Buscar

ATIVIDADES TERMORREGULAÇÃO gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADES TERMORREGULAÇÃO
Monitoria Biofísica Celular 2018 
Anita Maciel Biomed 2020
Respostas 
O corpo se vale de alguns mecanismos para regular sua temperatura central. Esta fica geralmente na casa dos 37ºC, tanto quando esta temperatura estiver mais baixa em virtude do frio, como quando ela for mais alta em função do calor. Explique o comportamento do nosso corpo para tentar ficar sempre nessa marca; no calor e durante um exercício físico. 
Através do set point, referência hipotética da temperatura corporal. No calor a nossa circulação sofre uma vasodilatação e o sangue é levado facilmente a todos os tecidos. Quando nos exercitamos, a temperatura central, que já estava por volta dos 37ºC, tende a subir e o organismo precisa perder calor para manter esta temperatura no nível aceitável. Funciona assim: quando começamos a fazer exercício, o corpo começa a suar. Este suor evapora e esta evaporação faz abaixar a temperatura da pele, que por sua vez diminui a temperatura do sangue que estava ali. Esse sangue com a temperatura resfriada vai sendo levado para o centro do corpo, de onde vem o sangue com a temperatura mais elevada e o ciclo continua.
Qual é o principal mecanismo físico de perda de calor durante o repouso. E qual é o principal em defesa fisiológica contra o superaquecimento.
Irradiação e evaporação 
A temperatura corporal é controlada pelo equilíbrio entre o calor produzido pelo organismo e o calor dissipado para o ambiente. O responsável pela termorregulação fisiológica no sistema nervoso é:
Bulbo
Hipófise 
Hipotálamo 
Tronco Cerebral
Cerebelo posterior
O gráfico representa às variações de temperatura no ambiente. Para manifestar essa reação, seu corpo lança mão de mecanismos fisiológicos diferenciados em locais de clima quente e de clima frio. Assinale a opção que apresenta corretamente os mecanismos fisiológicos adequados a cada uma das situações.
a) CLIMA QUENTE - contração dos vasos sangüíneos superficiais. CLIMA FRIO: eriçamento de pêlos e penas. 
b) CLIMA QUENTE - dilatação de vasos sangüíneos superficiais. CLIMA FRIO: respiração ofegante. 
c) CLIMA QUENTE: diminuição da circulação abaixo da pele. CLIMA FRIO: tremor do corpo. 
d) CLIMA QUENTE: respiração ofegante. CLIMA FRIO: dilatação de vasos sangüíneos superficiais.
e) CLIMA QUENTE: aumento da sudorese. CLIMA FRIO: contração dos vasos sangüíneos superficiais.
 Menino do Rio
Menino do Rio, calor que provoca arrepio
Dragão tatuado no braço, calção corpo aberto no espaço
Coração de eterno flerte, adoro ver-te
Menino vadio, tensão flutuante do rio
Eu canto para Deus proteger-te
O Havaí, seja aqui, tudo o que tu sonhares
Todos os lugares, as ondas dos mares
Pois quando eu te vejo eu desejo o teu desejo
Menino do Rio, calor que provoca arrepio toma esta canção
como um beijo.
A música acima, de autoria de Caetano Veloso e interpretada por Baby Consuelo, foi composta em 1979. Logo na primeira frase, existe um contraste entre as palavras calor e arrepio, que é o efeito de eriçamento dos pelos do corpo por causa da sensação de frio. Marque a alternativa correta a respeito das trocas de calor entre os corpos.
a) O calor é uma energia térmica em trânsito e é apenas transmitido por meios materiais.
b) A sensação de frio é provocada pela perda de calor do corpo para o meio ambiente por meio do processo de convecção térmica.
c) O calor é uma energia térmica em trânsito motivada pela igualdade de temperatura, que se transfere por meio de três processos: condução, convecção e irradiação térmica.
d) O único processo de transferência de calor que ocorre no vácuo é a convecção.
e) O calor que provoca arrepio pode ser entendido como o calor perdido pelo corpo de uma pessoa por meio do processo de condução térmica.
As trocas de calor entre o corpo humano e o ambiente são um dos motivos que geram eriçamento dos pelos. Esse efeito é provocado quando o corpo perde calor para o ambiente, ou seja, quando a diferença de temperatura entre os elementos provoca um fluxo de energia térmica. A forma de propagação de calor, nesse caso, é a condução térmica.
Relacione as colunas com os conceitos de perda de calor:
Pela movimentação das camadas de ar junto a nossa pele, como ocorre quando estamos perto de um ventilador ou expostos ao vento. 
Transferência de calor entre dois meios com temperaturas diferentes e que estão em contato direto um com o outro.
Transferência de calor por meio de uma mudança de estado físico.
Principal forma de troca de calor durante o repouso. Feita por raios infravermelhos.
(4 ) Irradiação
(1 ) Convecção
(2 ) Condução 
(3 ) Evaporação
Explique as diferenças entre termogênese química e mecânica. Comente qual delas é a primeira a manifestar-se em situações de temperaturas ambientes baixas.
Termogênese mecânica, ocorre mais rapidamente, logo, é a primeira resposta do organismo frente às baixas temperaturas e envolve processos como piloereção e contração desorganizada dos músculos esqueléticos. Já a termogênese química tem uma resposta mais lenta, envolve processos como reações bioquímicas exotérmicas (gorduras, açúcares e proteínas e é o meio mais importante para manutenção da temperatura corporal.
Relate os principais mecanismos fisiológicos da termólise e termogênese.
Termogênese: aumento da taxa do metabolismo basal de todas as células do corpo; atividade muscular e contrações(calafrios); efeitos hormonais e vasoconstrição.
Termólise: Aumento da atividade de glândulas sudoríparas; músculos eretores dos pelos ficam relaxados e vasodilatação 
Moleza, falta de apetite, dor no corpo, frio e indisposição são sintomas comuns de quando a nossa temperatura corporal eleva-se e é um meio utilizado pelo sistema imunológico para tentar combater uma infecção. Explique qual mecanismo termorregulador foi descrito e se ele é regulador ou falha.
Febre, reguladora.
Quando a temperatura corporal cai para menos de 35ºC e é uma condição grave que deve ser tratada rapidamente, pode ocorrer quando se cai na água, se fica exposto a temperaturas muito frias durante um grande período de tempo, entre outras causas. Explique qual mecanismo termorregulador foi descrito e se ele é regulador ou falha.
Hipotermia, falha.
Explique: qual processo está acontecendo em relação ao diâmetro dos vasos, se a temperatura externa está maior ou menor que a corporal, qual região hipotalâmica é responsável por essa resposta termorreguladora e se houvesse falha nessa região qual seria a condição do organismo (hipo ou hipertermia). 
Vasoconstrição, Temp. externa baixa, Hipotálamo Posterior e hipotermia
 Vasodilatação, Temp. externa alta, Hipotálamo Anterior e hipertermia

Outros materiais