Buscar

Teoria de Desenvolvimento de Piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PIAGET
Alunos
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Prof: Bruno de Oliveira Galvao
Antigamente as questões sobre o desenvolvimento possui 2 bases que são as do Materialismo Mecanicista e do Idealismo, teorias desenvolvidas por René Descartes (filósofo) no séc. XIIV, que separou a parte física e mental, com isso Piaget teria criado uma nova base chama Interacionismo ou Socio-Interacionismo (termo bastante utilizada por Vygotsky)
Jean William Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Seus trabalhos foram realizados por análises, pesquisas bem elaboradas, sua ideia era estudar o comportamento e desenvolvimento humano do nascimento até a vida adulta e não uma teoria educacional.
Um conceito dado sobre a Epigênise (Procedimento em que o embrião passa a se desenvolver a partir de um zigoto sem forma ou diferenciação determinada (amorfo); epigenesia), é que para Piaget um ser vivo possui a experiência de interação com algo, é entendido e com isso se forma uma nova capacidade de raciocínio, a evolução de filogenia do homem. A nossa capacidade de pensar, não é inata, tem que passar por processos de interação (físico ou social) para que seja ativada, sem essa interação não haveria uma organização da psique humana.
Na Interdependência, o conhecedor e o objeto a ser conhecido (meio ou objeto) possui a equilibração em que explica o processo de desenvolvimento humano, trazendo problemas, obstáculos ou mesmo desafios para que precisamos e temos que nos reestruturar para resolver, se adaptar e equilibrar por meio de processos. Na concepção de Piaget, a compreensão dos mecanismos de constituição de conhecimento equivale a compreensão dos mecanismos envolvidos na formação do pensamento lógico, que é o homem irá buscar, o conhecimento vem de uma forma interna juntamente com a interação com o objeto ou meio social, com essa interação com o objeto podemos chamar de Gênese do Conhecimento, não vem de uma forma inata e nem de uma forma externa ao organismo como os Behaviorista e Comportamentistas pensavam.
Elementos Básicos para o desenvolvimento Humano
Fatores Invariantes
As estruturas sensoriais e neurológicas (sinapse), recebe como herança logo ao nascer, e permanece ao longo de nossas vidas, predispõem o surgimento de certas estruturas mentais. Se adaptar e entender o meio é uma tendência natural significando, portanto, em última instância, o motor do comportamento do homem é inerente ao ser. Os comportamentalistas e Behavioristas param por este fator variante.
Exemplo: Tocar guitarra, de começo temos um conflito pois não temos conhecimento, por isso, temos que aprender e nos adaptar para que o cérebro mande impulsos para as mãos, dedos e braços, fazendo com que consigamos tocar tais tablaturas ou notas.
Fatores Variantes
Elaboramos esquemas de pensamento para que se entenda algo, elementos que se transforma com interação ao meio. A inteligência não é erdada, é construída em um processo interativo entre o homem e o meio ambiente (físico e social) em que ele estiver inserido.
Vai sempre buscar o equilíbrio, o meio cria desajustes e temos que buscar esquemas mentais para solucionar os problemas.
Novas formas de adaptação envolvem 2 conceitos de mecanismos, que são processos indissociáveis e complementares; e explicam como se dá o incremento do sistema conceitual.
Assimilação
É a responsável por incorporar estruturas antigas com a nova realidade (dados dos objetos, por exemplo) aos esquemas sensório-motores ou conceituais do sujeito. Quando um indivíduo tenta solucionar algo ou o problema através de uma estrutura cognitiva, cada momento que fizermos algo ao nosso redor, não importa o que seja, estamos em processo de assimilação, consequentemente temos que nos adaptar a ela. - Retira coisas importantes e as que não são importantes, são deixadas e reconhece o que é familiar, identifica propriedades de objetos a fim de organizá-los em classes. 
Acomodação
Modificação / reestruturação da estrutura mental antiga (conhecimentos prévios), para que possa conhecer algo novo e adaptar a ele. É assimilada a uma estrutura de ideias já existente. Incorpora classes ao sistema conceitual do sujeito.
Equlibração Majorante 
Fundamental para Jean Piaget e está diante destes 2 mecanismos (Assimilação e Acomodação). A Equilibração é um processo móvel e dinâmico, vai construir uma forma de adaptação a realidade, estamos sempre reformulando e consiste em 3 outros fatores: maturação, experiência e transmissão. 
Etapas do Desenvolvimento
Piaget desenvolveu uma teoria, na qual considerou um conjunto de estágios para o desenvolvimento da criança de acordo com a idade, que poderia ser levado em consideração o tipo de linguagem, pensamento ou habilidades físicas. Segundo Piaget esse processo se desenvolve de forma contínua. 
