A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Pré-visualização | Página 2 de 6

necessidades de armazenagem das mercadorias, como fragilidade, volatização e radiação. CORRETA
IV- Análise sobre armazenagem por agrupamento destina-se a materiais cujas propriedades físicas exigem tratamento especial. ERRADA
9-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. Desta forma, constam quatro exemplos de equipamentos para movimentação de carga. Sobre esses equipamentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carro Prancha.
II- Ponte Rolante.
III- Pórticos.
IV- Viatura automotora.
( IV ) Equipamento montado sobre rodas, com propulsão própria, apto a utilizar diretamente ou por adaptação, assim como empilhadeiras, guindaste automotor, carro pórtico, trator de armazém.
( II ) São equipamentos de movimentação e elevação de cargas, que percorrem determinados trechos retos sobre trilhos, sendo também conhecidos como guindastes. Para esta categoria existem também as monovias.
( I ) São utilizados para movimentação de cargas na horizontal, por serem muito versáteis e de baixo custo, sendo que encontramos carros prancha de pneu duro e pneu com câmara, onde a sua movimentação é feita por meio de tração humana.
( III ) Podem ser fixos ou móveis, permitindo que o material seja erguido e manuseado de forma horizontal.
10-Os armazéns representam para as organizações um estrutura física destinada à armazenagem de equipamento e materiais, porém com data predeterminada para ser aplicado ou utilizado. Dentro dos vários modelos existentes, há quatro modelos mais comuns. Sobre os tipos de armazéns, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Miniarmazéns.
II- Armazéns de mercadorias gerais.
III- Armazéns de "commodities".
IV- Armazéns com temperatura controlada.
( III ) Sua estrutura permite a estocagem de produtos como algodão, madeira que facilmente são danificados. Este modelo permite a estocagem de grandes quantidades destes materiais.
( II ) Possui uma flexibilização de armazenagem, podendo atender às necessidades de todos os tipos de mercadorias que não necessitem de instalações especiais.
( IV ) Sua estrutura é condicionada à estocagem de alimentos perecíveis que necessitam de controle de ambiente para se manterem dentro das condições de consumo.
( I ) São definidos por terem de 20 a 200 pés quadrados. Trabalham com baixo estoque e servem apenas para suprir a necessidade imediata do cliente.
11-Quando uma empresa é contratada para realizar o transporte de um produto, seja ela feita nos mais diversos modais, e ocorre um acidente de percurso em que a carga fica danificada, o ideal seria ter um seguro. Do contrário, ocorrerá um prejuízo para o cliente, que não receberá o produto, assim como prejudicará a qualidade de entrega do fornecedor. Sobre esse tipo de situação no transporte, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Avaria grossa ou comum.
( X ) Avaria.
( ) Avaria simples ou particular.
( ) Vício próprio.
12-Sabemos que a forma de unitização mais divulgada é a paletização. Hoje, o pallet é utilizado para o transporte, armazenagem e movimentação dos produtos em geral. Alguns são fabricados em madeira, outros em plástico, e alguns até em metal. Na verdade, os pallets servem como um importante equipamento de movimentação e armazenagem de produtos dentro das empresas. Sobre as vantagens da utilização do pallet, analise as sentenças a seguir:
I- Diminuição do tempo de movimentação dos produtos. CORRETA
II- Diminuição de acidentes pessoais decorrentes de movimentação, afinal ela deixa de ser manual para ser mecânica. CORRETA
III- Diminuição de roubos em virtude dos produtos estarem unitizados. CORRETA
IV- Diminuição da uniformização dos locais de armazenagem dos pallets. ERRADA
13-O transporte de carga exige do gestor do armazém um conhecimento sobre as necessidades de cada produto. Com base nesse conhecimento, ele pode escolher o método que atende às especificações técnicas de armazenagem e transporte das mercadorias. Há alguns modelos de contêineres mais utilizados para o transporte de mercadoria no dia a dia. Sobre os modelos de contêineres para transporte, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tanque.
II- Carga seca.
III- Granel.
IV- Frigorífico.
( I ) Veículo equipado com um grande reservatório especial, destinado à carga de materiais líquidos ou pulverulentos.
( II ) Possui em sua estrutura portas nas extremidades, assim como pode ter em suas laterais.
( IV ) Possui uma estrutura de isolamento térmico para acondicionar mercadorias com necessidades específicas de armazenamento térmico.
( III ) Possui aberturas em sua tampa superior e inferior para carga e descarga dos materiais transportados.
14-A segunda forma mais utilizada de unitização é a conteinerização. Conteinerizar significa arrumar dentro de um contêiner os produtos de forma indivisível. Sabemos que a conteinerização foi algo que revolucionou todo o sistema de armazenagem e movimentação. Entretanto, essa técnica tem suas vantagens e desvantagens. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Diminuição de perda e roubo dos produtos e mercadorias, causando uma diminuição nos valores de contratação de seguros. CORRETA
II- Facilidade no carregamento e descarregamento de veículos e embarcações, agilizando o processo, mesmo em condições climáticas adversas. CORRETA
III- Exigência de equipamento de alto custo utilizados na movimentação dos contêineres. CORRETA
IV- Aumento de custos devido à rotulagem e embalagem dos produtos. ERRADA
15-O conceito de carga unitizada é cada vez mais empregado nos processos logísticos de diversas organizações, e se constitui de diversos volumes de mercadorias que são acondicionados ou acomodados formando "unidades" maiores, compostas por tipos ou formatos padronizados, para que facilitem o processo de movimentação da carga em toda cadeia de transportes, reduzindo o manuseio de cargas fracionadas. Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir: 
I- O objetivo da unitização da carga é o de reduzir o excesso de custos no decorrer da operação logística. CORRETA
II- Estabelece a combinação de embalagens ou itens como uma unidade simples, facilitando a estocagem. CORRETA
III- Transforma uma unidade de carga em vários pacotes fracionados, aumentando o tempo de transporte. ERRADA
IV- O único benefício é o da satisfação do cliente que receberá a mercadoria. ERRADA
16-No passado, o processo de carga e descarga das mercadorias durante o transporte podia levar dias, dependendo do tamanho da carga. Além disso, haviam riscos como roubo e danos materiais. Com a criação dos contêineres, este panorama mudou, facilitando nos transportes e reduzindo os riscos. Sobre a conteinerização, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Na conteinerização, a mercadoria é acondicionada dentro de contêineres para transporte e não necessita ser descarregada durante a troca da modalidade de transporte, ou de veículo.
( ) A conteinerização é um conjunto de palete e montantes com ou sem tampa ou paredes desmontáveis de caixa, sem fundo, destinado ao transporte de materiais que não têm resistência suficiente para suportar amarração ou que tenham formato irregular, que impeça o empilhamento.
( ) Trata-se de um conjunto de objetos agrupados, envolvidos por rede ou cintas com alças adequadas à movimentação por içamento.
( ) Conteinerização é um sistema de acondicionamento que consiste em agrupar os volumes individuais e soltos dentro de contendores, formando, assim, uma unidade de carga do sistema.
17-A conteinerização é uma das grandes inovações da logística em nível mundial, que revolucionou a armazenagem e a movimentação de produtos a todos os lugares do continente. Desta maneira, é importante que no momento do transporte de cada produto seja avaliado o tipo de contêineres que será utilizado. Assinale as sentenças a seguir:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.