Buscar

fe AV2 de etica

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação: CCE0054_AV2_201301671908 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:
	Professor:
	GEORGIA GOMES VICENTE
RICARDO FANURIO MATARANGAS TEIXEIRA
	Turma: 9045/AS
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 25/11/2014 15:55:12
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301983581)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Mencione as diferenças entre Ética e Moral, correlacionando o papel da ética no que concerne as ações das empresas.
	
	
Resposta: Ética- forma como devemos nos comportar perante a sociedade ser ético e moral como devemos pessar e falar perante os outros, falamos mais nem sempre agimos moralmente.
	
Gabarito: A moral está relacionada com a prática dos valores e a ética com a reflexão da moral. A empresa precisa da ética para questionar suas ações.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A moral está relacionada com a prática dos valores e a ética com a reflexão da moral. A empresa precisa da ética para questionar suas ações.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201302309627)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	No Brasil, o Balanço Social como o conhecemos hoje, voltado também para o público externo das empresas, nasceu quando o sociólogo Herbert de Souza, Betinho, então presidente do IBASE, lançou a campanha pela divulgação voluntária do Balanço Social (o IBASE foi a primeira organização não-governamental a publicar o próprio balanço). Enfatizando a relevância do Balanço Social, Betinho afirma: "O Balanço Social não tem donos, só beneficiários.". A proposta de um modelo simplificado de autoavaliação das práticas das organizações, deu frutos e ano após ano, mais empresas aderem a sua publicação. A publicação do balanço anual de Responsabilidade Social Empresarial (Balanço Social) é uma importante ferramenta que objetiva ajudar as organizações interessadas em promover um autodiagnóstico de sua postura ética e seu grau de responsabilidade social. De acordo com o texto acima, responda aos seguintes questionamentos em conformidade com o conteúdo apresentado: Disserte de forma, clara, objetiva e concisa, qual(is) foi(ram) o(s) embasamento(s), em conformidade com o conteúdo apresentado sobre o tema em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizados por Betinho, ao asseverar que o Balanço Social não tem donos, só beneficiários.
	
	
Resposta: Nos vivemos em um país( em um mundo) extremamente capitalista, que o dinheiro é a moeda que impulsiona o povo, e as empressas como retem as maiores lucratividades do país revertem parte de seus lucros ajudando entidades, já que este dinheiro seria revertido para o governo, acredito que póderiam ajudar muito mais pois as propostas de um modelo simplificado vem dando frutos anos apos anos.
	
Gabarito: Resposta esperada: A afirmação de Betinho é baseada no fato de que a publicação do Balanço Social apresenta como principal objetivo, a ampliação do grau de confiança da sociedade na organização através de ações dirigidas em benefício de seus stakeholders (partes interessadas). Fundamentação baseada no conteúdo: Percebe-se com clareza que, no Brasil, o Balanço Social proposto tem como finalidade a prestação de informações sobre diversos aspectos da relação capital-trabalho das entidades, ou seja, um conjunto de informações, contábeis ou não, gerenciais, econômicas e sociais, que proporcionam um panorama dos aspectos relacionados à sociedade (SANTOS; FREIRE; MALO, 1998). Os beneficiários do Balanço Social: Dirigentes - informações úteis à tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa desenvolve; Funcionários ¿ gera um grau mais elevado de comunicação interna e integração nas relações entre dirigentes e o corpo funcional; Fornecedores e Investidores - Informa como a empresa encara suas responsabilidades em relação aos recursos humanos e à natureza; Consumidores - Demonstra qual é a postura da empresa; Estado - Ajuda na identificação e na formulação de políticas públicas.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301762104)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A cultura da sociedade institui uma moral para seus membros. Nesse sentido, ao contrário da reflexão ética que racionaliza a moral, a moralidade histórica é pôr-se de acordo com as regras
	
	
	globais, podendo-¿se desobedecê-las sempre que se quiser.
	
	científicas, para manter a razão fora do alcance da legislação jurídica
	
	das diferentes religiões praticadas em um grupo social.
	 
	filosóficas que pregam a desobediência das leis da sociedade.
	 
