Buscar

FAMÍLIA CLUSIACEAE: CARACTERÍSTICAS GERAIS, IMPORTÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Samuel Nahon da Costa
Milton Renan Cabral da Costa
Alan Pena de Souza
Crispim Monteiro dos Santos
EFL 13.1
MACAPÁ
2014
FAMÍLIA CLUSIACEAE: CARACTERISTICAS GERAIS, IMPORTÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO.
Informações Gerais.
O presente trabalho visa explanar sobre a família clusiaceae, bem como detalhar sua estrutura, importância no âmbito científico e principais distribuições no globo terrestre.
A família Clusiaceae compreende 49 gêneros com larga distribuição nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Para o Brasil, estão registradas 183 espécies, subordinadas a 21 gêneros, com ampla distribuição (Heywood, 1993). 
Essa família engloba árvores, arbustos, lianas e ervas de interesse econômico pela produção de frutos comestíveis, madeiras, derivados químicos de interesse farmacêutico e tintas. A maioria das espécies está distribuída em três gêneros: Hypericum L. (350 spp), Clusia L. (200 spp) e Garcinia L. (200 spp)
Uma das características anatômicas marcantes da família Clusiaceae é a presença de canais e cavidades secretores esquizógenos em todos os tecidos, onde são elaborados e secretados diversos metabólitos secundários. 
Fig.1- Calophyllum brasiliense Cambess (Jacareúba)
Na maioria das vezes apresentam-se com folhas opostas ou alternas, simples, geralmente sem estipulas e com glândulas, margem inteira, frequentemente carnosas ou coriáceas. 
Flores completas ou incompletas, unissexuais, diclamídea. Sendo dióicas ou poligâmicas, actinomorfas e com ovário súpero; inflorescência do tipo cimosa, raramente reduzida a uma única flor.
Cálice com 2 -10 sépalas livres (dialipétalas) ou 4-5 soldadas (gamopétala). Corola com 3-12 pétalas. 
Apresentam inúmeros estames (polistêmone), simples ou unidos na base, usualmente exibem glândulas nas anteras.
O Ovário é ínfero, carpelo de 3-5 unidos, vários óvulos por lóculos. Pistilos com números iguais aos dos carpelos. Estigma lobado ou peltado. 
Fruto do tipo baga, drupa ou cápsula. 
As sementes podem se apresenta desde uma unidade, até uma numerosa quantidade. Sem endosperma e com embrião grande e reto.
DISTRIBUIÇÃO
 CONCLUSÕES. 
Diante do exposto, percebe-se a multíplice utilidade que esta família oferece para a humanidade, englobando frutos comestíveis, indústria farmacêutica e produtos madeireiros. Portanto, a mesma é fundamental para o graduando em engenharia florestal já que dispõe de manejos diversos o que, consequentemente, abre um leque de opções que compete ao mesmo escolher.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Heywood, V. H. 1993. Flowering Plants of the World. London, Oxford University Press, pp. 85-86. 
Schulz, A.G. 1963. Plantas y frutos comestibles de la región Chaqueña. Revista Agron. Noroeste Argent. 4: 57-83.
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais