Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Ética e educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir:
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 14.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho no que diz respeito ao surgimento da ética, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
Você acertou!
A ética surgiu dentro da filosofia. Como a filosofia se preocupa em saber o porquê das coisas, a ética se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana. A ética é parte da filosofia. (livro-base, p. 60).
	
	B
	A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
	
	C
	A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
	
	D
	A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo.
	
	E
	A ética surgiu na Roma Antiga na qual o homem já era considerado a medida de todas as coisas.
Questão 2/5 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mas a ética de Kant é eminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, pode-se dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Estão corretas apenas:
Nota: 20.0
	
	A
	as afirmativas I e II.
Você acertou!
Questionar o que é certo é o que é errado é uma atribuição que pertence à ética do dever. Esta tem como base uma autoridade ou normas, leis estabelecidas que é certo ou o que é errado. Kant admite que existe um código moral interno em cada pessoa que a possibilita agir de forma correta, certa. Agir faz parte da natureza humana, portanto, antes de desempenhar qualquer ação, é preciso se certificar do que a ação deseja, e que, em circunstâncias semelhantes, possa ser repetida por todas as pessoas (livro-base, p. 111-114).
	
	B
	as afirmativas I e IV.
	
	C
	as afirmativas II e III.
	
	D
	as afirmativas II e IV.
	
	E
	as afirmativas III e IV.
Questão 3/5 - Ética e Educação
Leia o trecho da música a seguir:
“Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez…
Somos quem podemos ser…
Sonhos que podemos ter…”
Após esta avaliação, caso queira ouvir a música integralmente, ela está disponível em: GESSINGER, Humberto. Somos quem podemos ser. In: Engenheiros do Havaí. Ouça o que eu digo: não ouça ninguém. Álbum, BMG, 1988.
A partir do trecho da música citada anteriormente e dos conteúdos do livro-base Ética, educação e trabalho quanto às regras do comportamento ético, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	as regras do comportamento humano confirmam que há um limite para o que podemos sonhar e consequentemente ser.
	
	B
	o fundamento do comportamento ético depende das condições de cada país, pois as tradições precisam ser respeitadas.
	
	C
	as regras do comportamento ético se fundamentam nas melhores ações acumuladas pela humanidade ao longo da história.
	
	D
	as regras do comportamento ético são referenciais para o agir humano considerando a liberdade e a responsabilidade.
Você acertou!
As ações desenvolvidas vêm acompanhadas da liberdade e da responsabilidade na escolha dos valores. Significa escolher o melhor o que é certo (livro-base, p. 111). As regras do comportamento ético são referenciais, quase. que como absolutos para o agir humano.  (Livro base, p. 114).
	
	E
	A regra fundamental está naquilo que mais agrada o ser humano em todas as situações, ainda que seja a embriaguez.
Questão 4/5 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral: 
I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social.
II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social.
III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais.
IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente.
Estão corretas apenas:
Nota: 20.0
	
	A
	as afirmativas I e II.
	
	B
	as afirmativas I e IV.
	
	C
	as afirmativas II e III.
Você acertou!
A afirmativa I está incorreta, pois quando há progresso moral há sim a ampliação da esfera moral na vida social (livro-base, p. 70).
A afirmativa II está correta, pois quando há progresso moral ocorre uma elevação consciente e livre do comportamento das pessoas na esfera pessoal e social (livro-base, p. 71).
A afirmativa III está correta, pois quando há progresso moral há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais (livro-base, p.71)
A afirmativa IV está incorreta, pois quando há progresso moral há um movimento ascensional, com um movimento dialético, entre o antigo e o novo, entre a negação e a preservação de elementos morais anteriores (livro-base, p.71).
	
	D
	as afirmativas II e IV.
	
	E
	as afirmativas III e IV.
Questão 5/5 - Ética e Educação
Leia o trecho de texto a seguir
“[...] é preciso saber os caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira. É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, de forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, J. Ética na educação. Canoas: Ulbra, 2003, p. 405.
Considerando as ideias apresentadas e os conteúdos do livro-base Ética, Educação e Trabalho, assinale a alternativa correta sobre a aprendizagem ética.
Nota: 20.0
	
	A
	A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional.
	
	B
	Escola é espaço de estudo e disciplina, por isso
Página12