Buscar

TGP QUESTÕES COMENTADAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gente, coloquei mais duas questões que podem cair. Foram retiradas direto de uma das provas antigas também. bjs 
Fale, quanto à jurisdição, sobre a inevitabilidade e a aderência ao território.
 
O princípio da inevitabilidade se refere à jurisdição e à autoridade do Estado, que se impõem por si mesma, sem dependência de possível concordância das partes, para solucionar o caso. É a autoridade de definição do Juiz, investido de competência e legitimidade Estatal.
 
O princípio da aderência ao território diz que todo órgão jurisdicional está limitado à base territorial na comarca em que está localizado (competência territorial). Por isso, se um juiz precisa que atos processuais sejam realizados em outras localidades, deve pedir a cooperação do juiz local por meio de citação (Carta Rogatória para juiz fora do país ou Carta Precatória entre juízes do mesmo país), o que não constitui delegação de suas funções.
 
Explique a assertiva “competência é a relação de adequação legítima entre o órgão jurisdicional numa causa determinada” e fale sobre a competência de jurisdição (com os dados de regra utilizados quanto a esta).
 
A competência, em sentido abstrato, é a quantidade/medida de jurisdição onde cada órgão só poderá exercer a jurisdição dentro desse limite fixado. A assertiva é a definição de competência em sentido concreto, ou seja, para cada caso concreto, terá, de regra, apenas um órgão jurisdicional competente, adequado legitimamente para julgar o caso. Para definir qual órgão terá a competência para o julgamento, é necessário realizar um processo de concreção com dados para fixação que irá observar: A natureza da questão discutida e a qualidade das partes.
 
A competência de jurisdição é uma das espécies de competência. É a mais geral. Remete à definição dos sistemas de órgãos jurisdicionais, que pode ser a Justiça Comum federal, Justiça comum local ou a Justiça Especial trabalhista, Justiça especial militar ou justiça especial eleitoral. A fixação se dará sempre pela análise da questão discutida e pela qualidade das partes.

Outros materiais