Buscar

16 - Resumo IV Berne - A bomba cardíaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A bomba cardíaca
Resumo – IV
Berne
Um aumento no comprimento da fibra miocárdica, como ocorre no enchimento ventricular aumentado (pré-carga) durante a diástole, produz uma contração ventricular mais forte. Esta relação entre o comprimento da fibra e a força contrátil é conhecida como a relação de Frank-Starling ou lei de Starling para o coração.
Embora o miocárdio seja composto de células individuais, com limites membranosos definidos, os miócitos cardíacos que compõem os ventrículos contraem-se quase que em uníssono, assim como o fazem aqueles do átrio. O miocárdio funciona como um sincício, com uma resposta tudo-ou-nada á excitação. A condução célula-a-célula ocorre através de junções comunicantes que conectam o citosol de células adjacentes.
Na excitação, os canais para cálcio ativados pela voltagem abrem-se para permitir o influxo de Ca2+. O influxo de Ca2+ promove a liberação de Ca2+ do retículo sarcoplasmático. A [Ca2+] elevada desencadeia a contração dos miofilamentos. O relaxamento é obtido por restabelecimento do nível de Ca2+ citosólico de repouso, pelo bombeamento do íon de volta para dentro do retículo sarcoplasmático e por troca com o Na+ extra-celular, através do sarcolema.
A velocidade e a força da contração são funções da concentração dos íons de cálcio livres. A força e a velocidade estão inversamente relacionadas, de modo que, sem nenhuma carga, a velocidade não é máxima. Em uma contração iso-volumétrica, não ocorre nenhum encurtamento externo.
Na contração ventricular, a pré-carga é o estiramento das fibras pelo sangue durante o enchimento ventricular. A pós-carga é a pressão arterial contra a qual o ventrículo ejeta o sangue.
A primeira bulha cardíaca é causada principalmente pelo fechamento abrupto das válvulas AV; a segunda bulha cardíaca é causada pelo fechamento abrupto das válvulas semi-lunares.
O débito cardíaco pode ser determinado, de acordo com o princípio de Fick, pela medida do consumo de oxigênio do corpo (q2) e do conteúdo de oxigênio do sangue arterial [O2]a e venoso misto [O2]v. Débito cardíaco = q2/[O2]a – [O2]v. Ele também pode ser medida pelas técnicas de diluição do corante ou de termo-diluição.

Outros materiais