Buscar

História da Universidade Federal do Amazonas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

História da Universidade Federal do Amazonas.
A história da Universidade Federal do Amazonas inicia-se em 17 de janeiro de 1909, quando se fundou: a Escola Universitária Livre de Manaus (grafia arcaica), mais tarde renomeada Universidade de Manaus. Embora situada na capital Manaus, a universidade à época também recebeu recursos financeiros de outros municípios do Amazonas.
A decadência econômica da região após o auge do Ciclo da Borracha culminou com a desintegração da Universidade em cursos superiores isolados. Após esse período, foi redundada em 12 de junho de 1962 pela Lei Federal 4.069-A, sendo rebatizada com o nome de "Universidade do Amazonas" e constituída pela reintegração das instituições de ensino superiores isoladas que atuavam no referido estado. Com a Lei Federal 10.468, de 20 de junho de 2002, passou a ser denominada Universidade Federal do Amazonas.
É uma instituição de ensino superior pública brasileira, sendo a maior universidade do estado do Amazonas e uma das principais da Região Norte do Brasil. É a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, originando-se da Escola Universitária Livre de Manaus, fundada em 17 de janeiro de 1909. Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Faculdade de Direito, que deu continuidade ao modelo atual do centro universitário. O fato foi registrado em 1995 no Guinness Book, o livro dos recordes.
A instituição é a única de caráter pública federal existente no Amazonas. O campus principal da universidade situa-se em Manaus, constituindo-se no maior fragmento florestal urbano do Brasil dedicado a uma instituição superior de ensino, além de ser o terceiro no mundo, com 6.700.000 metros quadrados. A Universidade Federal do Amazonas possui, em sua rede de ensino, 109 cursos de graduação, 40 de stricto senso e dezenas no latu sensu, além de 645 grupos de pesquisa. De acordo com dados de 2013, a universidade possuía 25 000 estudantes e 2 700 servidores naquele ano. De acordo com dados do ENADE de 2012, o curso mais bem avaliado da universidade é o de Design, com conceito de 5 pontos.
Forma de ingresso.
A universidade utiliza 4 formas de ingresso no ensino superior. Uma delas é através do Processo Seletivo Contínuo (PSC), vestibular seriado, criado no final da década de 1990, através da Resolução 18/98 do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), exclusivo para alunos das 3 séries do ensino médio das escolas reconhecidas e registradas no estado do Amazonas, que seleciona os candidatos que obtiveram melhor pontuação ao longo dos três anos do processo, sendo responsável pelo preenchimento de 50 % das vagas da universidade, tanto do campus da capital quanto dos campus do interior do estado. Outra forma de ingresso na UFAM é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o preenchimento dos outros 50% das vagas da universidade, substituindo, desde o processo seletivo para o ano de 2010 o Processo Seletivo Macro (PSM) e o Processo Seletivo Macro Verão (PSMV), que eram os vestibulares tradicionais da universidade e que preenchiam as vagas, respectivamente, do campus da capital e dos campus do interior. O Processo Seletivo Macro Verão, embora substituído pelo uso do Sisu, ainda pode ser considerada a terceira forma de ingresso na universidade, pois tem o papel de preencher as vagas que sobram das matrículas dos aprovados tanto no Sisu quanto no PSC, porém, o preenchimento se dá apenas para as vagas nos campus do interior. Existe ainda uma quarta forma de ingresso, o Processo Seletivo Extramacro (PSE), que é a forma de seleção para ocupação de vagas nas modalidades transferência facultativa, reopção de curso, portador de diploma e complemento de habilitação, cujo edital é previsto no calendário acadêmico da universidade.
Pesquisa feita no 
Este artigo sobre instituição de ensino superior  da Wikipédia.
Maria de Fátima da silva
Professor: Acácio.
Matricula: 201407272799

Outros materiais