Buscar

14 - Resumo IV Berne - Sinopse do coração, vasos sanguíneos e sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sinopse do coração, vasos sanguíneos e sangue
Resumo IV – Fisiologia cardiovascular
Berne
O sistema circulatório consiste de uma bomba (o coração), uma série de tubos de distribuição e coleta (vasos sanguíneos) e um extenso sistema de vasos de fino calibre que permitem rápidas trocas de substâncias entre os tecidos e o sangue.
A maior resistência ao fluxo sanguíneo e, consequentemente, a maior queda de pressão no sistema arterial ocorre nas pequenas artérias e arteríolas.
A pressão pulsátil é progressivamente amortecida pela elasticidade das paredes arteriolares e pela resistência friccional das pequenas artérias e arteríolas, de forma que o fluxo sanguíneo capilar é essencialmente não pulsátil.
A velocidade do fluxo sanguíneo é inversamente relacionada com a área de seção transversal, em qualquer ponto ao longo do sistema vascular.
A maior parte do sangue no leito vascular sistêmico está localizado no lado venoso da circulação.
O sangue consiste de células vermelhas (eritrócitos), células brancas (leucócitos e linfócitos) e plaquetas, todas suspensas em uma solução que contém sais, proteínas, carboidratos e lipídios.
Os quatro principais grupos sanguíneos são: O, A, B e AB. O tipo O pode ser transfundido em pessoas de qualquer grupo sanguíneo, pois o plasma de todos os demais grupos não tem antígenos contra eritrócitos do grupo O. Portanto, pessoas com o tipo sanguíneo O são conhecidas como doadoras universais. Pessoas com o tipo sanguíneo AB são conhecidas como receptoras universais, pois seu plasma não contém anticorpos para eritrócitos de qualquer tipo. Além dos grupos O, A, B e AB, existem os grupos Rh-positivos e Rh-negativos.
Uma cascata de reações, que constituem as vias intrínsecas e extrínseca, está envolvida na coagulação sanguínea (*na realidade, o que está presente é a via do fator tecidual). As etapas finais, nas quais as duas vias se encontram, são:
Conversão da pró-trombina em trombina
Conversão do fibrinogênio em fibrina, reação catalisada pela trombina.
Coágulos sanguíneos podem ser liquefeitos pela plasmina, uma enzima proteolítica cuja formação, a partir do plasminogênio, é catalisada por ativadores teciduais ou ativadores exógenos (exemplo, estreptoquinase e ativador tecidual de plasminogênio – tPA).

Outros materiais