Buscar

1 Comunicação Empresarial - OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
PLANO DE ENSINO
	Curso
	
	Disciplina
	Comunicação Empresarial
	Código
	GFI006
	CH Total
	80h
	CH Teórica
	64h
	CH Prática
	16h
	EMENTA
Trata da oralidade e a prática de apresentação. Discute a teoria da comunicação humana, seus elementos, efetividade e eficácia, obstáculos e tipologia da comunicação. Aborda ainda a gestão da comunicação nas organizações; aspectos da comunicação interna, características da comunicação institucional e comunicação mercadológica.
JUSTIFICATIVA
Já dizia o famoso Abelardo Barbosa: “Quem não se comunica, se trumbica!”. Isso é verdade? Claro que é. A comunicação é a base para o estabelecimento das nossas relações, seja no campo profissional ou mesmo no âmbito pessoal. A concretização da nossa existência estabelece-se a partir da comunicação e o nosso bem estar e reconhecimento da competência está diretamente relacionado ao nosso desempenho comunicacional ou à capacidade que temos de comunicar. Dizer com clareza o que se pensa e o que se sente é a chave para se relacionar melhor no mundo. 
A disciplina Comunicação Empresarial busca auxiliar o estudante e/ou profissional no desenvolvimento de competências para relacionamentos interpessoais por meio das linguagens oral, corporal e escrita e contribui para que o estudante compreenda as funções e os aspectos dos processos comunicativos na empresa. 
OBJETIVOS
3.1 Gerais
- Observar como a Comunicação Empresarial (Organizacional) é atualmente aplicada no cenário corporativo.
3.2 Específicos
- Apresentar conceitos fundamentais relacionados à prática da Comunicação Organizacional;
- Conhecer conceitos específicos do Endomarketing e da Comunicação Interna, bem como estudar a sua aplicação no ambiente organizacional;
- Estudar conceitos específicos da Comunicação Institucional e refletir sobre a sua importância para a construção da imagem corporativa;
- Identificar as principais ferramentas de Comunicação que constituem o composto promocional e observar a sua aplicação;
- Apresentar conceitos específicos relacionados à prática da Comunicação Integrada de Marketing;
- Estudar as etapas e principais elementos que compõem o processo de planejamento de Comunicação.
CONTEÚDOS
Conceitos Básicos de Comunicação Organizacional
Comunicação Interna
Comunicação Institucional
Comunicação Mercadológica
Ferramentas de Comunicação
Comunicação Integrada de Marketing
Planejamento de Comunicação
Comunicação Organizacional na Prática
Comunicação Digital
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
-A partir da disposição do material didático no AVA será apresentado o conteúdo da disciplina, possibilitando aos estudantes a familiarização e o conhecimento dos assuntos abordados nesta disciplina, apoiando a realização das atividades propostas. Os recursos audiovisuais (textos web, vídeos, imagens) serão utilizados como suporte complementar de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a leituras diversas, cujos assuntos serão abordados nos módulos da disciplina e discutidos nos fóruns e chats.
-Aulas expositivas e participativas, com auxílio de recursos audiovisuais; Exercícios e estudos; dirigidos; Estudo de caso; Diálogo orientado (trabalho em equipe); Pesquisas.
-Atividades Integradoras: correspondendo ao trabalho discente efetivo realizado através de atividades sistemáticas de suporte pedagógico, em situações extraclasse, tais como: preparação de seminário, resolução de exercício, desenvolvimento de projeto, estudos de caso, visitas técnicas etc.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Quadro Branco, Software PowerPoint e Computador com Projetor Multimidia, cópias de textos diversos e outros que auxiliem em atividades práticas realizadas em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação desta disciplina será desenvolvida de forma contínua e processual. O aproveitamento individual e a capacidade de interação serão considerados para avaliar o seu aproveitamento em todas as etapas da disciplina. 
A nota será constituída por 03 avaliações, descritas a seguir: 
Avaliação 01 (Virtual, submetida no AVA) – Peso 3 
Avaliação 02 (Presencial) – Peso 4
Avaliação 03 (Presencial) – Peso 3
Observações: A média compreenderá o somatório das notas obtidas em cada etapa do processo. As médias finais continuarão sendo apuradas até a primeira casa decimal, sem arredondamentos, conforme descrito abaixo: 
a) Pontuação igual ou superior a 49 pontos (após as Avaliações 01 e 02): média final igual ou superior a 7,0 – Status: aprovado na disciplina. 
b) Pontuação igual ou inferior a 28 pontos (após as Avaliações 01 e 02) – média inferior a 4,0 – Status: reprovado na disciplina. 
c) Pontuação entre 28 e 48 pontos (após as Avaliações 01 e 02) – média entre 4,0 e 4,9 – o aluno deverá fazer a Avaliação 03, necessitando alcançar pontuação igual ou superior a 50 pontos - média final igual ou superior a 5,0. 
* Não há 2º chamada para a Atividade Virtual (AV1) e nem para a 3º Avaliação (AV3).
(Veja detalhes no Manual do Estudante)
REFERÊNCIAS
8.1 Básicas
8.2 Complementares
8.3 Outras
BAHIA, B.J. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
PIMENTA, M
ª. A. Comunicação Empresarial: conceitos e técnicas para administradores. Campinas/SP: Alínea, 2002.
BORDENAVE, J. E. D. Além dos Meios e Mensagens: Introdução à Comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. 10ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
CAHEN, R. Comunicação Empresarial. São Paulo: Best Seller, 1990.
DAVIS, K. Comunicação Eficaz na Empresa: como melhorar o fluxo de informações para tomar as decisões corretas. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Versão: 01�Aprovado em: 20/01/2014�Aprovado por: Coordenação da GPro�Página � PAGE �1� de � NUMPAGES �3���

Outros materiais