Buscar

Ad2 Linguistica 2 Juliana Pinheiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD 2 -LINGUÍSTICA II
Questão 1
No Behaviorismo uma criança só adquire uma linguagem a partir de sua experiência com o meio em que vive. Conforme eles falam, a mente da criança ao nascer seria uma “tábula rasa”. Skinner sustentou uma explicação por meio dos estímulos, reforço e condicionamento operante. Resumindo, a fala só seria possível através do estímulo-resposta.
Diversas abordagens teóricas que tentam explicar e dar conta o processo de aquisição e cada uma dessas teorias dão preferência a aspectos característicos. A teoria gerativista focaliza na aquisição da gramática pela criança e abordagens sociointeracionistas que centralizam seu empenho em aspectos sociais e interacionais da linguagem. No útero a criança já é capaz de se comunicar ao captar os sons externos e reagir à fala da mãe. Quando nasce, possuem a capacidade de sucção e apertam tudo que colocam em suas mãos. Aos dois anos já possui associam palavras como “Eu fazi” com “Eu comi”. Nesse quesito a criança não precisa de um reforço ou estímulo. Essa analogia seria impossível se a criança adquirisse uma língua por meio da imitação. Podemos caracterizar a aquisição como um processo onde se obtém conhecimentos e habilidades, no entanto sem a obrigação de toda a estrutura que abarca o processo de aprendizagem.
Questão 2
 Concordo em parte com a afirmação. A partir de experiências diferentes, todos os componentes de uma comunidade linguística depois do processo de aquisição ser completado, falam a mesma língua. Ainda que nossas experiências tenham sido distintas, existiria uma série de semelhanças marcantes em nossos caminhos. A universalidade emite uma ideia das fases na aquisição da linguagem onde é abordado que toda criança atravessaria por elas na mesma faixa etária em ordem parecida. A etapa do balbucio período onde as crianças observam um extenso registro de distinções sonoras e suas combinações limitam o que vai ser usado, de acordo com a língua no processo de aquisição. As idiossincrasias geram as características mais ou menos individuais como as declarações ou afirmações claramente “imaginadas”. As diferenças são de encargo das características cognitivas e sociais do processo sem influência no desenvolvimento linguístico.
Questão3
A hipótese inatista defende que as fases e regras universais estariam antevistas partindo do componente inato e sua efetivação seria uma questão de tempo. Existiria então uma programação biológica para adquirir uma língua onde fases e regras estariam previstas. A trajetória linguística da criança também estaria estabelecida acontecendo em um dado período e em determinadas condições biológicas e ambientais. 
Eric Lenneberg nomeou esse caminho de Período Crítico assinalado como um período inicial onde se concebe e conclui o desenvolvimento linguístico, ou seja, a “janela temporal” da programação biológica para adquirir uma língua. Esse período se encerra na fase inicial da puberdade. O caso de Genie e Chelsea elas já tinham passado dessa fase do período critico, no fim da puberdade e Isabelle ainda se encontrava dentro desse período, e por isso em dois anos seu desenvolvimento lingüístico era normal como qualquer criança da sua idade.
Questão4
Na aquisição da língua de sinais há uma semelhança com línguas orais. Quando bebês surdos são expostos desde cedo a uma língua de sinais decorrem por etapas bem parecidas às avaliadas nos bebês ouvintes. No entanto, determinadas circunstâncias em que a relação de uma criança surda com uma língua de sinais pode ser enquadrada num método de aprendizagem e não de aquisição. O fato que leva muitas das vezes uma criança surda ao aprendizado inicial e não aquisição de uma língua de sinais é a ausência de contato com uma língua de sinais na sua infância. Encontrar-se também quando uma criança surda aprende desde cedo o português no lugar da língua de sinais. Trata-se de uma ocasião conhecida como oralismo, que é quando o processo natural de aquisição de uma língua é trocado pelo aprendizado de uma língua oral. As crianças que não tiveram um contato com a língua de sinais desde sua infância correm o risco de perder o limite do período crítico para a aquisição, usando os sinais por meio de um método de aprendizagem.
Questão5
Os conceitos de Faculdade de Linguagem em Sentido Amplo (FLA) e Restrito (FLR) foram a proposta de Hauser, Chomsky & Fitch (2002).A FLA abrange o tracejo comum entre o sistema de comunicação animal, transmitindo informação através de um aparato fisiológico. A FLR esta relacionado a capacidade que a espécie humana tem pra usar a linguagem de forma criativa em benefício da da recursividade linguística.
Os animais possuem um sistema de comunicação gestual e não uma linguagem. As abelhas, por exemplo, se comunicam por meio de uma coreografia para mostrar onde estão os campos com pólen, para fabricar o mel e algumas espécies de macacos utilizam gritos distintos para identificar predadores. Mesmo assim existem contestações estruturais e sistêmicas entre as linguagens animais e as línguas humanas.

Outros materiais