Buscar

AV - 2014.2 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_ » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9014/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 07/11/2014 15:09:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201407099860)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Processo Seletivo para Professores Substitutos - Edital No 002/2005 - questão adaptada). A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência e com ou sem outros tipos de condição atípica. Partindo do exposto, em que princípios a inclusão está se baseando?
		
	
Resposta: A inclusão se baseia no princípios de que todos têm o direito à educação de qualidade, sem exclusão, para que todos tenham as mesmas oportunidades. Incentiva a relação de pessoas com necessidades especiais com as que não tem, ensinando às pessoas consideradas "normais" que as pessoas com necessidade têm os mesmo deveres e direitos de todo cidadão, como diz a lei.
	
Gabarito: A aceitação das diferenças individuais como atributo e não como obstáculo, a valorização da diversidade humana pela sua importância para o enriquecimento de todas as pessoas, o direito de pertencer e de não ficar de fora, o igual valor das minorias em comparação com a maioria.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407081400)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
		
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407284654)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional porque:
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente.
IV- É concebida como um sistema educacional à parte.
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407081993)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
		
	 
	Idade Média
	
	Idade Contemporânea
	
	Idade Moderna
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	 
	Antiguidade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407280808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu:
		
	
	Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
	
	A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial.
	
	A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional.
	 
	A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua turma do ensino regular.
	
	A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407081981)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição.
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientação que é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio.
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é:
		
	
	V V V
	
	F F V
	
	V F F
	
	F F F
	 
	V F V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407081491)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Deficiência auditiva é a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir. Assinale a única questão que NÂO podemos considerar como fator de risco para deficiência auditiva:
		
	 
	Falta de estabilidade emocional entre os genitores.
	
	Alcoolismo ou uso de drogas pelos pais, antes e durante a gestação.
	
	Meningite, principalmente a bacteriana.
	
	Asfixia severa no nascimento.
	
	Rubéola materna nos primeiros meses de gestação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407281041)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Aos 32 anos, a professora Débora de Araújo Seabra de Moura é a primeira professora com síndrome de Down no Brasil, segundo a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte. Ela é professora auxiliar de desenvolvimento infantil há nove anos e acaba de publicar o livro "Débora conta histórias", da editora Alfaguara. "Sempre gostei de ler, escrever, estudar, por isso escolhi ser professora. A leitura faz o aluno desenvolver muito a memória. Por mais que tenhamos dificuldades, não podemos desistir dos nossos sonhos", disse Débora, que fez curso de atriz para melhorar a deficiência que tem na dicção e poder se desempenhar mais como professora dos alunos do 1º ano do ensino fundamental.¿ Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/08/professora-com-sindrome-de-down-lanca-livro-de-fabulas-no-rn.htm Estabeleça a relação entre: o sucesso da professora Débora, o paradigma educacional de suporte e a legislação educacional brasileira.
		
	
Resposta: Todos são iguais perante a lei. Por isso, a legislação educacional brasileira não impede que pessoas portadoras de necessidades especiais sejam habilitadas para o trabalho, muito menos que se tornem professores. Ela está amparada pela lei. A professora certamente merece todoo mérito pois se esforçou pra chegar até o cargo, concorrendo com os demais igualmente. Seu sucesso se deve, além de seu esforço, às políticas de inclusão do PNE na sociedade, principalmente na comunidade escolar, que ensina desde cedo a lidar com pessoas PNE e procura incentivar que todos os alunos convivam juntos sob as mesmas regras e com os mesmos direitos e deveres.
	
Gabarito: De acordo com a 9394/96, LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a escola regular deverá aceitar a matrícula dos alunos com deficiência. O aluno com deficiência deverá estudar na escola regular e no horário contrário ao de sua turma, frequentar o centro educacional especializado. A equipe do centro educacional especializado dará suporte aos profissionais da escola regular.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407081656)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Aline é aluna do sétimo ano de escolaridade de uma escola pública, possui paralisia cerebral e utiliza uma prancha de alfabeto para se comunicar na sala de aula com os amigos e professores. A prancha de alfabeto é uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência, é uma adaptação de acessibilidade chamada:
		
	 
	Tecnologia assistida
	
	Ábaco móvel
	
	Motor
	 
	Sorobã
	
	Figuras Geométricas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407285465)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Projetos em Arte/Educação estão cada vez mais ganhando espaço nas escolas que trabalham na perspectiva inclusiva. Podemos justificar a importância desses projetos na educação já que exploram:
		
	
	a preparação para o trabalho visando o domínio de um ofício como prioridade para o aluno especial.
	
	a comercialização das obras reproduzidas por técnicas artesanais que favorece a inclusão educacional e social.
	
	a comercialização da obra produzida pelo aluno com deficiência e a exposição dos objetos para o público.
	 
	o fazer artístico e o pensamento divergente e dessa forma ampliam as diferentes formas de interação e comunicação.
	
	o trabalho de reprodução de técnicas e modelos para confecção de objetos que serão vendidos e o dinheiro retornará para a escola.

Outros materiais