Buscar

Plano de Liderança para Comunicação Empresarial

Prévia do material em texto

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança
	Disciplina: Liderança de Equipes
	Módulo: 4
	Aluno: 
	Turma: 
	Tarefa: Atividade Individual – Plano de Liderança adequado às necessidades de uma empresa
	Introdução
	A comunicação é o mecanismo que interliga todas as áreas e departamentos empresariais através da transmissão das informações. No mundo corporativo é cada vez mais importante e necessário o uso de processos estruturados para lidar com o fluxo de informações que trafegam interna e externamente neste ambiente. Trabalhar de forma harmônica e interpretar de forma correta as informações é a maneira mais curta para o êxito nas funções e tarefas que são realizadas dentro das organizações, proporcionando a seus clientes produtos e serviços de qualidade, satisfação e lucro para a organização. É por esses aspectos que a comunicação empresarial é de suma importância para o alcance desses objetivos.
No primeiro tópico, desta atividade, iniciamos a abordagem com a importância da comunicação corporativa e sua manutenção nas equipes produtivas, correlacionando o que autores consagrados trazem em suas teorias com a prática nas organizações, a cultura organizacional que é diretamente ligada, os meios de disseminação das informações e as formas de comunicação internas e com os stakeholders. 
No segundo tópico, o assunto a ser tratado é o perfil do líder que conduzirá a equipe da empresa, pessoas que exercem algum tipo de liderança e como identifica-las, erros cometidos por líderes e finalizando este tópico, o perfil de um líder de equipe.
O terceiro tópico constitui-se no estilo de liderança mais apropriado para o desenvolvimento da equipe, como são as equipes de alta performance, o seu grau de comprometimento com a organização, também será abordado o tipo de equipe sendo está alinhada com a visão e os valores da organização, bem como a forma de alcançar a liderança de alta performance, correlacionado com o pensamento de autores e a prática vivenciada nas organizações.
Neste quarto e último tópico, será tratado o desenvolvimento nas equipes de alto desempenho, o processo de formação de uma equipe de alto desempenho, o que dizem os autores sobre este desenvolvimento, práticas e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento e as características fundamentais de uma equipe de alto desempenho. 
Finalizando apresenta-se a conclusão do estudo, sendo este correlacionado entre a teoria de autores consagrados com a prática nas organizações.
 
	Importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas.
	A comunicação é um compartilhamento de informações entre um emissor e o receptor. Nas empresas é conhecida como comunicação corporativa ou empresarial, esta troca de informações acontece de forma interna ou externa. 
A comunicação corporativa interna é realizada entre os colaboradores da empresa, setores (RH, Contabilidade, Administração e outros), entre os gestores e colaboradores. A comunicação externa se refere à interação com o cliente da organização, como: fornecedores, instituições reguladoras e outros profissionais que não pertencem ao quadro de funcionários da empresa.
Diretamente ligada à cultura corporativa, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento. É preciso levar em consideração além da cultura, os valores, missão e objetivos das corporações, mas o mais importante é que a informação consiga contribuir na melhoria e no alcance dos ideais propostos pela empresa. Assim, uma comunicação empresarial bem estruturada resulta em maior alinhamento de equipes e consequentemente, maior produtividade. 
Conforme alguns autores citam, a comunicação empresarial é a comunicação existente entre a organização (empresas privadas, públicas, instituições, etc.) e seu público de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, mídia e sociedade em geral. (TAVARES, 2007)
Para Chiavenato (2000, p.142), “comunicação é um processo fundamental entre indivíduos e organizações, uma troca de informações, tornando as mensagens mais claras”. 
Já Cahen (2005), entende que a comunicação é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos altos escalões da organização.
Recentemente uma empresa de auditoria e consultoria empresarial, realizou uma pesquisa que mostrou que aproximadamente 80% dos funcionários das empresas brasileiras estudadas disseram se sentir mal informados sobre as ações da empresa. Em contrapartida, 60% desses mesmos funcionários se diziam insatisfeitos com a remuneração recebida. Ou seja, há mais insatisfação com a comunicação do que com o salário.
Tavares (2005, p.5) explica que os funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados “irão fazer uma contrapropaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam e caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão vende-la para o cliente externo”. 
Nas organizações, a comunicação deverá ser em todos os sentidos (de cima para baixo, de baixo para cima e horizontalizada) e transparente, fortalecendo a participação das pessoas em todos os processos. Este novo ambiente proporciona aos colaboradores motivação para ganhar mais espaço e contribuir com a eficiência da organização. O trabalho em equipe e a sensação de saber para onde se está caminhando, gera melhorias no clima organizacional. 
Algumas organizações têm investido no Twitter para o desenvolvimento de sua comunicação interna. A United Parcel Service (UPS), uma das maiores empresas de logística do mundo, utiliza o Twitter para homenagear seus colaboradores e conquistas. A Starbucks utiliza a página para integrar parceiros, franqueados e empregados. A SIOUX empresa norte americana se utiliza de canais como o Linkedin, para informar ao mercado a promoção ou a contratação de um novo colaborado. Há inúmeras ferramentas para integrar os funcionários, além das mídias sociais. Cabe cada organização escolher aquela que mais faz sentido.
Uma boa comunicação corporativa é fundamental para a credibilidade e eficiência da organização junto aos funcionários, stakeholders e fornecedores externos. Colaborador informado é mais empenhado, capaz de propor soluções, compreender o contexto e interagir melhor com a equipe, além disso, ruídos na comunicação são minimizados e a produtividade aumenta pois todos estão conscientes das diretrizes da empresa.
	Perfil desejado do líder que conduzirá a equipe.
	Em todas as áreas, seja em uma organização ou fora, é possível identificar pessoas que exercem algum tipo de liderança.
Segundo Gardner (1990, p. 17), “a liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual o indivíduo induz um grupo a dedicar-se aos objetivos pelo líder, ou partilhado pelo líder e seus seguidores”.
Hunter (2004, p. 25), diz que “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
O líder deve evitar erros de uma administração clássica, que até hoje são cometidos por vários líderes e que acabam contribuindo para a perda de qualidade e produtividade. Este novo líder que estará à frente da nova equipe, deverá desempenhar um papel comum: que é o de representar o seu grupo, servindo como uma referência para a equipe. No entanto, nem tudo que estamos acostumados a ver se trata de fato de um bom exemplo de líder. Muitas vezes, o que mais vemos são pessoas tentando liderar, sem ter a clareza de que estão conseguindo cumprir com sua função. 
Alguns exemplos de erros cometidos pelos líderes de equipe: a centralização de poder nas próprias mãos; acúmulo de responsabilidades; dificuldade em alinhar os objetivos da equipe; excesso de controle sobre pessoas; comunicação falha; pouca empatia e falta do autoconhecimento. De fato, ninguém será um líder perfeito, mas existem algumas características capazes de definir uma liderança etransmitir o necessário para formar equipes muito bem-sucedidas: líderes são didáticos; são comprometidos com objetivos individuais e coletivos; entende que o sucesso da equipe é o seu sucesso também; dá autonomia a seus liderados e formam novos líderes.
Para Hersey e Blanchard (1986), “um líder não será eficaz se não souber ajustar seu estilo de liderança às demandas do ambiente”. 
Este líder que conduzirá a equipe, deve ser ambicioso, saber o que é uma oportunidade, aprender com o dia-a-dia e pensar na carreira “fora da caixa”, ou seja, sair da inércia. Além disso, alguém com capacidade de estar na liderança de um projeto, deve saber pensar, ser criativo, saber mobilizar o canteiro de obras, transferir, engajar as pessoas e a si mesmo, ter visão estratégica e assumir responsabilidades, desta forma ele estará agregando valor para a organização e sua equipe.
	Estilo de liderança apropriado para desenvolvimento da equipe de alta performance.
	Uma equipe de alta performance é aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos, engajamento e ao mesmo tempo multiplicidade de conhecimentos, opiniões e ideias. 
Para se construir uma equipe de alta performance, primeiramente, é preciso de um líder de alta performance. Um líder que aperfeiçoou sua postura, caráter, modo de pensar para cuidar da convivência com as pessoas, tenha clareza que sua capacidade de gestão, equilíbrio emocional e autoconfiança.
Entretanto, para alcançar a liderança de alta performance, é preciso desempenhar uma ação integrada com essas três competências: liderança, coaching e gerenciamento. O líder de alta performance surpreende ao entregar mais do que esperam, sem causar impactos negativos e procura sempre a melhoria contínua, encontrando formas de otimizar seu trabalho, tempo e recursos.
Um dos mais importantes objetivos da liderança é criar na empresa um clima de confiança em que as incompatibilidades entre colaboradores sejam diminuídas, dando a oportunidade de desenvolver determinado projeto em conjunto. Conhecer e respeitar o objetivo do outro, também é um ponto extremamente importante para o bom funcionamento da equipe. 
Conforme Chiavenato (2000), liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação. 
Na visão de Bergamini (1994), o mesmo conceito trata da capacidade de um líder de influenciar um grupo em direção a um determinado objetivo, assegurando que os liderados compreendam as metas da organização.
As equipes de alta performance, são extremamente competitivas, porém leais, éticas e comprometidas com a lisura do processo, com o trabalho em equipe e com o resultado da empresa. O líder deverá definir quem faz o que, quando e onde no grupo, premissas necessárias para alinhar ações de sucesso. A execução requer um time resiliente, capaz de lidar com os desafios e superar as adversidades que surgem no caminho. 
Saber quem são as pessoas da equipe, o que elas gostam e sonham para a vida é uma forma de demostrar que elas são especiais. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento de confiança. Ter compromisso com a equipe e principalmente trabalhar em conjunto na busca da realização das metas, proporciona um melhor resultado, o qual é obtido quando todos no grupo fazem o melhor para si e para o grupo. 
Eventuais mudanças no cenário poderão ocorrer, mesmo uma equipe em seu ápice de desempenho, deverá estar preparada e não é descartável a possibilidade de contratempos, como a saída, por exemplo, de um membro importante. Devemos e podemos fazer mudanças na equipe, mudar de direção para continuar uma história de sucesso.
	Os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho.
	As etapas para formação de uma equipe de alto desempenho exigem aprendizagem significativa. Esta se dá diante da combinação de vários fatores internos e externos, na construção de um vínculo saudável entre ambas as partes, o líder e seu liderado.
Segundo Chiavenato (2008), os principais atributos das equipes de alta performance são: participação; responsabilidade dos membros pelos resultados; clareza de objetivos; existência de um clima aberto e confiável entre os membros da equipe; flexibilidade; focalização; criatividade e ação rápida sobre problemas e oportunidades.
Para Maximiano (2004), é possível juntar pessoas muito competentes, mas que fracassam ou tem desempenho medíocre como membros de equipes. Na equipe de alto desempenho, as pessoas trabalham em regime de colaboração e não como um simples ajuntamento. O diferencial de uma equipe eficaz é a sinergia, a capacidade de seus integrantes trabalharem coletivamente.
Desenvolver equipes é algo que requer muito esforço, planejamento, dedicação e empenho por parte das empresas. Isso porque equipes são formadas por pessoas. Pessoas diferentes, com visões de vida, objetivos e expectativas diversas. Desenvolver equipes também requer união dos participantes, visão compartilhada, objetivos comuns, competências complementares, próprio dos profissionais que buscam excelência.
Há algumas práticas e ferramentas para este desenvolvimento de grupos em equipes, no qual o líder possui papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento destas habilidades. As quais podemos destacar:
Motivação para o trabalho em equipe;
Treinamento para o desenvolvimento de equipes;
Estilo de Liderança;
Empowerment;
Coaching;
Portfólio do Desempenho;
Comunicação.
Estas práticas e ferramentas para desenvolvimento da equipe, deverão ser exercitas continuamente, para que se possa ter o perfeito alinhamento das equipes com a visão e as diretrizes da organização.
Se analisamos mais a fundo as equipes de alta performance, encontramos cinco características fundamentais, que são: 
Objetivo claro: todos da equipe devem saber qual é o objetivo a ser alcançado e, mais do que isto, precisam estar engajados com este objetivo; 
Empowerment: permitir que as pessoas tragam seus conhecimentos, experiências e motivação, compartilhando informações e decisões com a equipe;
Diversidade: uma equipe de alta performance é formada por diferentes tipos de pessoas que apresentam diferentes habilidades, permitindo com que juntos se complementem e consigam realizar o trabalho, utilizando o potencial de cada membro da equipe;
Relacionamento e Feedback: em uma equipe de alta performance não existe a necessidade das pessoas tornarem-se amigas, mas sim aprenderem a respeitar a visão de mundo do outro e buscar criar relações de confiança. Usar o feedback, como uma ferramenta que possa ajudar o outro a se desenvolver cada vez mais, e acabar com os ruídos de comunicação. 
Interdependência: no momento em que um lado está mais fraco, o outro lado fará mais força, para que juntos possam chegar ao seu objetivo. 
Diante de todo conceito apresentado, vemos que o foco no desenvolvimento dos membros de uma equipe, é uma ação que gera resultados benéficos, tanto para o indivíduo quanto para a empresa que poderá formar profissionais de alto desempenho, futuramente responsáveis por alavancarem os resultados da organização.
	Considerações finais 
	As equipes de alto desempenho promovem vantagens competitivas, agregando valor à empresa, o desempenho da equipe é uma consequência do potencial de cada integrante desta equipe e das competências e capacidades em se adaptar ao ambiente.
O processo de liderança envolve um relacionamento de influência voltado para o atendimento de objetivos mútuos. As novas abordagens sobre este tema indicam que, para compreender o processo dinâmico da liderança, é preciso observar o processo de relacionamento entre o líder e o liderado, um relacionamento de reciprocidade e troca. O papel do líder é essencial para que a equipe se desenvolva e alcance a alta performance, e estes resultados deverão ser continuamente avaliados, caso contrário a equipe não saberá em que estágio está enem as medidas necessárias para melhorar seu desempenho.
O líder também permite o crescimento e o desenvolvimento da equipe, instiga a solução de conflitos, a cooperação, as habilidades e atitude que provêm de seus membros, o compartilhamento do conhecimento e contribuir para que esta equipe seja eficaz. 
É preciso de certo tempo para que as habilidades necessárias aos indivíduos que compõem as equipes sejam desenvolvidas, e o papel da liderança é propiciar às equipes condições necessárias para a aquisição dessas habilidades. 
Portanto, a organização em estudo precisa adotar um modelo de equipe com foco em desempenho e um líder capaz de guiar esta equipe rumo a alta performance, alcançando através dos recursos apresentados uma maior produtividade e lucratividade à organização.
	Referências bibliográficas
	
BERGAMINI, Cecília W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial. 10ª ed. Rio de Janeiro: Beste Seller, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Campus, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 579 p.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Ed. Compacta. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
GARDNER, john W. Liderança; Sucesso e influência a caminho da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Record, 1990.
HUNTER, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: E. Sextante, 2004. 139 p.
HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2004. 434 p.
TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes