Buscar

15 - Resumo IV Berne - Atividade elétrica do coração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade elétrica do coração
Resumo IV – Fisiologia cardiovascular
Berne
Os potenciais de ação de membrana que podem ser registrados de miócitos cardíacos contêm as 5 fases seguintes:
Fase 0: A fase de ascensão (despolarização) do potencial de ação é iniciada quando um estímulo supra-limiar rapidamente despolariza a membrana por ativar os canais rápidos para Na+.
Fase 1: A incisura é uma repolarização parcial precoce que se dá pelo efluxo de K+ através dos canais de membrana que conduzem a corrente para fora transitória, i.
Fase 2: o platô representa um balanço entre a entrada de Ca2+ através dos canais de membrana para Ca2+ e o efluxo de K+ através de vários tipos de canais para este íon.
Fase3: a repolarização final é iniciada quando o efluxo de K+ excede a entrada de Ca2+. A repolarização parcial resultante rapidamente aumenta a condutância a K+ e restaura de imediato a repolarização completa.
Fase4: O potencial de repouso da célula completamente repolarizada é determinado pela condutância da membrana celular ao K+, principalmente através dos canais i-k1.
Potenciais de ação de resposta rápida são registrados em fibras miocárdicas atriais e ventriculares e em fibras ventriculares especializadas em condução (fibras de Purkinje). O potencial de ação é caracterizado por uma grande amplitude, uma fase de ascensão abrupta e um platô relativamente longo.
O período refratário efetivo das fibras de resposta rápida começa na ascensão do potencial de ação e persiste até metade da fase 3. As fibras são relativamente refratárias durante o período restante da fase 3, e recuperam a excitabilidade total quando a repolarização é completa (fase 4).
Potenciais de ação de resposta lenta são registrados em células normais dos nós SA e AV e em células miocárdicas anormais que foram parcialmente despolarizadas. O potencial de ação é caracterizado por um potencial de repouso menos negativo, uma amplitude menor, uma fase de ascensão menos abrupta e um platô mais curto do que o típico do potencial de ação de resposta rápida. A fase de ascensão nas fibras de resposta lenta é produzida pela ativação dos canais para Ca2+.
Fibras de resposta lenta tornam-se absolutamente refratárias no início da fase de ascensão, e sua excitabilidade parcial pode não ser recuperada até o final da fase 3 ou até a repolarização completa da fibra.
Automaticidade é característica de certas células no nó SA e AV e no sistema de condução especializado nos ventrículos. A despolarização lenta da membrana durante a fase 4 é a marca da automaticidade.
Normalmente o nó SA inicia o impulso que induz a contração cardíaca. Este impulso se propaga do nó SA para os tecidos atriais e por fim alcança o nó AV. Após um atraso no nó AV, o impulso cardíaco se propaga através dos ventrículos.
Focos ectópicos no átrio, nó AV, ou sistema His-Purkinje podem iniciar impulsos cardíacos propagados se as células do marca-passo normal no nó SA estão suprimidas, ou se a ritmicidade das células ectópicas automáticas estiver anormalmente exacerbada.
Sob certas condições anormais, pós-despolarizações podem aparecer precocemente na fase 3 de um batimento cardíaco normal, ou as pós-despolarizações podem ser atrasadas até próximo ao fim da fase 3, ou início da fase 4. Pós-despolarizações podem, elas mesmas, deflagrar impulsos propagados.
A ocorrência de pós-despolarizações precoces é mais provável quando a duração do ciclo básico dos batimentos iniciantes é muito longa e quando os potenciais de ação cardíacos são anormalmente propagados. Pós-despolarizações tardias ocorrem com maior probabilidade quando a duração do ciclo básico dos batimentos anteriores é curta e quando as células cardíacas estão sobrecarregadas com Ca2+.
Bloqueio de condução simples é o retardo ou a falha de propagação do impulso em uma fibra cardíaca.
O impulso cardíaco pode percorrer uma alça de fibras cardíacas e re-entrar no tecido previamente excitado quando o impulso for conduzido lentamente através da alça, e quando for bloqueado de forma uni-direcional em alguma seção da alça.
O eletrocardiograma (ECG), que é registrado da superfície do corpo, traça a condução do impulso cardíaco através do coração.
O ECG pode ser usado para detectar e analisar certas arritmias cardíacas, como ritmos sinoatriais alterados, bloqueios de condução AV, despolarizações prematuras, taquicardias ectópicas e fibrilação atrial e ventricular.

Outros materiais