Buscar

AV-PASSEI-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0203_AV_201301149942 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	VICENTE WILLIANS DO NASCIMENTO NUNES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/11/2014 14:14:24
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201301406937)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ESTUDO DOS INSTRUMENTOS, PROCESSOS E MÉTODOS EMPREGADOS NOS DIVERSOS RAMOS INDUSTRIAIS. BASEIA-SE NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRODUÇÃO OU MELHORIA DE BENS E SERVIÇOS, O TEXTO FALA SOBRE UMA:
	
	
	CIÊNCIA
	
	NEUTRALIDADE
	
	SOCIEDADE
	 
	TECNOLOGIA
	
	CIBERCULTURA
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201301400799)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de determinismo tecnológico foi criado pelo sociólogo americano Thorstein Veblen (1857-1929) e cultivado e aperfeiçoado por Robert Ezra Park, da Universidade de Chicago. Em 1940, Park declarou que os dispositivos tecnológicos estavam modificando a estrutura e as funções da sociedade, noção que serviu de ponto de partida para uma corrente teórica em todos os aspectos, inovadora. Indique uma ideia defendida pelos deterministas tecnológicos:
	
	
	Novas tecnologias transformam a ciência em todos os níveis.
	
	contribuiu para reforçar a ideia de neutralidade.
	
	primeiro movimento importante que, ao mesmo tempo e não por acaso, questionou o pensamento religioso e potencializou a ideia da neutralidade.
	 
	interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro.
	
	subjetividade deve ser contida dentro dos limites da objetividade na tentativa de reproduzir a realidade ¿assim como ela é¿.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201301415003)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aquecido mercado de TI Entre 2009 e 2012, 16% das cerca de 350 mil vagas abertas eram para profissionais de nível superior da área de tecnologia da informação, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E a demanda deve crescer. Um estudo publicado em 2013 mostra que, até 2015, o país terá um déficit de mais de 117 mil profissionais dessa área. Fonte: Revista Guia do Estudante (http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/gestao-tecnologia-informacao-686342.shtml) Embora, segundo foi ressaltado no texto, o mercado de TI esteja aquecido ainda encontramos muitos profissionais dessa área que não conseguiram se alocar. Quais os motivos para que isso ocorra?
I - Pouco interesse das empresas pela mão de obra nacional;
II - Falta de uma postura inovadora;
III - Embora tenham a formação, esses profissionais não transformaram em conhecimentos as informações que obtiveram na graduação.
Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta.
	
	 
	Somente a afirmativa II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I e II estão corretas
	
	Somente a afirmativa II está correta
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201301403367)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com o advento da internet muitos modelos de negócios de empresas foram alterados para que se pudesse manter a competitividade, além de expandir as áreas de atuação e assim aumentar oportunidade de realização de negócio. A Lojas Americana, assim como o Ponto Frio são exemplos deste novo modelo de negócio onde os clientes conseguem com um click comprar o que desejam e recebem em casa a mercadoria. 
Marque a alternativa correta que identifica o novo modelo de negócio citado neste contexto.
	
	 
	B2C
	
	C2C
	
	C2B
	
	G2C
	
	B2B
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201301231246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos pontos do documento brasileiro sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é:
	
	
	falta de necessidade de fluência tecnológica por parte das pessoas.
	
	administração centrada unicamente nos interesses do governo.
	 
	pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
	
	isolamento do Brasil para preponderância entre os países latino-americanos.
	
	quadro regulatório para diminuir lucros dos empresários.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201301403385)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando falamos de TIC estamos falando da união de tecnologias + métodos + informações + comunicação e para isso precisamos dos Sistemas de Informação, responsáveis por processar os dados e gerar Informação e/ou Conhecimento. 
Analise as sentenças abaixo e indique V se Verdadeira e F se Falsa. Em seguida marque a alternativa correta, de cima para baixo:
( ) Dado e informação representam o mesmo conceito, com a diferença que o dado é armazenado e a informação disponibilizada.
( ) Dados representam fatos e Informações é o dado com significado a partir de um processamento.
( ) O dado é uma representação gráfica ou simbólica, sem sentido completo. Enquanto que a informação é um conjunto de dados com sentido completo.
( ) Os tipos de sistema de informação são classificados em função do nível estratégico da empresa, por exemplo os SIG são destinados ao nível estratégico.
( ) Os Sistemas Especialistas possuem um maior nível de complexidade e atendem ao nível estratégico da empresa.
	
	
	F - F - F - F - F
	
	V - V - V - V - V
	 
	F - V - V - F - V
	
	V - V - F - F - V
	
	V - F - V - F - V
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201301403562)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A era digital tem proporcionado mudanças significativas em todos os segmentos da nossa sociedade. Aspectos relacionados a privacidade, direitos autorais e ética profissional são temas que fomentam muita discussão. Nesse contexto, os profissionais de TI devem utilizar seus conhecimentos para:
	
	
	Vasculhar arquivos e pastas de terceiros;
	
	Prejudicar ou obter vantagens de terceiros;
	 
	Promover a integração dos recursos digitais, de forma ética, nas empresas;
	
	Utilizar ou copiar software sem direito ou autorização para tal;
	
	Utilizar os recursos de TI de terceiros sem autorização;
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201301336232)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"PaperTab ou Tablet flexível, pode ser a maior revolução do mercado da mídia impressa de todos os tempos. Embora ainda não passe de um protótipo, pesquisadores da Intel em parceria com a Universidade do Queens e aliados a companhia britânica Plastic Logic, apresentaram na CES 2013 incríveis tablets flexíveis da espessura de uma folha de papel. Os protótipos tem pouco mais de 10 polegadas com capacidade de transferir informações entre si e equipados com processadores Intel Core i5. Ainda não há previsão para lançamento do Produto, porém especialistas acreditam que no prazo inferior a dez anos a grande maioria dos tablets e notebooks serão finos como folhas de papel." (disponível em http://www.alexandreporfirio.com/2013/01/08/noticias/) Podemos observar no texto acima que novos produtos digitais proporcionam cada vez mais comodidade e conforto para as pessoas. Com base nesse texto, descreva detalhadamente a relação existente entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
	
	
Resposta: Trata-se de uma relação continua, e de detreminação mútua.Os cientista realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnologicas.
	
Gabarito: Trata-se de uma relação contínua, recíproca e de determinação mútua. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos e substâncias existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas.�
	 ��9a Questão (Ref.: 201301405978)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Estácio investe na criação de aplicativos para tablets e smartphones
 Com uma equipe formada por programadores, revisores, webdesigners, redatores web e analistas, o campus da Universidade Estácio de Sá, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, abriga há cerca de um ano o projeto Fábrica de Conhecimento, dedicado a formular, testar e implementar os aplicativos para dispositivos móveis com conteúdo didático. Segundo o diretor da Fábrica de Conhecimento, Roberto Paes, o grande desafio é aliar tecnologia e didática.
"É um equívoco achar que tecnologia não precisa ser combinada com metodologia. Nosso conteúdo é criado com o auxílio dos professores da Estácio, com o foco na aprendizagem autônoma", afirma. Embora os aplicativos da Estácio tenham sido pensados inicialmente para atender as necessidades da sala de aula, Paes explica que essa condição foi superada e atualmente são produzidos apps úteis para o público geral, e não somente para os alunos da universidade. No entanto, aplicativos para a sala de aula também são desenvolvidos. É o caso do Legis Explorator, que auxilia estudantes da faculdade de Direito a terem acesso às leis, de forma atual e bastante simples. Disponíveis gratuitamente para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, muitos dos 60 apps já lançados são de uso geral. É o caso do Conversor de Unidades e do Quiz de Português, produto mais baixado, com cerca de 20 mil downloads. Os apps da Estácio totalizam, juntos, aproximadamente, 30 mil downloads. O número, na opinião de Paes, deve ter uma alta expressiva em 2013, quando serão lançados mais 15 aplicativos nas áreas de Educação, Comunicação e Artes, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Direito.
Fonte: Site Mobile Time http://www.mobiletime.com.br/08/02/2013/estacio-investe-na-criacao-de-aplicativos-para-tablets-e-smartphones/324857/news.aspx
De que maneira ações como essa, desenvolvidas pela Fábrica do Conhecimento, para o uso do tablet e demais recursos móveis na Educação podem colaborar com a sustentabilidade?
	
	
Resposta: Se deixarmos de utilizar o papel ja estamos colaborando como o meio ambiente e tambem muito importante o fato de que recursos digitais moveis consomem pouco energia.
	
Gabarito: Ao deixarmos de utilizar o papel já estamos colaborando com o meio ambiente, outra característica importante a ser destacada é o fato de que esses recursos digitais móveis consomem pouca energia.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201301329308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir Inclusão digital como:
	
	
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	 
	É a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
	
	É consumir recursos para produzir produtos sem prejudicar as necessidades e a vida das gerações futuras.

Outros materiais