Buscar

A Pesquisa Operacional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ariadne Cristina Cruz de Almeida; Caio Sampaio Mesquita Bezerra;
Thais Elliziê Brandão Lima.
PESQUISA OPERACIONAL
Teresina-PI
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ariadne Cristina Cruz de Almeida; Caio Sampaio Mesquita Bezerra; Thais Elliziê Brandão Lima.
PESQUISA OPERACIONAL
Trabalho realizado para avaliação da disciplina de Seminário de Introdução a Engenharia de produção do curso de Engenharia de Produção.
Professora: Maria Alice Leite de Brito
Teresina-PI
2014
	O seguinte trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de pesquisa operacional desde o seu surgimento até o seu uso na atualidade. Será abordado também o perfil que o profissional dessa área necessita assim como as funções que o mesmo terá que realizar e os gargalos que este terá que enfrentar. 
O termo “pesquisa operacional” surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando pesquisadores se dedicaram a desenvolver para resolução de problemas em operações de guerra, sendo problemas lógicos, táticos e de estratégia militar de grande proporção. Com o sucesso do seu uso, a técnica foi aprimorada e atualmente é usada no mundo acadêmico e empresarial. Desde o início o processo da pesquisa operacional foi baseado em métodos científicos qualitativos na tentativa de determinar uma melhor utilização de recursos e otimizar o funcionamento das determinadas operações.
A pesquisa operacional é uma abordagem científica para a tomada de decisões. Assim sendo é um ramo da ciência administrativa que provem instrumentos para a análise de decisões. Esta tem como objetivo determinar uma melhor utilização de recursos e aperfeiçoar as operações empresariais. 
Sendo assim a pesquisa operacional se baseia na tomada de decisões. A decisão em si é o resultado do processo que envolve a identificação de um problema que geralmente é detectado por sintomas que surgem na área determinada a partir dai com agilidade procura-se uma solução para o determinado problema tomando então a decisão do que fazer para soluciona-lo.
Todavia há fatores que podem comprometer a tomada de decisões como, por exemplo, a identificação do problema errado a ser resolvido e isso pode causar prejuízos, pois gastos desnecessários serão aplicados em um problema que não é o real causador dos sintomas detectados. Pode acontecer também de o profissional designado para a tomada da decisão não possuir conhecimento suficiente para tomar uma decisão correta. Assim mais uma vez a empresa terá gastos desnecessários por conta de uma decisão errada.
A mesma tem sido vista pelos seus realizadores por dois enfoques: Enfoque clássico ou tradicional baseado em conceitos quantitativos onde a PO aplica técnicas de modelagem a problemas de decisão e resolve modelos obtidos através da utilização de métodos matemáticos e estatísticos, visando à obtenção de uma solução, de uma maneira sistêmica. Entretanto essas soluções são pouco flexíveis e podem não ser aplicadas em todas as situações. E o enfoque atual que é baseado em conceitos qualitativos onde haverá um esforço maior para modelar o problema e em consequência haverá um conhecimento mais profundo do mesmo identificando assim de melhor forma seus elementos e interações com o ambiente.
O profissional que irá realizar a pesquisa operacional terá que seguir basicamente 6 etapas sendo a primeira a definição do problema, ou seja a constatação do real problema que deve ser solucionado, a construção de um modelo apropriado para representar o determinado problema que pode ir de modelos conceituais a modelos matemáticos complexos que irá exigir muito do profissional. Posteriormente ele irá criar uma solução para este modelo, em seguida terá que validar o modelo aonde o modelo vai ser válido se a respeito da inexatidão em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previsão aceitável do comportamento do dado sistema obtendo ainda uma resposta que possa contribuir para a correta tomada de decisão quanto ao problema. Então o profissional irá aplicar a solução encontrada e finalmente avaliar os resultados obtidos. 
A pesquisa operacional tem avançado bastante isso devido em boa parte ao desenvolvimento dos computadores digitais que possuem maior capacidade de processamento e armazenamento. O profissional de pesquisa operacional precisa ficar cada vez mais rápido e versátil, pois atualmente é fundamental uma tomada de decisão rápida e certeira para o maior rendimento da empresa.
Com a realização desse trabalho percebemos que a pesquisa operacional é de fundamental importância para o funcionamento correto de uma empresa. Através dela possíveis problemas existentes no sistema poderão ser identificados e então solucionamos. A pesquisa operacional é então necessária para realizar trabalhos com menor custo e maior produtividade.
Foi perceptível também que o profissional dessa área necessita ser crítico, firme e criativo, pois terá que tomar decisões constantemente que serão fundamentais para o funcionamento da empresa correndo risco de trazer prejuízos para o mesmo. 
Referências
Eduardo Leopoldino de Andrade.(2004). Introdução à pesquisa operacional. Rio de Janeiro, LTC.
Batalha. Introdução a engenharia de produção.

Outros materiais