada aos usuários.
	
	C
	O investidores individuais e credores não são favorecidos ao se respeitar o custo x benefício da informação.
	
	D
	Os fornecedores a informação contábil-financeira comprometem grande parte de seus esforços na coleta e disseminação da informação, além de arcar por esses custos intrínsecos.
	
	E
	O órgão normatizador não pode interferir na decisão da disponibilização da informação contábil levando em consideração o critério de custo x benefício gerado.
Questão 2/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
Uma informação contábil histórica é relevante, quando ajuda a compreender as transações passadas, fazendo com que o estudo de sua evolução no tempo, possa confirmar ou alterar as projeções de desempenho projetadas. Essa previsibilidade que a informação histórica nos permite fazer, é conhecida como:
Nota: 20.0
	
	A
	Análise Preditiva.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA  A    Material para impressão (PDF) da Rota (Aula 3) na página 5 e 6, nos diz que uma informação contábil histórica é relevante quando ajuda a compreender as transações passadas, fazendo com que o estudo de sua evolução no tempo, possa confirmar ou alterar as projeções de desempenho projetadas.
Esse é um processo avaliativo de tendências, que permite criar uma estimativa quanto à melhor alocação dos recursos disponíveis, otimizando o resultado desejado. Essa previsibilidade que a informação histórica nos permite fazer é conhecida como analise preditiva.
	
	B
	Análise Futurista.
	
	C
	Análise Alternativa
	
	D
	Análise Determinista
	
	E
	Análise Histórica.
Questão 3/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
As decisões tomadas pelos usuários, implicam escolhas entre alternativas, que chamamos de discricionaridade. Nesse sentido, para que a informação contábil seja útil ela deve permitir a comparação com informações similares de outras empresas ou com a própria empresa em períodos passados. Em relação a comparabilidade e verificabilidade é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O propósito da comparabilidade é identificar e explicar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos econômicos e está relacionada a qualidade da relação entre as duas ou mais informações contábeis analisadas.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", conforme material para impressão da aula 03, tema 03 página 12 que diz que para o FASB (1980) o propósito da comparabilidade é identificar e explicar semelhanças e diferenças entre os dois conjuntos de fenômenos econômicos, entretanto, a comparabilidade não é uma qualidade da informação no mesmo sentido que são a relevância e a confiabilidade"
	
	B
	A verificabilidade ajuda a garantir aos usuários que a informação envolva fidedignidade de maneira que todos cheguem sempre a um completo acordo sobre suas observações.
	
	C
	A discriocionaridade na escolha de métodos contábeis alternativos para o mesmo fenômeno econômico aumenta a comparabilidade das informações com outras empresas e com ela mesma ao longo do tempo.
	
	D
	A consistência e a comparabilidade, possuem o mesmo significado por se referirem em relação a mesma utilidade informacional.
	
	E
	A verificabilidade representa a capacidade de assegurar, mesmo sem consenso, que a informação representa o que se pretende representar.
Questão 4/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
Preencha as proposições abaixo , conforme os itens presentes na linhas A) , B) e C). Na sequência, escolha uma alternativa que corresponda a sequência correta.
A) Contabilidade financeira;
B)Contabilidade de Custos;
C) Contabilidade Gerencial.
                       
(   ) É destinada para o cálculo e controle dos custos de todos os bens ou serviços fabricados ou comercializados.
(   ) É necessária a todas as  empresas, pois é obrigatória conforme legislação comercial.
(   ) É o ramo da contabilidade voltada exclusivamente para utilização interna, pois é formada por um conjunto de informações exclusivos para a tomada de decisão.
Nota: 20.0
	
	A
	A – B – C
	
	B
	B – C – A
	
	C
	C – B – A
	
	D
	B – A – C
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA   D    Material para impressão (PDF) da Rota (Aula 3) nas páginas 04 e 05, trazendo o conceito de Contabilidade Financeira como sendo aquela necessária a todas as empresas, pois é obrigatória conforme legislação comercial. A Contabilidade de Custos que é destinada para o cálculo e controle dos custos de todos os bens ou serviços fabricados ou comercializados, e a Contabilidade Gerencial que é voltada exclusivamente para utilização interna, pois é formada por um conjunto de informações exclusivos para a tomada de decisão
	
	E
	C – A – B
Questão 5/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
Sob a ótica pragmática, podemos afirmar que a aplicação da contabilidade numa determinada empresa busca o fornecimento de informações aos usuários, as quais estão descritas corretamente em:
Nota: 20.0
	
	A
	Natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA A, conforme o Capítulo 1    Pág.  13 da obra Fundamentos da Contabilidade que diz que um dos objetivos da contabilidade é o de "prover os usuários com informações sobre os aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio", além de apresentar corretamente o patrimônio, registrando suas mutações.
	
	B
	Natureza contábil, econômica e estrutural
	
	C
	Natureza fiscal, política e administrativa
	
	D
	Natureza financeira, administrativa e gerencial
 
	
	E
	Natureza fiscal, societária e administrativa.

Outros materiais