Buscar

AV-PASSEI-INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0209_AV_201301149942 (AG) » INOVAÇÃO TECNOLOGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301149942 - CARLOS ALBERTO DOS SANTOS JUNIOR
	Professor:
	PAULO HENRIQUE BORGES BORBA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/11/2014 13:18:13
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201301230713)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cite três características da SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.
	
	
Resposta: registro de grandes volumes de dados a baixo custo,armazenamento de dados em memorias com grandes capacidades,recuperação de informação,
	
Gabarito: As novas tecnologias criaram novos mercados, serviços, empregos e empresas; As tecnologias de informação e comunicação interferiram no "ciclo informativo", tanto do ponto de vista dos processos, das atividades, da gestão, dos custos etc.; O próprio usuário da informação pode ser também o produtor ou gerador da informação; O registro de grandes volumes de dados a baixo custo; Armazenamento de dados em memórias com grande capacidade; Processamento automático da informação em alta velocidade; Recuperação de informação, com estratégias de buscas automatizadas;
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201301408154)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O que revolucionou os sistemas de buscas na Internet e quais os conceitos agregados nestes sistemas?
	
	
Resposta: teve uma inovação simples e de pesquisa que fomou uma nova ferramenta de busca, com seguintes conceitos: criação de uma grande demanda , viabilidade financeira, atendimento de necessidade.
	
Gabarito: Além de uma inovação simples e de pesquisa, foi desenvolvido uma nova ferramenta de busca, que agregou os seguintes conceitos: Atendimento de necessidade - Criação de uma grande demanda - viabilidade financeira.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201301222173)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	      A Flutuação e Caos é definida com uma das cinco condições de nível organizacional que promovem a criação do conhecimento, portanto pode-se definir esta condição como:
	
	 
	        É definida como a interação entre a organização e o ambiente externo, onde envolve rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Quando introduzida em uma organização, seus membros enfrentam um colapso de rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Um colapso refere-se a uma interrupção de nosso estado de ser habitual e confortável.
	
	      
       É a diversidade interna de informações de uma organização que corresponde à variedade e à complexidade do ambiente.
	
	       É a forma como todos os membros de uma organização agem de acordo com as circunstâncias para introduzir oportunidades inesperadas e motivação para a criação de conhecimento.
	
	        É definida como a aspiração de uma organização às suas metas. Em outras palavras, os esforços para alcançar a intenção assumem a forma de estratégias dentro de um contexto de uma empresa.
	
	       É a existência de informações que transcendem as exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Refere-se à superposição intencional de informações sobre atividades da empresa, responsabilidades da gerência e sobre a empresa como um todo.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201301222134)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as proposições abaixo sobre Conhecimento e Capital Intelectual:
I - Entende-se como Conhecimento a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
II - O Conhecimento Explícito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa.
III - O capital intelectual é um valor mensurável devido a uma nova sociedade que surge onde pressupõe uma mudança de cultura refletindo nas organizações, ou seja, capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários.
IV - O conhecimento Tácito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. 
 
É incorreto afirmar as proposições:
	
	
	Somente a I
	
	I, III e IV
	 
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201301228702)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Google pode ser considerado um caso de sucesso no processo de inovação tecnológica em várias dimensões porque:
	
	 
	gerou um produto, gerou uma nova empresa, gerou um novo processo e gerou um novo mercado.
	
	gerou um grande bem, que é a manipulação e aquisição de conhecimento.
	
	oferece buscas por livros raros, gerando um novo mercado e continua oferecendo buscas por notícias atualizadas.
	
	permite apenas a geração de um novo mercado, apesar de não contribuir para a geração de uma nova empresa.
	
	permite apenas a realização de buscas por imagens e notícias atualizadas.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201301229089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Future and Us, que procura uma posição de liderança técnica e de mercado, começou a inovar. Ela tem dado muito valor ao sistema de patentes e está se organizando para disputar com suas concorrentes. Seu departamento de P & D é bem conceituado e está contratando técnicos e cientistas altamente qualificados. A estratégia adotada pela empresa Future and Us é:
	
	
	uma estratégia oportunista.
	
	uma estratégia dependente.
	
	uma estratégia defensiva.
	
	não se trata de uma estratégia, e sim de um ataque.
	 
	uma estratégia ofensiva.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201301229869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para ser um empreendedor, não é necessário criar uma empresa e se tornar um milionário famoso. Podemos agir de forma empreendedora em nosso dia a dia, por exemplo, profissionalmente da seguinte forma:
	
	
	O funcionário de uma empresa espera que os problemas aconteçam, é cauteloso e demonstra os comportamentos de um empreendedor inventivo.
	
	O funcionário de uma empresa participa dos problemas da empresa, sem no entanto demonstrar proatividade. Ele não demonstra os comportamentos de um empreendedor corporativo.
	
	O funcionário de uma empresa se antecipa aos problemas, mas sem proatividade, atuando para que os negócios de sua empresa não evoluam.
	
	O funcionário não participa do dia-a-dia da empresa, demonstrando desinteresse pelos problemas. Ele atua para alavancar os negócios de sua empresa.
	 
	O funcionário de uma empresa se antecipa aos problemas, é proativo e demonstra os comportamentos de um empreendedor corporativo, atuando para alavancar os negócios de sua empresa.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201301229509)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o comportamento do empreendedor é correto afirmar que o empreendedor busca oportunidades e tem iniciativa porque é capaz de :
	
	
	Aproveitar oportunidades para copiar projetos e ganhar dinheiro com isso; agir para ocupar cargos de seus colegas que trabalham menos e possuem menor capacidade intelectual; correr muitos riscos.
	 
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, negócio ou atividade, como por exemplo obter financiamentos, entre outros; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias.
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, negócio ou atividade; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado com moderação e evitando riscos.
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, através da ajuda de terceiros; agir para seexpandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas de solicitado, desde que seja inevitável.
	
	Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, desde que não seja com riscos, como por exemplo obter grandes financiamentos; agir para se expandir em novas áreas em que tenha algum conhecimento; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201301229715)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as sentenças sobre inovação de produtos e processos e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A inovação do processo está baseada em modificações nos atributos desse produto, com mudanças na forma como os consumidores passam a percebê-lo;
II. A inovação de um produto consiste em mudanças na produção ou serviço. Esse tipo de inovação gera mudanças no produto final, trazendo benefício ao processo de produção;
III. Podemos citar como exemplo de inovação de processos a utilização do código de barras nos supermercados e como inovação do produto o caso do Ipod em relação aos aparelhos de MP3 anteriores.
	
	 
	Somente a sentença III está correta
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201301399931)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere a Cultura Organizacional para prover o empreendedorismo corporativo, assinale a ÚNICA resposta CORRETA
 
	
	 
	A inovação não necessariamente tem que ser parte integrante do processo operacional diário da empresa
	
	O empreendedor corporativo não necessariamente é aquele que apresenta a ideia criativa.
	
	A empresa inovadora é uma criadora de conhecimentos, valoriza as ideias criadoras dos trabalhadores
	
	A empresa precisar ser forte em 2 aspectos relevante: criatividade e finanças
	
	O empreendedor corporativo deve ter, dentre outras capacidades, a facilidade de se relacionar

Outros materiais