Buscar

AV1- Historiografia 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0095_AV1» HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	ANA PAULA SAMPAIO CALDEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/10/2014 13:01:01
	�
	 1a Questão (Ref.: 201302155535)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sem dúvida o maior historiador que produziu durante o período colonial brasileiro foi Antonil, um jesuíta italiano. Ele viveu em Salvador, na Capitania da Bahia, de 1681 até a sua morte, em 1716. Antonil foi um observador com arguto senso histórico, atento em especial ao fenômeno econômico. Descreveu com notável embasamento histórico a realidade econômica da Colônia, identificando com destaque a:
	
	 
	Produção de açúcar e demais atividades econômicas
	
	As guerras indígenas, sendo nosso primeiro cronista de guerra
	
	A sexualidade indígena
	
	As práticas funerárias estabelecidas nas colônias
	
	É um poeta, não pode ser considerado na História
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201302267373)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"PELA MAIOR PARTE SÃO BEM-DISPOSTOS, RIJOS E DE BOA ESTATURA; GENTE MUITO ESFORÇADA E QUE ESTIMA POUCO MORRER, TEMERÁRIA NA GUERRA E DE MUITO POUCA CONSIDERAÇÃO. SÃO DESAGRADECIDOS EM GRÃ MANEIRA, E MUI DESUMANOS E CRUÉIS, INCLINADOS A PELEJAR E VINGATIVOS EM EXTREMO". (GÂNDAVO, PERO DE MAGALHÃES DE. A PRIMEIRA HISTÓRIA DO BRASIL: HISTÓRIA DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ A QUE VULGARMENTE CHAMAMOS BRASIL. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR EDITOR, 2004, PP. 134.) NA HISTÓRIA DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ, DE PERO GÂNDAVO, A NATUREZA E O GENTIO OCUPAM MUITAS PÁGINAS. ESSA HISTÓRIA ESCRITA POR VOLTA DE 1573 CONSTA COMO UM DOS PRIMEIROS RELATOS SOBRE O BRASIL QUINHENTISTA.
SOBRE A ESCRITA DA HISTÓRIA DO BRASIL PODEMOS AFIRMAR:
	
	
	ASSIM COMO NA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA, GÂNDAVO PROCURAVA ENTENDER AS ESPECIFICIDADES DOS INDÍGENAS E DE SUA CULTURA PARA DEPOIS EFETIVAR A CONQUISTA DAS TERRAS.
	 
	OS RELATOS SOBRE O BRASIL COLONIAL, COMO O DE GÂNDAVO APRESENTAM UMA VISÃO ETNOCÊNTRICA DA HISTÓRIA E, ATÉ MESMO, DO ÍNDIO, REPRESENTADO À LUZ DA CULTURA EUROPEIA.
	
	DIFERENTEMENTE DO QUE FOI APRESENTADO NA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA, GÂNDAVO PRIVILEGIOU O ESTUDO DA NATUREZA E DOS INDÍGENAS PARA MELHOR COMPREENDER A TERRA.
	
	NÃO CONSIDERAMOS TAIS NARRATIVAS COMO RELATOS HISTORIOGRÁFICOS PORQUE AINDA NÃO EXISTIA PRODUÇÃO ACADÊMICA ORGANIZADA NA COLÔNIA.
	
	PREDOMINAVA ENTRE OS HISTORIADORES O MÉTODO CIENTÍFICO, ATRAVÉS DO QUAL O ESTUDO CRÍTICO DAS FONTES REVELARIA O PASSADO DO BRASIL.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201302079373)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A criação do Instituto Histórico e Geográfico brasileiro teve como objetivo:
	
	
	Acabar com a influência historiográfica portuguesa no Brasil.
	
	Estabelecer uma cultura histórica que respeitasse a miscigenação típica do Brasil.
	
	Fundar um movimento histórico social de conotação latino americana.
	
	Transformar toda a concepção historiográfica presente nas obras coloniais.
	 
	A criação de um sentido histórico-político de sustentação da Monarquia brasileira e da formação da nacionalidade.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201302083699)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A construção da história do Brasil a partir da proposta metodológica do IHGB, articulava-se para a construção de um tipo de conhecimento baseado no esquadrinhamento do território brasileiro, identificando todos os elementos que compõem o mesmo. A história, nesse momento, uniu-se a uma outra ciência para essa construção, reforçando-se o desenvolvimento da história natural. Essa outra ciência denominava-se:
	
	
	Psicologia
	 
	Geografia
	
	Sociologia
	 
	Antropologia
	
	Etnologia
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201302155551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns autores defendem que Capistrano de Abreu é o precursor da ideia de um projeto de identidade nacional, afastando-se das influências:
	
	
	Inglesas
	 
	Portuguesas
	
	Francesas
	
	Americanas
	
	Africanas
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201302155553)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Capistrano de Abreu o momento de formação de uma nação se deu no século XVIII quando os diversos grupos que compunham a nação brasileira se conscientizaram da:
	
	 
	Lei opressora e repressiva do colonizador.
	 
	Dinâmica confusa da mistura das raças.
	
	Dependência financeira anglo-portuguesa.
	
	Influência francesa que oprimia nossas cidades.
	
	Necessidade das guerras contra os índios que atrasavam o desenvolvimento do Brasil.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201302267433)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	EM CASA-GRANDE E SENZALA, DE GILBERTO FREYRE LEMOS O SEGUINTE TRECHO: "OS PORTUGUESES NÃO TRAZEM PARA O BRASIL NEM SEPARATISMO POLÍTICOS, COMO OS ESPANHÓIS PARA O SEU DOMÍNIO, NEM DIVERGÊNCIAS RELIGIOSAS, COMO OS INGLESES E FRANCESES PARA AS SUAS COLÔNIAS. (...) ERAM UMA MINORIA IMPERECÍVEL EM ALGUNS DOS SEUS CARACTERÍSTICOS, ECONOMICAMENTE ODIOSA, PORÉM NÃO AGRESSIVA NEM PERTURBADORA DA UNIDADE NACIONAL. AO CONTRÁRIO: A MUITOS RESPEITOS, NENHUMA MINORIA MAIS ACOMODATÍCIA E SUAVE". (FREYRE, GILBERTO. CASA-GRANDE E SENZALA. RIO DE JANEIRO, 2002, PP. 102.) A PUBLICAÇÃO DE CASA-GRANDE E SENZALA FEZ DE GILBERTO FREYRE UM DOS INTELECTUAIS BRASILEIROS DE MAIOR REPERCUSSÃO NO BRASIL E NO EXTERIOR.
PODEMOS DESTACAR COMO CARACTERÍSTICAS DA OBRA DE GILBERTO FREYRE, EXCETO:
	
	
	GILBERTO FREYRE VIU NA RELAÇÃO ENTRE SENHORES E ESCRAVOS TROCAS CULTURAIS E AFETIVAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DE UM "MITO DA DEMOCRACIA RACIAL" NO BRASIL.
	
	EM CASA-GRANDE E SENZALA, PODEMOS PERCEBER UM ¿ELOGIO À COLONIZAÇÃO PORTUGUESA¿, APRESENTADO POR MEIO DE UMA INTERPRETAÇÃO OTIMISTA DA PRESENÇA PORTUGUESA NO BRASIL.
	
	AO LADO DE SERGIO BUARQUE DE HOLANDA E CAIO PRADO JÚNIOR, GILBERTO FREYRE FORMA A TRÍADE DE NOVAS INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL QUE MARCARAM A HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1930.
	 
	O MATERIALISMO HISTÓRICO APLICADO À INTERPRETAÇÃO DO BRASIL COLONIAL FEZ DE CASA-GRANDE E SENZALA UM MARCO PARA A NASCENTE HISTORIOGRAFIA MARXISTA NO BRASIL.
	
	FREYRE FOI INFLUENCIADO PELA ANTROPOLOGIA CULTURAL NORTE-AMERICANA, SOBRETUDO ATRAVÉS DA OBRA DE FRANZ BOAS.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201302287143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a obra de Gilberto Freyre marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	Está inserida na chamada "Tríade Fundadora" da historiografia profissional brasileira moderna, que tem início com a "geração de 1930", devido as inovações em seus estudos.
	
	O autor é bastante influenciado pelos estudos antropológicos desenvolvidos no período.
	
	Casa Grande e Senzala dá grande importância às relações estabelecidas entre senhores e escravos, assumindo pela primeira vez a importância do negro na formação da sociedade brasileira.
	
	O autor desenvolveu seu estudo influenciado pelo modernismo e por movimentos em prol de um brasilianismo: um nacionalismo com características próprias.
	 
	Freyre rompe com a idéia de interdisciplinaridade influenciada pela obra de Caio Prado Junior.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201302287142)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil possui uma série de características em sua formação política que o levaram à sua afirmação célebre: "A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido." Todas as afirmações abaixo estão relacionadas ao pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, EXCETO:
	
	 
	Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para civilização será de cordialidade "daremos ao mundo o "homem cordial". Ou seja, o homem com "boas maneiras, civilidade, que se caracteriza por uma noção ritualista da vida caracterizada pela moderação e racionalidade instrumental, ou seja, de meio e de fins um "ser cordial".
	
	A ideologia impessoaldo liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós.
	
	É curioso notar-se que os movimentos aparentemente reformadores, no Brasil, partiram quase sempre de cima para baixo: foram de inspiração intelectual, se assim se pode dizer, tanto quanto sentimental.
	
	Em geral, nos países latino-americanos, nos quais o personalismo e a oligarquia, que é o "prolongamento do personalismo no espaço e no tempo" conseguiram abolir as resistências liberais, assegurou-se, por essa forma, uma estabilidade política aparente que, de outro modo, não seria possível.
	
	A fermentação liberalista que precedeu a proclamação da independência constitui obra de minorias exaltadas, sua repercussão foi bem limitada entre o povo, bem mais limitada, sem dúvida, do que o querem fazer crer os compêndios da história pátria.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201302063160)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	leia as afirmativas abaixo acerca do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda:
I- Para o autor a estrutura da sociedade colonial era rural. Dentro desse contexto, a abolição da escravatura aparece como um grande marco na nossa história;
II- Para Sergio Buarque de Holanda a estrutura da sociedade colonial era democrática, de acordo com o seu conceito de homem cordial;
III- Para Sérgio Buarque de Holanda no Brasil há uma dificuldade entre os homens detentores de posições públicas conseguirem distinguir entre o público e o privado."Falta ordenamento impessoal que caracteriza a vida no Estado burocrático";
IV - A impossibilidade que o brasileiro tem em se desvincular dos laços familiares a partir do momento que esse se torna um cidadão, gera o "homem cordial".
Marque dentre as altenativas abaixo aquela que demonstra quais estão corretas:
	
	
	Apenas I e II
	 
	Apenas I e IV
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	 
	I, III e IV

Outros materiais