Buscar

APOL PPP 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O CURRÍCULO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA 
Questão 1/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto: 
“É necessário que se afirme que o projeto político-pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que não deixa de lado uma reflexão sobre o homem a ser formado, as questões vinculadas à cidadania, ao trabalho e à consciência crítica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA. I. P. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em 1 maio 2015.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, considerando que o PPP deve ser concebido como documento dinâmico no âmbito escolar, analise as sentenças:
I. O PPP reflete o trabalho interno e as articulações entre as instâncias escolares, considerando a singularidade do contexto escolar, por isso é único, particular, atendendo a dinâmica de cada contexto.
II. O PPP é um documento que vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizada, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinação legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade.
III. O PPP deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar.
IV. O PPP é um documento usado para referenciar as lutas da escola, sob o olhar atento do poder público, mas, acima de tudo, construído por especialistas como um elemento burocrático. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Considere a seguinte citação: 
“Esse envolvimento com a comunidade é importante, pois, com a escola se abrindo para a participação dos sujeitos da comunidade, além de se enriquecer com a escuta da polifonia de vozes, pode conseguir diminuir a violência que nela vem adentrando [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, M. A. M. (org). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 44.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre a gestão democrática e a construção do PPP, sobre o que é sugerido ao assumir coletivamente a legalidade das ações da escola, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Assumir coletivamente a legalidade das ações da escola sugere, também, assumir atitudes de autoridade no que tange aos aspectos financeiros e administrativos da escola deliberados pela gestão educacional.
	
	B
	Assumir coletivamente a legalidade das ações da escola sugere, também, assumir posicionamentos tradicionais para a resolução de problemas sociais, os quais afetam o âmbito escolar.
	
	C
	Assumir coletivamente a legalidade das ações da escola sugere, também, assumir os posicionamentos pedagógicos e administrativos, especialmente do processo de ensino-aprendizagem.
	
	D
	Assumir coletivamente a legalidade das ações da escola sugere, também, assumir atitudes hegemônicas no movimento de atender às necessidades apresentadas pelos órgãos superiores que coordenam o desenvolvimento da escola.
	
	E
	Assumir coletivamente a legalidade das ações da escola sugere, também, assumir um processo de passividade entre atores escolares e comunidade, evitando ações agressivas contra o espaço público.
Questão 3/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A organização do tempo do conhecimento escolar é marcada pela segmentação do dia letivo, e o currículo é, consequentemente, organizado em períodos fixos de tempo para disciplinas supostamente separadas. O controle hierárquico utiliza o tempo que muitas vezes é desperdiçado e controlado pela administração e pelo professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2005, p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre a distribuição dos dias letivos, analise as sentenças a seguir:
I. O calendário escolar é determinado legalmente com duzentos e vinte dias letivos.
II. O calendário escolar é determinado legalmente com duzentos dias letivos.
III. O calendário escolar não considera o trabalho de articulação entre educadores docentes e não docentes, educandos e comunidade escolar como trabalho imprescindível para realização pedagógica. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
	
	D
	I
	
	E
	II
	1 
Questão 4/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A escola, de fato, institui a cidadania. É ela o lugar onde as crianças deixam de pertencer exclusivamente à família para integrarem-se numa comunidade mais ampla em que os indivíduos estão reunidos não por vínculos de parentesco ou afinidade, mas pela obrigação de viver em comum. A escola institui, em outras palavras, a coabitação de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENIN, S.T. S.; VIEIRA, S. L. Progestão: Como articular a função social da escola com as especificidades da comunidade? Módulo I. CONSED-Conselho Nacional de Secretários de Educação. Brasília. 2001, p. 73. <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/Progestao/ModuloI_Exercicio.pdf> Acesso em 2 maio 2015.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre a identidade de cada escola, analise as afirmativas:
I. A identidade da escola é definida por um conjunto de caracteres próprios e exclusivos que ela apresenta.
II. A identidade da escola é formada a partir dos princípios da Secretaria de Educação, a qual apresenta o público que fará parte desse contexto.
III. A formação da identidade da escola está ligada à sua história de construção, de desenvolvimento das atividades, dos objetivos e dos desejos e metas que se pretende alcançar.
IV. A identidade é fundamental para o desenvolvimento da escola, além de permitir que a escola se perceba como um todo e possa ter consciência de si como instituição social. 
São corretas apenas as afirmativas: 
	
	A
	II, III e IV
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
	1 
Questão 5/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A educação não se confunde com a escolarização, que consiste em uma das modalidades da ação educativa, mas tem na escola o seu lugar privilegiado – espaço de institucionalização processual do pensar e do fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar. Rede e-Tec Brasil. 4 ed. Cuiabá: UFMG, 2012, p. 37. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre os dois eixos que organizam a escola na atualidade, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
Horizontal
Vertical 
( ) Disposição espacial, que ordena, separa, disciplina e qualifica os estudantes de forma concreta e simbólica.
( ) Desconsideraos diferentes ritmos característicos do ser humano.
( ) Demonstra não as separações etárias, mas as cognitivas.
( ) Disposição temporal: série, etapas de aprendizagem e sequência lógica de conteúdos.
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2

Outros materiais