A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
apanhado de provas REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL EUROPA ÁFRICA E ÁSIA  UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 4

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL: EUROPA, ÁFRICA E ÁSIA. - UNIP
Apanhado de Provas
Questões Discursivas 
1 – Podemos afirmar que a região da Cáucaso é montanhosa e economicamente deficitária, ainda assim, a Rússia luta para manter o controle sobre essa região.
- Explique porque a Rússia luta para a Chechênia não obter sua independência e defina quais os principais fatores que influenciam as tentativas de emancipação dessas pequenas áreas da Rússia.
R: Devido a grande quantidade de petróleo da Chechênia a Rússia nunca abriu e nem pretende abrir mão do território Checheno, pois existem na região diversos oleodutos que levam o petróleo a Rússia. Além disso, existem projetos para ampliar a construção de mais outros oleodutos, um dos principais fatores que influenciam as emancipações é a “opressão” Russa.
2 – A crise que provocou a queda da URSS teve diversas causas envolvidas. Enumere alguns dos fatores que provocaram o fim da União Soviética em 1991.
R: Com a queda do muro de Berlim, marcou o fim da Guerra Fria e o começo da implantação de reunificação da Alemanha que no ano seguinte veio a ser executado. Todas as transformações ocorridas no processo de desmembramento político geraram uma modificação nas relações diplomáticas entre os lideres das nações que integram o bloco socialista e o governo da União Soviética. Além disso, houve uma intensa dispersão de sentimentos de autonomia na região derivando a independência da várias Republicas em 1991, decretando assim, o fim da União Soviética.
3 – Na década final do século XX, o mundo passou por intensas transformações em diversos Estados ocorrendo, inclusive, mudanças que provocaram o reordenamento econômico e militar em áreas muito importantes. Considerando o exposto, explique o processo que culminou na formação da comunidade dos estados independentes (CEI).
R: A criação da CEI ocorreu após a desintegração da União Soviética. Esse bloco é formado pela maioria das da nações da ex-URSS, visto que esses novos países compartilharam, durante décadas, um governo central, exército e políticas econômicas, havendo, portanto, a necessidade de criar um bloco de defesa econômica entre novos países.
4 – Encontrado no extremo Norte e Sul da África, em latitudes médias e nas altitudes elevadas. Sua vegetação é constituída por formação arbustiva, herbácea e algumas árvores, próprios das áreas calcárias mais secas, próximas ao litoral, tanto da Europa quanto do Magreb Africano.
Quais são os climas e a vegetação mencionada no texto?
R: O clima é o subtropical, no extremo norte pode ser chamado de mediterrâneo, em razão de acentuadas influências do mar mediterrâneo. A vegetação é a mediterrânea, também conhecida como maquis e garrigues.
5 – No contexto de mudanças vividas pela URSS em seus momentos finais, o nome de Gorbachev se destaca –dentre outros motivos – por uma política que traduzia com o significado de “transparência” por adotar práticas como o fim de censura política e a adoção da liberdade de expressão na então URSS. Dê o nome dessa política:
R: Glasnost 
6 – No contexto da crise final de URSS duas políticas distintas foram implantadas pelo governo de Mikael Gorbachev. Explique o que foi a Perestroika e a Glasnost, e o objetivo dessas políticas.
R: A Perestroika consistia em um processo de reestruturação da economia.
A Glasnost consistia em uma política de transparência democrática.
7- Leia o texto observando o contexto em que ele foi produzido, observe a imagem e responda ao que se pede.
A Líbia, membro da Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP), é o quarto produtor de Petróleo da África, depois da Nigéria, Argélia e Angola, com cerca de 1,8 milhão de barris diários e possuí reservas avaliadas em 42 bilhões de barris.
O país vive atualmente uma revolta popular que exige a renuncia do coronel Muamar Kadhafi e que já deixou ao menos 233 mortos.
Na Chegada ao poder do coronel Kadhafi em 1969, as companhias petroleiras, majoritariamente americanas, extraiam do solo líbio mais de 2 milhões de barris diários.