	morais do grupo social em que se vive, internalizando-as
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301955667)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Neidson Rodrigues (1985) diz que a filosofia é análoga a um farol e não a um indicador de caminhos. Esse autor, simbolicamente, quis dizer que:
	
	 
	o farol tem a função de iluminar caminhos, que podem ser múltiplos, para que se alcancem os objetivos;
 
	
	o farol possibilita a visão do trabalho numa perspectiva tradicional que assegura a obtenção de respostas já comprovadas;
 
	
	o farol, por ser muito antigo, permite a leitura histórica da sociedade.
	
	o farol é algo concreto e que emite luz para os navegantes localizarem cardumes;
	
	o farol faz parte dos recursos de uma sociedade contemporânea que tem por base fazer o conhecimento pela imagem;
 
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301967046)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição da República Federativa do Brasil, no seu artigo 225, preceitua que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Seu parágrafo VI dispõe que é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Aponte, nesse caso, a alternativa CORRETA no que diz respeito aos objetivos da educação ambiental:
	
	
	Desenvolver a ideia de espírito gregário em que o fim esteja voltado para o compromisso de que o espaço público também se refere à fana e à flora.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam.
	
	Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida.
	 
	Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201302315327)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa:
	
	 
	somatório de cada componente da empresa
	
	a alta direção da empresa
	
	as pessoas que fazem parte da empresa
	 
	um bom programa de marketing
	
	os iniciadores da empresa
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201302309744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na aula 04 apresentamos o caso da empresa Manville Corporation, fabricante de produtos de amianto, que foi penalizada por causar danos a saúde dos seus colaboradores. Ela deixou de produzir produtos nocivos a saúde dos colaboradores, tendo assim uma diminuição dos seus lucros. Podemos afirma que a empresa foi ético por ter priorizado:
	
	
	Bem estar da empresa
	 
	O bem estar e a saúde dos seus colaboradoresÀ lucratividade dos acionistas e investidores da empresa
	
	Priorizou a imagem no mercado
	
	Comportamento ocasional
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301981983)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos definir meio ambiente como:
	
	 
	conjunto de populações que convive em uma determinada área e que usualmente interage de forma organizada.
	
	o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. Modo de vida único e particular que cada espécie explora no seu próprio habitat.
	 
	a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos.
	
	o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico.
	
	o conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201302006977)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando alguns Cientistas americanos elaboraram um relatório denominado "Limites do Crescimento", proliferando a ideia de que os países que não tivessem alcançado o desenvolvimento até então, deveriam "abrir mão" disso em favor da vida no planeta. O Brasil, em defesa de sua economia, protestou o pensamento de estabelecer um limite para o seu crescimento. Sai vitorioso, mas teve sua imagem abala, qual foi o fator determinante para que isso tivesse ocorrido?
	
	 
	A falta de comprometimento com a saúde ambiental,
	
	O Despreparo de profissionais ambientalistas;
	
	A Inexistência de uma política social efetiva;
	
	Uma preocupação exclusivamente econômica.
	
	A Defesa de sua soberania;
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301967059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como observa-se em nosso conteúdo, o Balanço Social abrange basicamente quatro vertentes norteadoras. Nesse sentido, assinale a única alternativa que está incorreta:
	
	 
	Empresas e empregados voltados para lucros e produção de bens de consumo.
	
	Empresa e sociedade, sob a forma de ações sociais, evidenciados através de ações filantrópicas desenvolvidas pela empresa ao patrocinar entidades filantrópicas.
	
	Empresa e meio ambiente, abarcando despesas com o meio ambiente, gastos com pesquisas de meios alternativos de produção que sejam menos poluentes.
	
	Empresa e sociedade, sob o aspecto da empresa como elemento de criação e distribuição de valor ou riqueza, representado pelo recolhimento de encargos para o governo, feitos por uma entidade, sob as mais diversas formas de impostos, contribuição de melhorias, taxas etc.
	
	Empresa e empregados, englobando despesas com pessoal, ou seja, aquelas originárias de pagamentos e salários, treinamentos, assistência médica e outras, que alteram o patrimônio da empresa com reflexos na sociedade, mais especificamente sobre os funcionários da empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes