Buscar

Aula 1. Antropologia - conceituacao e objeto de estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Antropologia: conceituação e objeto de estudo
O termo antropologia significa estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
Ciência Social: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
Ciência Humana: volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.
Ciência Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.
Conceituação
Hoebel e Frost definem a antropologia como “a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística”.
A antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?
Objeto de estudo
Como ciência do biológico e do cultural, a antropologia tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras.
O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.
Assim, a antropologia se interessa por entender e explicar as diferenças e semelhanças, por exemplo, entre brancos e negros; línguas diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio etc.
Na ausência de laboratórios para proceder a seus estudos o antropólogo lança mão da pesquisa de campo utilizando a observação de situações peculiares.
Objetivo da Antropologia
E bastante amplo. Visa o homem como expressão global – biopsicocultural –, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e particularmente da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.
Divisões do Campo da Antropologia
São vários os campos de estudos da Antropologia:
Antropologia Física: estuda a natureza física ou biológica do homem, procurando conhecer suas origens e evolução, sua estrutura anatômica, seus processos fisiológicos e as diferentes características raciais das populações humanas, antigas e modernas. Ela se divide em: Paleontologia Humana (palaios, antigo; onto, ser; logos, estudo); Somatologia (Soma, corpo humano; logos, estudo); Raciologia (raça, etnia; logos, estudo); Antropometria (anthropos, homem; logos, estudo); Estudos Comparativos do Crescimento: recentemente, os somatólogos ampliaram seu campo de estudo, no sentido de conhecer as diferenças grupais relacionadas aos índices de crescimento e a outros aspectos correlatos: alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual etc.
Antropologia Cultural: abrange o estudo do homem como ser produtor de cultura. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e seu desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Tem foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado, analisando em todas as suas dimensões. Nesse sentido, ela abrange a: Arqueologia (archaîos, antigo; logos, estudo), estudo das culturas extintas e pode se dividir, ainda, em duas perspectivas: Arqueologia Clássica que tenta reconstruir antigas civilizações letradas (Egito, Grécia, Mesopotâmia, etc.) e Antropologia Arqueológica, que trata dos primórdios da cultura, relativa às populações extintas (culturas do Paleolítico, Mesolítico, Neolítico); Etnografia (étnhos, povo; graphein, escrever). Tem como preocupação a descrição das sociedades humanas através da observação e descrição de grupos humanos; Etnologia (étnhos, povo; logia, estudo) preocupa-se com a análise, a interpretação e a comparação entre as mais variadas culturas existentes, considerando suas semelhanças e diferenças. Enfatiza as inter-relações de homem e meio ambiente, indivíduo e cultura, na tentativa de compreender a operosidade e a mudança das mesmas; Lingüística: estuda a diversidade línguas existentes e suas implicações para sociedade e para a cultura; Folclore: define-se como o estudo da cultura espontânea dos grupos humanos rurais ou urbanizados. Exemplo: folguedos populares, danças, artesanato, linguagem, alimentação, canções, etc. Antropologia Social: estuda os processos culturais e a estrutura social. Levando-se em conta as diferenças existentes entre grupos humanos, preocupa-se em conhecer as relações sociais que as regem.

Outros materiais