Quais outros países africanos estiveram envolvidos, no ano passado, em revoltas populares seus governantes?
R: Em 2017 estiveram envolvidos o Egito, Tunísia, Marrocos, Moçambique e Argélia.
8-A ideia de aproximar os países europeus e criar mecanismos que impedissem novos conflitos militares surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, com uma organização fundada em 1944, denominada Benelux, em 1952, foi criado o MEC – Mercado Comum Europeu, embrião da União Europeia, implantado em 1991.
Quais são os quatro principais “pilares” da União Europeia?
R: Pilar I – CE, Pilar II – PESC, Pilar III- JAI, Pilar IV (falta)
9- Sabe-se que a Itália apresenta diferenças regionais:
(mapa ilustrativo do território italiano, retirado do livro texto quadro do continente europeu)
Considere a região conhecida como mezzogiorno, comente de que modo essa pode ser caracterizada em relação ao país indicado:
R: Itália do Norte (Planície do Pó):possui o maior desenvolvimento agroindustrial do país.
Itália do Sul ( Mezzogiorno): possui um ritmo de crescimento econômico inferior ao do Norte, passando atualmente por várias reformas que visam ao progresso.
1-O mapa a seguir mostra os fluxos migratórios que tiveram lugar na década de 1990. A situação pouco mudou nos primeiros dez anos do século XXI. Observe-o atentamente.
*O mapa em questão foi adaptado a partir do estudo populacional mundial, observado no livro texto de geografia geral sobre os continentes.
É possível perceber que:
R: a) A Europa está entre os maiores receptores mundiais de imigrantes que oferece e do grande numero de ex-colônias que possuem tratados, permitindo a circulação de cidadãos.
2- Depois de 42 anos, a era Muamar Kadhafi terminou de vez nesta quinta-feira. O novo governo anunciou que o ex-ditador, que tomou o poder em 1969 e estabeleceu uma brutal tirania no norte da África, morreu pouco depois de ser capturado, oito meses depois do inicio de uma mobilização popular contra seu regime.
A morte do ditador Muamar Kadhafi remete a transição política da ___________, em um dos eventos que marcaram a chamada_______________.
R: a) Líbia/Revolução de Jasmim ou Primavera Árabe
3- A conferência de Berlim representou a plena dominação europeia sobre a África e, a partir dela, a história dos povos africanos nunca mais seria a mesma. Foram decisões que implicaram nos constantes conflitos étnicos existentes até os dias de hoje. Nesse evento, ficou definido:
R: c) Uma partilha do continente africano pelas potências europeias participantes de evento definindo assim novos limites territoriais.
4- Os sistemas agrícolas que predominam na África são aqueles em pequenas propriedades, voltadas para a manutenção do produtor, e outras realizadas em grandes propriedades voltadas para a monocultura de exportação.
Em outras palavras, esses tipos de agricultura são mais conhecidos, respectivamente, como:
R: b) Agricultura de subsistência e de Plantation
5- Leia o texto a seguir:
Presidente da França pede que Israel e Palestina retornem negociações.
 O Presidente da França, François Hollande, pediu a retomada das negociações entre palestinos e israelenses “sem condições e o mais rapidamente possível” depois da votação na Assembleia Geral da ONU que concedeu a Palestina o status de Estado não membro observador.
 “ O dialogo direito é a única via para se conseguir uma solução definitiva para o conflito. A França está disposta a contribuir para isto, como amiga que é ao mesmo tempo de Israel e da Palestina”, declarou o chefe de Estado francês, em um comunicado.
 Os mapas em questão foram retirados do livro texto no capitulo relativo aos conflitos do oriente médio, mais especificamente á questão Israel – palestina. Em 2014, continuaram os conflitos entre judeus e palestinos, pelos ataques do Hamas, sendo a principal área de tensão:
R: a) A faixa de gaza
6- “Não devemos esquecer que esta é uma doença de pobreza,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.