Buscar

CONTABILIDADE PÚBLICA - AD II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CONTABILIDADE PÚBLICA
Nome da Atividade: ATIVIDADE AVALIATIVA II
AD1-2/2 - Fazer uma pesquisa apontando os fatos geradores para o reconhecimento das Receitas e Despesas Orçamentárias e os fatos geradores para as Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas.
Para se considerar uma receita temos que observar se temos esses pontos em questão.
 Nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem
compromisso firme de realizar, quer pela investidura na propriedade de bens
anteriormente pertencentes à Entidade, quer pela fruição de serviços por ela prestados;
 Quando do término, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o
desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior; Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros; No recebimento efetivo de doações e subvenções.
Temos receitas de prestação de serviços, de vendas de materiais, em ambos os casos o foto gerador é facilmente percebido, Pela emissão da fatura quando da entrega do serviço ou do material ao contratante, o beneficiário da receita faz a sua contabilização e quando se trata do recebimento do direito.
Na contabilização das receitas tributárias, o fato gerador é difícil de ser identificado, pois não existe uma prestação de serviço anterior, uma vez que os governos arrecadam os tributos federais, estaduais e municipais e prestam os serviços essenciais, definidos pela Constituição e outros definidos em suas metas para aquele exercício, daí dizer-se que a receita é contabilizada pela sua arrecadação e não, pela ocorrência do seu fato gerador.
Podemos então, definir como fato gerador da Receita, o estágio do lançamento mas, também, é difícil a sua identificação, em determinados tributos
O regime contábil da despesa, como está previsto em Lei, não ocorre divergência com o Princípio de competência e é definido pelo Conselho Federal de Contabilidade. A despesa será considerada em função do seu fato gerador que é: Recebimento dos serviços e Consumo/ Uso dos bens e materiais.
A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício, conforme estabelece o art. 104 da Lei 4.320/64. 
 As variações ativas resultantes da realização orçamentária são representadas pelas receitas orçamentárias elaboradas durante o exercício, e refletem a variação patrimonial aumentativa, causada pela entrada do numerário. Já as variações passivas, resultantes da execução orçamentária, são representadas pelas despesas orçamentárias realizadas durante o exercício e expressam a variação patrimonial diminutiva, causada pela saída de numerário.
As variações ativas são sempre originadas por fatos subsequentes aos ativos, fatos que surgem aumentando o Ativo ou diminuindo o Passivo, porém sempre de forma ativa. Já as variações passivas, independentes da execução orçamentária, são sempre originadas por fatos advindo do passivo, fatos que surgem aumentando o Passivo ou diminuindo o Ativo, porém de forma passiva.
VARIAÇÕES ATIVAS: 
Variações ativas orçamentárias: receitas orçamentárias, interferências ativas (transferências financeiras recebidas ) e as mutações ativas de bens, direitos e obrigações, decorrentes da despesa.
Variações ativas extra-orçamentárias: receitas extra-orçamentárias, interferências ativas (transferências financeiras e patrimoniais recebidas) e os acréscimos patrimoniais decorrentes de incorporação de bens e direitos e desincorporação de obrigações.
VARIAÇÕES PASSIVAS:
Variações passivas orçamentárias: despesas orçamentárias, interferências passivas (transferências financeiras concedidas) e as mutações passivas de bens, direitos e obrigações, decorrentes da receita.
Variações passivas extra-orçamentárias: despesas extra-orçamentárias, interferências passivas (transferências financeiras e patrimoniais concedidas) e os decréscimos patrimoniais decorrentes de desincorporação de bens, direitos e incorporação de obrigações
BIBLIOGRAFIA:
Apostila de Contabilidade Pública – STN, elaborada pela CCOONT/STN
MOTA, Francisco Glauber – Contabilidade Aplicada à Administração Pública.
NOÇÕES DE CONTABILIDADE PÚBLICA
 www.grancursos.com.br/downloads/editora/adendos/contPub_700.pdf
CONTABILIDADE PÚBLICA – Rosaura Conceição Handdad e Francisco Glauber Lima Mota – Florianópolis; Departamento de Ciências de administração/ UFSC, CAPES; 2010.

Outros materiais