A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
5  Aves   27 10   Manejo de Postura

Pré-visualização | Página 1 de 3

Manejo fase de postura – 27/10
Para ave começar a produzir os ovos, ela precisa do estimulo a luz. Com quantas semans ela começa responsiva a luz? Com 18 ela começa botar, responsiva a luz é com 14 semanas. Mas a gente vai colocar luminosidade pra ela com 14 semanas? Não né, pq? Pq com 14 semanas ela ja atingiu a maturidade sexual mas não atingiu o peso ideal. Se a galinha começar receber estimulo de luz sem o peso adequado vai levar ao prolapso, ai o prolapso leva a eliminação da ave no plantel.
Então receber o estimulo luminoso cranial mesmo, os gânglios vão receber estimulo luminoso, onde a pineal ( glândula localizada na cabeça ) essa glândula libera melatonina em condições de escuro então quando tem muita luminosidade ela diminui a produção de melatonina, o hipotálamo vai liberar GnRH que estimula a hipófise a produzir dois hormônios ( LH e FSH ). O FSH vai ate o ovário, recruta e seleciona o folículo, esse folículo começa a crescer devido o proprio foliculo começa a liberar estrogeno, leva pro fígado, o fígado libera lipoproteína, a lipoproteína retorna pro folículo formando a vitela. Quem é o precursor disso tudo? O FSH. quando folículo estiver pronto vai ter um pico de LH que estimula a ovulação, liberando progesterona pra estimular outra ovulação pra esses ovos não se encontrarem no aparelho reprodutivo pra não formar dois ovos de uma vez só. Esse é o resumo que a gente teve da nosso primeira aula de formação do ovo.
 Pq eu falei isso? Pq o primeiro manejo que temos é o manejo de luz, ou PROGRAMA DE LUZ. Pra que serve esse programa de luz, qual o objetivo? Pq é importante a luz pras galinhas? objetivo de estimular a produção de ovos, a galinha ela é Fotoperiodicas positivas: quanto maior a intensidade de luz maior será a taxa de postura dessa galinha. Então posso dar 24h de luz que ela vai ter o Maximo da produção dela? Não! Tenho que dar de 17 a 18 horas.
 É importante não estimular a maturidade sexual enquanto a ave não tiver estrutura física. Uma galinha muito pequena, estimulada a luz, vai haver um prolapso de oviduto. Qual a idade correta pra iniciarmos o programa de luz? 16 semanas e o peso correto vai depender da linhagem.Quais as linhas? Highlight, Isa White, Isa Brown.. então vai depender do meu manual de linhagem.
 
REGRAS PROGRAMA DE LUZ
Na fase de cria quando to criando as pintainhas, vai até qual semana? 7 a 8 semanas.Tem programa de luz nessa fase? Tem! Na primeira semana a luz fica ligada 24h, pra ela se alimentar muito. Pra que? Pra absorver o tecido vitelineo, que tem anticorpos e imunglobulinas. Depois disso vou deixar luz natural, pois nesse período são refratarias a luz, elas não respondem a luz de maneira reprodutiva. Começa com 24 vai diminuindo de acordo com as semans, ate chegar a luz natural.
 
Não pode provocar estímulos luminosos para essas aves que não tem condições físicas. Provocar estímulos a partir da 17 semana (1 a 2 hr ). Enquanto as aves estivem fora do peso eu vou iniciar o programa de luz? Não, deixar so luz natural. Luz na natural na fase da cria (7 dias, 24h) e na fase da recria.
As aves na fase de cria e recria são submetidas a luz constante os decrescente. A gente não pode provocar estimulo luminoso as aves, principalmente ali em torno de 13,14,15 semanas pq nessa fase elas estão entrando na puberdade, ainda não vão votar, se estimular por mais de 12 hrs vai gerar prolapso de oviduto.
Os estímulos são iniciados em torno de 16, 17 semanas.
Ate 15 sem= 12h luz
16 = 13
17=14
18=15
19=16
20=17
Programa de luz crescente será dessa maneira. Vou aumentar essa luz mais? Não, esse é o Maximo. Essa será a condição de evolução do programa de luz. 
PRA INICIAR O PROGRAMA DE LUZ
As aves devem estar com peso adequado que vai ser entorno de 1,2kg
aves com inicio de produção (5% de produção)
aves com mais de 16 semanas inicia o programa de luz CRESCENTE= 13 a 17,18h de luz.
( pq não posso iniciar antes? Pq não tem estrutura física )
Quantas Horas de luz? 17h/dia. Intensidade: 10lux. Disposição das lâmpadas: uniforme, ver se tem lâmpadas queimadas no aviário, diariamente tem que fazer a inspeção. Outra coisa que deve ser feita é a Limpeza das lampadasa/refletores, pois elas vão estar sujas, atrapalhando demais a luminosidade.
Deve se colocar um “timer” instalado e apropriadamente regulado. Pro produtor não ter que ficar indo la todo dia, liga e desliga. Equipamento esse que liga e desliga a luz automaticamente.
Aqui um exemplo de programa de luz básico:
Iniciar as 18 e desligar as 20h, aves vão fazer oq? Dormir. as 3h ligou novamente e desligar as 7h pq já tem sol né.
Pode fazer qualquer Outro programa que garanta as 17h de luminosidade.
Inicialmente fazer o programam de Luz cresente ate chegar as 17hrs de luz, até quantas semanas? 100 semenas, pq o é final do processo produtivo, mantendo o programa de luz constante.
Nesse momento de transferência ai, no final da recria, já foram feitos alguns manejos, não é verdade?
TRANFERENCIA DE GALPÃO
Nesse momento de transferência ai, no final da recria, já foram feitos alguns manejos, não é verdade?
Segunda debicagem quantas semanas? 8 a 10 semanas, nunca devo fazer a segunda debicagem depois da 14 semana, pq? Pq já esta na maturidade sexual, atrapalhando o consumo de ração, a maturidade ssexual natural da franga.
 E a primeira debicagem? 7 a 10 dias.
Idade das aves na transferência da recria pra postura, qual que é? 16 a 18 semanas.
Uniformidade de 80%. Tem que levar um pouquinho pra ela o que? Acostumar com a gaiola de postura.
 
(foto galpão de postura)
Então qual o objetivo de cria e recria? Preparar as frangas pra que elas sejam boas poedeiras.
Objetivo do manejo da postura? Eficiência na produção de ovos.
EFICIENCIA DA PRODUÇÃO DE OVOS
O que é a eficiência na produção de ovos? 
Numero de ovos produzidos vai ser um ponto nessa eficiência? Vai! E como? Ração, água, remédio.. Isso que vcs estao falando custa dinheiro, certo? 
Então a eficiência vai ser transmitida de que forma? Maior numero de ovos vendidos por Menos custo de produção. Pra eu garantir isso tem que: não desperdiçar ração, fazer programa vacinal eficiente.
Então essa eficiência vai ser influenciada: 
1-Produção de ovos
2-onversão alimentar ( ração por dúzias de ovos ) quanto ela consumiu de ração pra produzir uma dúzia de ovos? Ou eu posso fazer uma conversão de consumo de ração pra kg de ovos produzidos. Quantos ovos vão pesar 1kg? Quanto pesa um ovo? 60g. vai ser mais ou menos 1 duzia e meia.
3-Mortalidade: essa mortalidade deve ser controlada na fase de cria e recria, nessa fase o limite Maximo é de 3%.
4-Tamanho dos ovos
5-Qualidade de casca: pq é importante? Pra não quebrar, entao a embalagem que ovo tem é a casca.
Então com relação a produção de ovos, o que vai determinar uma alta produção de ovos?
-A ingestão de Ração/água. Uma galinha que não come ração vai botar ovo? Não né
-Linhagem? Sim, mais ou menos ovos, depende da linhagem.
-Qualidade da ração. Os ingredientes usados, quais são eles: Alimento energético: milho / alimento proteico: farelo de soja. Pode da soja crua? Não. Posso afzer com sorgo? Pode, mas deve adicionar caroteno, pois vai apresentar gema branca.
-Temperatura: adequada ela produz ovos de maneira natural, se tiver muito quente não produz.
-Programa de luz: 17 a 18 hrs pra ter um potencial Maximo.
O que determina conversão alimentar?
-Desperdício de ração. Esse desperdício de ração em poedeiras, é muito alto, devido a calha da ração. O que pode diminuir esse desperdício? A própria debicagem.
- Doenças gastrintestinal: quais são? Cococidiose, salmonela. Isso vai dificultar a absorção de nutrientes, conseqüentemente a conversão alimentar das aves.
A qualidade da casca que é um parâmetro de eficiência produtiva, vai ser influenciado pelo que?
-Linhagem/idade: quanto mais jovem, mais espessa a casca do ovo. Pq uma galinha mais velha tem a casca do ovo mais fina, mais delgada? Pq o ovo é MAIOR.
 Fisiologicamente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.