Buscar

AV1 EDUCAÇÃO ESPECIAL 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0068_AV1_ » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	REGINA FATIMA CURY AZEVEDO
ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9010/D
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 01/10/2014 18:56:08
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202326565)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir dos estudos realizados sobre Educação Inclusiva, podemos afirmar que para o aluno com necessidades especiais aproveitar plenamente a escolaridade no contexto da escola inclusiva é preciso que:
	
	
	A escola mantenha sua proposta de ensino e de avaliação e o aluno com necessidades especiais procure se adaptar ao trabalho desenvolvido
	 
	A escola disponha de um sistema de suporte para adaptação de métodos e práticas de ensino e avaliação.
	
	A escola regular encaminhe o aluno para a escola especial.
	 
	A escola disponha de um sistema de avaliação adaptado e mantenha os métodos e práticas comuns para todos os alunos.
	
	A escola ofereça classe especial para o aluno.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202124200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao processo educativo do aluno com baixa visão ou cego muitos conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) A educação exigirá uma revisão das práticas convencionais que, muitas vezes, enfatizam os estímulos visuais e as imagens como meios e mediações do processo de ensinar e aprender.
( ) O aluno cego e com baixa visão não têm as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, já que a deficiência visual limita sua capacidade de aprender por não ter acesso aos estímulos visuais.
( ) O aluno necessita de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é
	
	
	V V V
	
	F F V
	
	F V V
	 
	V F V
	
	V F F
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202123618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
	
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202124276)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado:
	
	
	em classe hospitalar.
	
	em escola especial.
	 
	em classe comum de escola regular.
	
	em classe especial de escola regular.
	
	em classe especial de escola especial.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202326872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional porque:
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente.
IV- É concebida como um sistema educacional à parte.
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202332322)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
	
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202123685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
	
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202124159)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1994 cerca de 100 países se reuniram na cidade de Salamanca para discutirem as diretrizes educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou como principal diretriz para o sistema educacional. Marque a resposta certa.
	
	
	A inclusão na rede regular de ensino deve acontecer mediante a participação dos familiares do aluno com deficiências na escola tanto para ajudar em sua locomoção como para realizar todas as atividades escolares por ele.
	 
	A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
	
	As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores. Os colegas não poderão ajudar o aluno com deficiência para que não se crie vínculos.
	
	A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.
	
	A inclusão na rede regular de ensino será uma conquista mundial depois que os países criarem uma política nacional para inclusão dos deficientes. Os países teriam 2 anos para planejar essa política e 5 anos para implementá-la.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202124122)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Débora é uma jovem professora que iniciou a sua atuação docente numa pequena escola particular no subúrbio de Vilada Penha (Rio de Janeiro). Em sua primeira semana de trabalho foi convocada por sua diretora para uma reunião em que o aluno Matheus de 8 anos de idade e sua família seriam apresentados aos profissionais da escola. A diretora explicou para Débora que a inclusão de alunos deficientes é assegurada por lei e pôde complementar a sua explicação com mais um argumento que mostrava respeito à diversidade de formas de ensinar e respeito à cidadania de Matheus. Marque o único argumento que NÃO faz parte desta descrição qualitativa e, portanto, NÃO poderia ter sido usado pela diretora:
	
	 
	A diretora explicou que a escola é pequena e precisa do maior número possível de alunos para poder cumprir suas metas orçamentárias e receber o valor dos investimentos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
	
	A diretora se solidarizou com a insegurança de Débora, afinal de contas essa seria uma experiência nova e desafiante para a jovem professora. Entretanto, a diretora logo apresentou uma serie de sites e artigos que ensinam como locomover crianças com diplegia.
	
	A partir da legislação brasileira (LDB 9394/96 e Constituição Federal de 1988) a diretora pôde explicar para toda a equipe que Matheus tem direitos assegurados pelo simples fato de ter nascido em solo brasileiro. Portanto, a escola precisa se adequar o mais rápido possível para atender às suas necessidades.
	
	A diretora se limitou a explicar que a decisão da professora não pode ferir a legislação nacional que obriga todos os estabelecimentos de ensino se prepararem para receber e educarem alunos com diferentes deficiências.
	
	A partir do conceito de inclusão e acessibilidade a diretora provou que uma boa escola deve ser boa para todos, inclusive, para os alunos com deficiências e fraco desempenho acadêmico.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202332506)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência física. A Tecnologia Assistiva é definida como:
	
	
	O impedimento do aluno com deficiência frequentar a escola regular
	
	Espaço onde o aluno com deficiência é atendido para um tratamento especializado.
	 
	Um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária.
	
	Ambiente para o atendimento especializado de deficientes físicos
	
	Sala de atendimento pedagógico exclusiva para os deficientes físicos.

Outros materiais