Buscar

6 - Resumo II Berne - Sistema nervoso, componentes central e periférico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema nervoso: componentes central e periférico
Resumo II – Fisiologia do Sistema Nervoso
Berne
Os componentes sensorial, integrativo e motor do sistema nervoso permitem ao corpo interagir com o meio ambiente.
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Contém núcleo e nucléolo, corpos de Nissl (retículo endoplasmático rugoso), complexo de Golgi, mitocôndria, neuro-filamentos e microtúbulos.
A informação é conduzida através de circuitos neurais por potenciais de ação nos axônios dos neurônios, e por transmissão sináptica entre os axônios e os dendritos e somas de outros neurônios, ou entre axônios e células efetoras.
As células neurogliais incluem os astrócitos (regulam o micro-ambiente do SNC), oligodendróglia (formam a mielina no SNC), células de Schwann (formam a mielina no SNP), célula do epêndima (revestem os ventrículos) e micróglia (macrófagos do SNC). As células neurogliais que formam a bainha de mielina aumentam a velocidade de condução dos axônios.
As substâncias químicas são distribuídas ao longo dos axônios, por transporte axonal lento ou rápido e sua direção pode ser retrógrada ou anterógrada.
A lesão do axônio de um neurônio causa uma reação axonal (cromatólise) no corpo celular, e a degeneração walleriana do axônio distal á lesão. A regeneração nos axônios do SNP é maior que nos do SNC.
O crescimento e manutenção dos axônios são afetados por fatores tróficos, como o fator de crescimento neural.
As funções gerais do sistema nervoso incluem excitabilidade, detecção sensorial, processamento de informações e comportamento. Tipos diferentes de neurônios são especializados para funções diferentes.
O sistema nervoso periférico (SNP) inclui neurônios aferentes primários e os receptores sensoriais por eles inervados, moto-neurônios somáticos e neurônios autonômicos.
O corpo celular dos neurônios aferentes primários está na raiz dorsal ou gânglios dos nervos cranianos.
Os receptores sensoriais incluem os exteroreceptores, interoreceptores e os próprio-receptores. Os estímulos são eventos do meio que excitam os receptores sensoriais; as respostas são o efeito dos estímulos; transdução sensorial é o processo pelo qual o estímulo é detectado.
A transdução sensorial é realizada de maneiras diferentes por receptores sensoriais diferentes, mas no geral, ela envolve a geração de um potencial receptor.
Os receptores sensoriais podem ser de adaptação lenta ou rápida.
O campo receptivo é a região que, quando estimulada, causa uma resposta nos neurônios sensoriais.
OS receptores sensoriais codificam a modalidade, localização espacial, limiar, intensidade, frequência e duração do estímulo.
Os neurônios codificam informação por sistemas neurais específicos, pelo mapeamento neural e padrões de impulsos nervosos.
As fibras aferentes primárias são sub-divididas de acordo com os tipos diferentes de receptores que elas suprem e pelo seu tamanho.
Os moto-neurônios alfa inervam as fibras musculares esqueléticas; a unidade motora inclui um moto-neurônio alfa, seu axônio e um conjunto de fibras musculares esqueléticas. Os moto-neurônios gama são menores que os alfa e suprem as fibras musculares intra-fusais nos fusos musculares.
As fibras musculares de uma unidade motora formam uma unidade muscular; todas as fibras musculares de uma unidade motora são de um mesmo tipo histo-químico (lento; rápido, sujeito á fadiga; rápido, resistente á fadiga).
A atividade das unidades motoras podem ser monitoradas por eletromiografia.
As unidades motoras são recrutadas de uma maneira ordenada durante uma atividade voluntária ou reflexa; as primeiras unidades a serem recrutadas são aquelas com os menores axônios e menor força de contração (princípio do tamanho).
O sistema nervoso central (SNC) inclui o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo inclui a medula oblonga (bulbo), a ponte, o cerebelo, o mesencéfalo, o tálamo, o hipotálamo, os gânglios da base e o córtex cerebral.
A composição do fluido extra-celular do SNC é regulada pelo líquido céfalo-raquidiano (LCR), a barreira hemato-encefálica e os astrócitos.
Os plexos coroides formam o LCR; ele deixa os ventrículos através do teto do IV ventrículo, atravessa o espaço sub-aracnoide e retorna á circulação através das vilosidades aracnoides.
O LCR difere do sangue por apresentar uma menor concentração de K+, glicose e proteína, e uma maior concentração de Na+ e Cl-; normalmente não apresenta células sanguíneas.

Outros materiais