Buscar

AV2 GESTÃO E LEG. AMBIENTAL-2014-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV2_201101153113 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201101153113 - FRANCISCO FABIO DANTAS DA SILVA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9010/F
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 26/11/2014 15:12:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201101232254)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O que as empresas ganham sendo socialmente responsáveis?
		
	
Resposta: benefícios diversos tais como redução em alíquotas de impostos diversos
	
Gabarito: As principais vantagens são: - Reduzir riscos: à medida que examinam cuidadosamente e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo. - Garantir lucros futuros: ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da Responsabilidade Social, cria-se valor ou um novo mercado. -Melhorar seu valor corporativo, pois: 1) Atrai investimentos em mercados de capitais. 2) Antecipa iniciativas tomadas pelo lado da demanda em mercados consumidores. 3) Passa a cobrar dos seus fornecedores uma postura socialmente responsvel. 4) Atrai excelentes recursos humanos: as empresas se beneficiam de uma diversidade em RH, criando um ambiente de trabalho onde as pessoas realizam seu potencial completo. Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, ONG que sensibiliza e auxilia as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, as empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente podem sentir resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101421347)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os Sistemas de Gestão Ambiental devem ser analisados em suas 03 dimensões: a Espacial, a Temática e a Institucional. Caracterize cada uma dessas dimensões.
		
	
Resposta: Espacial: engloba assuntos da norma como um todo; Temática: Trata de assuntos específicos em uma área atuante Institucional: Trata deassuntos específicos concernente a atuação da empresa com o sistema de gestão ambiental
	
Gabarito: A Espacial que corresponde à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; a Temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam e a Institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101254668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101255457)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito definido pela Comissão Brundtland através do relatório ¿Nosso Futuro Comum¿, em 1987, baseado na perspectiva de utilização atual dos recursos naturais desde que sejam preservados para as gerações futuras é:
 
		
	 
	Desenvolvimento Sustentável.
 
	
	Protocolo de Montreal.
 
	
	Desenvolvimento integrado.
	
	Desenvolvimento autônomo.
 
	
	Protocolo de Quioto.
 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101402167)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito aos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente?
		
	
	Desenvolver pesquisas e tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais
	 
	Incentivar o desenvolvimento econômico-social, mesmo que afete e degrade a qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
	
	Estabelecer de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais
	
	Preservar e restaurar os recursos ambientais, com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida
	
	Impor, ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101402083)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, foi produzida a Declaração sobre o Meio ambiente humano, que afirma o direito fundamental do homem à liberdade, à igualdade e às condições de vida satisfatória; em um ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem-estar; que ele tem o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para o presente e as futuras gerações; e que; sob esse ponto de vista, as políticas que encorajam ou permitem que perpetuem o apartheid, a segregação racial, a discriminação, as formas, coloniais ou outras, de opressão ou de dominação estrangeiras são condenadas e devem ser eliminadas. Esta declaração é conhecida como:
		
	 
	Declaração de Estocolmo
	
	Declaração de Viena
	
	Declaração da Conferência das Nações Unidas, realizada no Rio de Janeiro
	
	Declaração de Londres
	
	Tratado Antártico
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101396783)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente, dizem respeito a:
		
	 
	Crimes ambientais
	
	Políticas públicas
	
	Auditoria Ambiental
	
	Democracia
	
	Licenciamento Ambiental
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101437422)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entende-se por impacto _____________ qualquer mudança decorrente de ação humana no ambiente natural e social decorrente de uma atividade ou de um empreendimento proposto. A palavra impacto se refere, portanto, às alterações no meio ambiente físico, biótico e social decorrentes de atividades humanas em andamento ou propostos.
		
	
	Físico
	
	Abiótico
	
	Populacional
	
	Social
	 
	Ambiental
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101438154)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas¿ e como o ¿conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente¿. O texto refere-se a definição de:
		
	 
	Auditoria ambiental
	
	Estudo ambiental
	
	Passivo ambiental
	
	Certificação ambiental
	 
	Gestão ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101254984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o fragmento de texto abaixo: As chuvas acima da média registradas nos últimos meses na região Sudeste do país não param de fazer vítimas. Na quintafeira, 21, ao menos oito mortes foram registradas na Grande São Paulo devido a deslizamentos de terras, totalizando 54 óbitos em todo o estado desde 1o de dezembro. (...) As condições meteorológicasseveras, provocadas pela presença do El Niño nas águas equatoriais do Pacífico, não explicam, porém, todas as facetas da tragédia.¿ (Revista CartaCapital, 27 jan. 2010.)
 Sobre as causas adicionais a que esse texto se refere, considere as seguintes afirmativas:
1. A ocupação desordenada do território urbano, a expansão sobre áreas de risco geológico, o desrespeito à legislação ambiental e a impermeabilização dos solos exacerbam os efeitos das chuvas intensas, comuns nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nos meses de verão.
2. É posição consensual que o aquecimento global aumentou a intensidade das chuvas no Sul e Sudeste do Brasil, o que explica os níveis extraordinários de chuvas registrados no início de 2010.
3. A morosidade e o despreparo do setor público para atender às demandas da cidade sempre em expansão são a principal explicação para os efeitos devastadores verificados nessa temporada de chuvas. Empregadas corretamente, as soluções técnicas seriam capazes de resolver rapidamente os problemas de enchentes e deslizamentos nas grandes cidades, independentemente das condições de urbanização.
4. A maioria dos casos de deslizamentos de terra e soterramentos ocorreram em áreas de favelas e invasões, onde muitas vezes a ocupação e a construção das casas se dá de maneira irregular. A ilegalidade e a precariedade das construções tendem a agravar as situações de risco ambiental.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa 1 é verdadeira
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

Outros materiais