Existem 4 estágios de desenvolvimento apontados por piaget são elas: Sensório motor (0 a 2 anos), Pré operatório (2 a 7 anos), Operacional concreto (7 a 11 anos) e Operacional formal (11 anos em diante) 
Sensório Motor: Funções mentais, exercício dos aparelhos reflexos inatos. Nessa fase é caracterizado pela forma na qual a criança vê como o mundo é. É nesse estágio que o bebê aprimora seus reflexos inatos como por exemplo, a sucção ao mamar. Piaget durante esta etapa descreveu algumas formas de como os bebês se manifestam. 
Que entre elas são: Tentam repetir uma ação com próprio corpo, como fazer barulho batendo em seus brinquedos, ou jogando algum objeto no chão ou parede. Assim como o 1° contato com o idioma que acontece ainda no útero da mãe. A criança tem o Desenvolvimento da Motricidade e amplo desenvolvimento, é preciso que seja oferecido experiência (interações) com o objeto, tem que ter um ambiente favorável para seu desenvolvimento. Devemos ter cuidado com muita interação, pois pode acarretar em diversos problemas tais como: Stress e consequentemente um bloqueio para o desenvolvimento, a criança não está pronta para aprender tudo e só vai compreender o que ela poder assimilar. Na Moralidade estágio em que a criança está em um estágio de anomia, para ela não tem regras e normas, por isso a interação e socialização é importante, com o passar do tempo ela vai aprender o que pode o que não pode, hora de comer e dormir.
No estágio sensório motor, possui 6 sub-estágios: 
Subestágio 1 (nascimento até 1 mês) Uso de reflexos inatos
Reflexo de Moro: O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém-nascido se sente desequilibrado ou assustado. Some por volta do segundo ou terceiro mês.
Subestágio 2 (1 a 4 meses) Reações circulares primárias
Ligadas às sensações e ações motoras - Coordenação
Esse evento é chamado primário porque envolve o corpo do bebê. Repete o ato até que seja aprendido até que se torne habitual. 
Subestágio 3 (4 a 8 meses) Reações circulares secundárias
Age sobre objetos. O desenvolvimento progride além do aprendizado voltado ao próprio corpo (sugar o polegar). Nessa fase pode-se oferecer ao bebê objetos de fácil manipulação.
Subestágio 4 (8 a 12 meses) Coordenação dos esquemas secundários
É um tempo para consolidar e validar as realizações do passado e estendê-las de modo a aplicá-las a novas e diferentes situações. 
Subestágio 5 (12a 18 meses) Reações circulares
Experimentação - Crianças em torno de um ano e meio, embora ainda não falem, expressam-se por meio de movimentos, sons e ritmos.
Subestágio 6 (18 a 24 meses)
Invenção de novos meios através da combinação mental. O bebê demonstra intencionalidade em suas ações. (Intencionalidade, critério que Piaget estabelece para reconhecer a inteligência propriamente dita.)
Pré Operatória: Nessa etapa são as que a criança como se relacionar com outras crianças e ter maior interação familiar proporcionando um maior desenvolvimento significativo. Em muitos dos casos a crianças ampliam seu vocabulário, mas são guiados por um pensamento “egocêntrico”com isso os pensamentos serão intuitivos. Outras características dessa fase são que as crianças são curiosas é a fase dos “porquês”. Ela já tem o conhecimento do meio na que está inserida, identificação de alguns objetos e sinais, brincadeiras lúdicas são importantes para que se manifeste este estágio.
Aparece a função simbólica e a linguagem, para Piaget a Inteligência vem primeiro que a linguagem, porém para Vygotsky é o contrário, primeiro a linguagem e depois a inteligência. A Maifestação do Agocentrismo: Animismo: os objetos e outros seres (animais e plantas) a criança pensa que tem a semelhança da vida humana, o desenho animado traz a semelhança chegando a ser divertido, e com passar do tempo ela vai questionar. Artificialismo: A criança pensa que os seres humanos criaram algo natural, como por exemplo a chuva, o vulcão. Realismo: Acredita no sonho, no retrato, tudo existe para ela, relacionando a imaginação da criança. 
Operacional concreto: A criança é descentrada, chegando a fase na qual começam os pensamentos mais lógicos com a possibilidade de resolver as tarefas mais difíceis e complexas, ou seja, a capacidade usar o pensamento avançado. Ainda nesse estágio, Piaget estabeleceu uma série de operações pertinentes ao estágio concreto que são eles: conversação, classificação, reversibilidade, transitividade 
Operacional Formal: Nesse último período no qual é caracterizado pela aquisição do raciocino lógico em todas as circunstâncias incluindo o raciocínio abstrato. Segundo Piaget em relação a inteligência, onde o aprendizado começa a correr como um “todo” tendo a capacidade de formar hipóteses.

Outros materiais

Perguntas Recentes