Buscar

AVS_METODOLOGIA_CIENTIFICA_2014_EAD

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0476_AVS_201401312901 » METODOLOGIA CIENTÍFICA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201401312901 - NILTON CARLOS DOS SANTOS GASS
	Professor:
	MARCIA MEDEIROS DE SOUZA
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/12/2014 14:57:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201401358842)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Selecionar e delimitar o problema de pesquisa é importante para:
		
	 
	Diminuir a extensão do assunto a ser abordado, evitando percorrer caminhos desnecessários, possibilitando o aprofundamento dentro dos aspectos que realmente são fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa.
	
	O progresso científico quase sempre surge de uma análise simplificada de aspectos de uma necessidade imediata, não considerando estudar "pedaços" por vez.
	
	Auxiliar na escolha da bibliografia a ser estudada, que deve ser a mais resumida possível, de forma a não estender a pesquisa por um longo tempo, mesmo que isso acarrete um aprofundamento superficial.
	
	Considerar a possibilidade de desenvolver a pesquisa acadêmica de forma a utilizar todas as fontes possíveis, ainda que isso amplie consideravelmente o prazo inicialmente destinado ao desenvolvimento da mesma.
	
	Escolhermos um recorte físico que possibilite uma aceleração da pesquisa, estudando todas as partes que compõem o trabalho de uma só vez.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401571721)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere a seguinte situação: De manhã levanto as 6 horas. Faço uma oração pedindo proteção para o dia. Percebo que estou meio enjoado. Tomo um chá de boldo. Vou para o trabalho e aplico as fórmulas do balanço patrimonial nas rotinas contábeis da minha empresa. No breve relato acima estão listados, respectivamente, quais tipos de conhecimento?
		
	
	religioso, científico e científico
	 
	religioso, senso comum e científico
	
	religioso, filosófico e senso comum
	
	filosófico, senso comum e científico
	
	filosófico, científico e científico
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401580600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Eva Maria Lakatos (1992, p. 43), a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. Podemos, assim, indicar três elementos que caracterizam a pesquisa: I - o levantamento de algum problema; II - a solução à qual se chega; III - os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados. Então:
		
	
	apenas o I e II são verdadeiros
	
	todos são falsos
	
	apenas o I é verdadeiro
	 
	todos são verdadeiros
	
	apenas a II e a III são verdadeiras
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401580369)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O ministério da saúde adverte: Fumar faz mal à saúde". Você já leu isso em muitos jornais e revistas, já ouviu, com poucas variações, campanhas em rádio e televisão sobre esse mesmo assunto. Sobre que tipo de conhecimento se fundamenta a advertência do Ministério da Saúde?
		
	
	A advertência do governo tem caráter religioso, porque pretende associar a prática do fumo à quebra de um dogma;
	 
	A advertência do ministério da Saúde tem fundamento científico, porque o fumo é um dos causadores de doenças pulmonares e altamente cancerígeno;
	
	A advertência do governo tem caráter moralista, porque preocupa-se com o mal exemplo social dessa prática para as crianças;
	
	A advertência do governo tem fundamentação filosófica, porque homens não fumantes são mais felizes.
	
	A advertência do governo tem fundamento popular, porque o preço do cigarro não permite que todas as pessoas comprem cigarros;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401912077)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na aula 4 é dito que agora não é necessário adquirir um livro para ler um bom texto, já que as mídias eletrônicas possibilitam a leitura em telas. Porém, mesmo com essa tecnologia, as principais fontes de pesquisa e conhecimento ainda são os bons e velhos livros, principalmente no meio acadêmico. Pergunta-se: os livros em meio eletrônico são conhecidos, mercadologicamente, como:
		
	 
	Ebooks
	
	Kindle
	
	Ereaders
	
	Amazon
	
	PDF
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401581228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para se iniciar a construção de um trabalho científico é necessário cumprir previamente duas etapas para traçar um caminho mais eficiente na sua elaboração. Escolha nas alternativas abaixo aquela que está vinculada a esta definição:
		
	
	Planejamento e comunicação científica sobre o tema;
	
	Planejamento e relatório da pesquisa;
	
	Planejamento e monografia.
	 
	Planejamento e pesquisa sobre o tema;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401607855)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	L.M precisou fazer uma pesquisa acadêmica para seu curso de Direito. O primeiro passo no procedimento de planejamento foi a escolha do tema e um levantamento bibliográfico. Após essas providências, ele descobriu que o planejamento ainda estava incompleto. Faltavam alguns elementos que sistematizassem suas ações na pesquisa acadêmica. Tomando por referência os procedimentos racionais e sistemáticos na feitura de um planejamento que indique o melhor caminho na elaboração de um Projeto de Pesquisa, responda: 1)Quais são os elementos que ainda faltavam ao seu planejamento no projeto de pesquisa? 2)Que atitudes o pesquisador precisa ter para executar um planejamento de pesquisa eficiente?
		
	
Resposta: Em primeiro lugar tem que buscar uma pesquisa eficaz, naquilo que ele mesmo propôs, ( isto é, o porque das coisas e o ponto que quer chegar ), o segundo fazer uma analise precisa, fazendo uma linguagem aberta, para repassar o que foi perquisado, para que no futuro, algo novo se acrescente ou se debata.
	
Gabarito: 1)Os procedimentos de pesquisa científica têm por base: tipos de conhecimento, tipos de leitura e procedimentos metodológicos racionais (indução, dedução, hipotético-dedutivo) sugeridos nas normas: 15.287/2005; 10520/2002; 6023; 2002. 2) O êxito de uma pesquisa depende das razões e motivações do pesquisador aferidas nas seguintes atitudes: curiosidade , criatividade , inteligência intelectual, atitude autocorretiva, sensibilidade social, imaginação disciplinada e perseverança.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A RESPOSTA ESTÁ DE ACORDO COM O PADRÃO ESPERADO
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401580745)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia a referência: PATACO, Vera Lúcia P.; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 06 p. Destaque os elementos essenciais e os complementares da mesma:
		
	
Resposta: ESSENCIAIS: AUTOR (es), EDITORA, TITULO, ASSUNTO ...COMPLEMENTO ( NUMERO DE PAGINA 6 ).
	
Gabarito: Essenciais: autor(es), título, edição, local, editora e data da publicação. Complementar: número de páginas (como o 06 p. do exemplo).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A RESPOSTA ESTÁ DE ACORDO COM O PADRÃO ESPERADO
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401357097)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pesquisa é uma atividade voltada para a investigação de problemas teóricos ou práticos por meio do emprego de processos científicos. Ela parte, pois, de uma dúvida ou problema e, com o uso de método científico, busca uma resposta ou solução (CERVO, 2006).
Assinale o trabalho acadêmico que atenda a esse conceito:
		
	
	Redação empresarial
	
	Resumo
	 
	Artigo científico
	
	Aula externa
	
	Leitura de um texto histórico.
	
	
	 10a Questão(Ref.: 201401582106)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A produção científica na universidade tem como objetivo exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas. O que exige procedimentos intelectuais e técnicos (Gil, 1991). No procedimento técnico está incluída a pesquisa acadêmica cujo objetivo é construir:
		
	
	Um conhecimento informal que interfira nas teorias preexistentes.
	
	Um conhecimento ingênuo, simples, preciso, verificável e eficaz da realidade;
	 
	Um conhecimento inteligível, simples, preciso, verificável e eficaz na realidade;
	
	Um conhecimento inteligível, complexo, preciso, definitivo e aplicável à realidade;
	
	Um conhecimento empírico verificável que interfira de forma indireta na realidade;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes