Buscar

APOL 1 Sociologia Organizacional e Responsabilidade Social e Empresarial 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Sociologia Organizacional
Responsabilidade Social e Empresarial
	Data de início:
	06/08/2018 18:23
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	06/08/2018 21:18
Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
No período de junho a setembro de 2018, estarão abertas as inscrições para a  8a. Edição da Certificação de Responsabilidade Social, organizado pela  Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004. O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, têm a finalidade de reconhecer e destacar as empresas e demais organizações estabelecidas em território catarinense que apresentarem o seu Balanço Social e a comprovação de sua publicidade, promovendo a transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina. (http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/) 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
I. Organizações governamentais, empresas privadas e terceiro setor podem implementar diretrizes e projetos de Responsabilidade Social.
II. As instituições que implementam a gestão de Responsabilidade Social precisam apresentar relatórios que demonstrem os resultados e processos, além de fazer a divulgação com transparência para toda a sociedade.
III. Entidades do governo são proibidas de implementar ações na área de Responsabilidade Social porque são diretrizes exclusivas para empresas. Somente as prefeituras têm atribuição de realizar investimento social privado.
IV. A Responsabilidade Social possibilita que as organizações se mobilizem de maneira voluntária e em parceria para implementar uma gestão de transparência, comprometimento com o bem-estar das pessoas e o meio ambiente. 
É correto somente o que se afirma em:
D) Somente as sentenças I, II  IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta incorreta é a (D), porque órgãos governamentais podem implementar e fomentar ações na área de Responsabilidade Social. E são as fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos que têm atribuição de realizar investimento social privado. As demais alternativas estão corretas porque a Responsabilidade se aplica em todo tipo de organização, cada qual define os indicadores conforme suas necessidades e estrutura. Rota 1 – Tema 5.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Assim como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial ocasionou um grande número de transformações econômicas e sociais, intimamente ligadas às inovações tecnológicas e a novas formas de organizar o trabalho. Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução Industrial:
I. Com ela se iniciou o processo de industrialização, e os artesãos, que antes produziam em suas casas com suas ferramentas, passaram a trabalhar sob as ordens do empresário capitalista e se sujeitaram a novas formas de conduta e relações de trabalho.
II. A produção, antes feita num ritmo fabril, passou a ser feita
artesanalmente pelos mestres artesãos.
III. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período e era capaz de produzir quilos de fio de uma só vez sob os cuidados de um único trabalhador.
IV. A perda das propriedades, aliada à mecanização da agricultura, provocou um êxodo rural que contribuiu para o inchaço das cidades.
V. Houve a diminuição de alguns problemas como redução da prostituição, do alcoolismo, do suicídio, da criminalidade, e de doenças epidêmicas como tifo e cólera. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
D) I, III e IV apenas
Você acertou!
As afirmações I, III e IV estão corretas. Os artesãos saíram de suas oficinas e foram trabalhar nas primeiras fábricas. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período. A Inglaterra passou de país com pequenas cidades e de população predominantemente rural para um país com grandes cidades e indústrias. (p. 27-29)
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial não ficaram limitados à França e à Inglaterra. Esses países foram apenas o berço das transformações, pois os efeitos das duas “grandes revoluções” se espalharam por vários países da Europa e pelos estados Unidos. 
Analise as seguintes afirmações sobre a importância das “duas grandes revoluções” para o surgimento da sociologia:
I. As duas revoluções provocam um período de estabilidade social, o que permite à sociologia se desenvolver tranquilamente.
II. As transformações provocadas por essas duas revoluções, tanto no campo das ideias como na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social. 
III. As revoluções ajudaram a sociologia a se aproximar da religião e, assim, a produzirem, juntas, uma nova explicação da realidade.
IV. Não tiveram tanta importância para o surgimento da sociologia, já que essa ciência tem suas origens dentro do meio religioso e místico.
V. Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
A) II e V apenas.
Você acertou!
A segunda e a quinta afirmações são corretas.  As duas revoluções acarretaram um grande número de mudanças na sociedade e nas ideias, surgindo daí a necessidade de novas respostas para os problemas à medida que iam aparecendo. (p. 33-35)
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Como ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais. 
A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia.
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
C) I, II e V
Você acertou!
As afirmações corretas são a I, II e V. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo e abrangem a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza e contemplam a física, a química e a biologia. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica (p. 45).
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Uma das preocupações centrais de Émile Durkheim era delimitar o campo da sociologia de maneira clara. Ele começou pela definição de seu objeto - o fato social. A respeito dos fatos sociais na percepção de Durkheim é correto afirmar:
I. Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade. 
II. Os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.
III. A sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social. 
IV. A sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais. 
V. Os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade. 
Estão corretas as afirmativas:
B) I, III e V apenas
Você acertou!
As afirmações I, III e V estão corretas. A afirmação II é falsa porque os fatos sociais sãodiferentes dos fatos estudados em outras ciências por terem origem na sociedade. (p. 57) A afirmação IV também é falsa porque s sociedade é um meio exterior e independente. (p. 57)

Outros materiais