Buscar

AVS - Educação e Economia Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Avaliação: CEL0362_AVS_201202341764 (AG) » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
Tipo de Avaliação: AVS
Aluno: 201202341764 - CARLA LINO DO NASCIMENTO
Professor:	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO	Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/12/2014 
 1a Questão (Ref.: 201202532857) Pontos: 1,5  / 1,5
Vários autores se debruçam sobre a crise de 1929 tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. Explique as mudanças preconizadas por Keynes para superação da crise e o novo papel regulador assumido pelo Estado na manutenção do processo de acumulação capitalista.
Resposta: A crise de 29 foi a primeira cirse avasaladora dos Estados Unidos, um dos efeitos dessa crise foi o desemprego em massa, Keynes viu na criação do seguro-desemprego, uma solução para superar essa crise, além de defender a intervenção do Estado, discordando do também economista Adam Smith.
Gabarito: Para Keynes, há somente uma saída para esta estagnação: a intervenção estatal. O Estado deve intervir e garantir investimentos (obras públicas, subsídios, incentivos) que possibilitem um novo caminhar econômico. A intervenção é necessária para diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população para que a mesma volte a consumir e com isso os empresários voltem a investir, reaquecendo a economia. O Welfare State pode ser caracterizado pelo desenvolvimento de políticas sociais estatais que têm como meta a garantia do pleno emprego, melhoria de salários, direito à habitação, etc., além de ser um mecanismo de controle sobre as classes trabalhadoras.
 2a Questão (Ref.: 201202493972) Pontos: 1,5  / 1,5
Analise a afirmativa: A educação produtivista é aquela que melhor se aproxima das teses da teoria do capital humano. 
Resposta: Pois essa teoria defende que trabalhadores escolarizados, tem mais chances intelectuais de se consicentizarem sobre seu papel na sociedade. Esses se encaicham bem nas novas organizações trabalhistas que surgem, pois estão tecnologicamente mais bem preparados.
Gabarito: A educação produtivista se aproxima da teoria do capital humano, pois encara cada indivíduo como tendo uma capacidade produtiva potencial, cujo desenvolvimento exige esforço tanto do próprio como de seus instrutores e familiares. Cabe ao individuo buscar na escola e fora dela as habilidades e competências que garantam sua empregabilidade. Nessa perspectiva, o sucesso financeiro do indivíduo e sua mobilidade social dependem de sua integração no mercado de trabalho da melhor forma possível.
 3a Questão (Ref.: 201202950936) Pontos: 0,0  / 0,5
Marque abaixo a opção que você considera certa, de forma a caracterizar a formação econômica antiga das Economias pré-capitalistas.
  a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de diálogos e pela escravidão.
 a concentração da propriedade urbana, economia monetária, trocas, conquistas de terras por 
meio de guerras e pela escravidão.
 a concentração de propriedade rural, economia industrial, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
 a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pelo trabalha assalariado.
 a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
 4a Questão (Ref.: 201202603825) Pontos: 0,0  / 0,5 
Para Hunt (2002, p. 26), o modo de produção capitalista se define a partir de quatro pressupostos básicos, são eles: ¿produção de mercadorias, orientada pelo mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico¿ Com base no pensamento de Hunt, analise as afirmativas a seguir sobre a sociedade capitalista: I ) A sociedade capitalista é uma sociedade mercantil II) A desigualdade social marca a sociedade capitalista III) A força de trabalho é uma mercadoria IV) A propriedade dos meios de produção é comunal As afirmativas certas são apenas:
  I, II e IV
  I e II
  III e II
  II e IV
  I, II e III
 5a Questão (Ref.: 201202621679) Pontos: 0,0  / 0,5
Para Keynes, há somente uma saída para a estagnação da economia e da crise, a intervenção estatal. Um bom exemplo de intervenção estatal foi o New Deal, uma conjunto de políticas implantado pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, buscando a recuperação da economia americana devido a crise de 1929. Assinale a opção que envolve as medidas adotadas. 
  O investimento maciço em obras privadas, a concessão de empréstimos aos microempresários que é o segmento que mais emprega e a criação de seguro-desemprego.
 O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos empresários industriais e a criação de um seguro-bancário.
  O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos proprietários agrícolas e a criação de um seguro-desemprego.
 O investimento maciço em obras públicas, a concessão de bolsas de estudo para reciclagem de operários desempregados e a criação de seguro-desemprego.
 O investimento maciço em obras públicas, a concessão de recursos com taxas de juros mais baratas para estimular os investimentos e a criação de bolsas de estudo para jovens carentes.
 6a Questão (Ref.: 201202499534) Pontos: 0,0  / 0,5
Sobre a relação entre neoliberalismo e educação, qual das sentenças abaixo NÃO se aplica. 
 Transmissão de um determinado volume de conhecimentos que funcionam como geradores da 
capacidade de trabalho.
  Valorização da escola como o único fator de integração econômica e social.
  A competência empregatícia deve ser buscada tanto na escola como fora dela.
 Privatização da função econômica atribuída à escola, cabendo ao individuo buscar no mercado as habilidades e competências necessárias à empregabilidade.
 Exigência de maior escolaridade em função das mudanças nos processos de produção e organização do trabalho.
 7a Questão (Ref.: 201202603838) Pontos: 0,5  / 0,5 
Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmar que as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. É possível afirmar então que o ar possui:
  um valor de uso, mas não de troca
 um valor de uso insignificante
 valor de troca, mas não valor de uso
 um valor de troca máximo
 trabalho humano agregado a ele
 8a Questão (Ref.: 201202532884) Pontos: 0,5  / 0,5
De acordo com a teoria do Capital Humano o desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado: 
 à preparação das elites
 à competitividade industrial
  à educação dos trabalhadores
 ao aumento do emprego
 à atuação do Estado
 9a Questão (Ref.: 201202532942) Pontos: 1,0  / 1,0
Ao analisar o que dizem os teóricos da sociedade do conhecimento, é possível identificar o caráter ideológico desta visão que anuncia a sociedade pós-capitalista e o fim da relaçãocapital-trabalho. Em uma perspectiva crítica é possível dizer que: I) A sociedade do conhecimento não é o fim da sociedade capitalista, o que ocorre é uma resposta desse sistema à crise do capitalismo. II) No momento atual não vivemos em uma sociedade pós capitalista, mas em um período caracterizado por mudanças no mundo do trabalho e pelo toyotismo. III) na sociedade do conhecimento, a luta de classe continua presente e agora a subjetividade do trabalhador é capturada buscando sua adesão ao novo sistema. IV) na sociedade atual, sob o toyotismo, a exploração do trabalhador é ampliada pela polivalência operária e pela organização do trabalho que busca eliminar a porosidade Assinale:
 se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
 se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
  se todas as alternativas estiverem corretas
 se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
 se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
 10a Questão (Ref.: 201202947601) Pontos: 0,0  / 1,0
Para Marx, havia uma forma de confrontar a formação burguesa e os malefícios da divisão do trabalho capitalista. Ela representava a reunião de diversos aspectos que, uma vez associados, significariam uma formação mais elevada dos filhos dos trabalhadores em relação às demais classes sociais. Assim, a experiência do trabalho (em atividades diversas), associada aos estudos dos fundamentos teóricos do trabalho e à formação escolar, e ainda aos exercícios físicos e militares, representariam um salto na formação dos trabalhadores, pois iriam trazer fortes elementos contrários à empobrecedora formação decorrente das condições de trabalho capitalistas. Esse tipo de formação foi denominado por Marx de:
 Formação unilateral
  Formação profissional
  Politecnia
 Alienação operária
 Polivalência
Período de não visualização da prova: desde 03/12/2014 até 15/12/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais