A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Pré-visualização | Página 3 de 6

I- O contêiner convencional composto por uma porta obrigatória na extremidade e três opcionais das laterais é responsável pelo transporte de cargas secas, a granéis e úmidas, utilizado no processo de importação de temperos vindo da China. ERRADA
II- O contêiner isolado geralmente é fechado com paredes termicamente isoladas, responsável pelo transporte de alimentos, bebidas etc. CORRETA
III- O contêiner ventilado é provido de janelas protegido contra a entrada de chuva e podem ser equipados com ventiladores, geralmente transportam frutas e vegetais perecíveis. CORRETA
IV- O contêiner aberto é uma plataforma com colunas nos cantos e barras diagonais de reforço, transportam peças brutas que não necessitam de proteção contra intempéries e roubos, chapas, tubos e perfis. CORRETA
18-Durante o transporte marítimo de combustível entre a plataforma de extração de petróleo até a refinaria, ocorreu um incêndio na casa de máquinas do navio petroleiro. No intuito de preservar a estrutura do navio, todo o combustível constante nos tanques foram despejados no mar. Para a empresa petrolífera, este acidente configurou uma classificação de avaria grossa ou comum. Esta classificação de avaria está correta? Sobre a característica deste modelo de avaria, analise as sentenças a seguir:
I- A avaria grossa ou comum é resultante de qualquer sacrifício ou de despesas extraordinárias incorridas de forma intencional e racional para a segurança geral da estrutura. CORRETA
II- Não se enquadra em avaria grossa, por exemplo, o ato ou intenção de salvar somente o navio ou somente a carga. CORRETA
III- Quando caracterizado como avaria grossa ou comum, as despesas decorrentes do fato ficarão a custo exclusivo do proprietário da carga. ERRADA
IV- Para configurar como avaria grossa ou comum a ação desempenhada, deve ter o intuito de preservar do perigo maior a propriedade de todas as partes envolvidas no transporte, tendo como objetivo minimizar as possíveis perdas para ambos os lados. CORRETA
19-Os símbolos inseridos nas embalagens das mercadorias são uma forma de instrução para os cuidados que se deve ter para manusear as mercadorias. Sobre os cuidados que se deve ter para manusear e transportar as mercadorias, observe as imagens a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A figura 1 trata sobre o centro de gravidade, que se deve considerar durante o manuseio e transporte do material.
( V ) A figura 2 trata sobre os cuidados referentes à temperatura que a mercadoria necessita para se manter adequada para consumo.
( F ) A figura 3 recomenda que a mercadoria no processo de armazenagem deve ser mantida em área externa.
( V ) A figura 4 indica o posicionamento de abertura da embalagem, além de como deve ser armazenada.
( F ) A figura 5 indica como deve ser manuseada a embalagem e o método de perfuração que deve ser realizado na estrutura.
20-A embalagem é um item indispensável para a comercialização de determinadas mercadorias. Nesta visão, há alguns modelos mais utilizados de embalagens. Sobre estes modelos, em qual modalidade é caracterizado o uso de isopores que envolvem os televisores dentro das caixas de papelão nos quais são comercializados?
( ) Embalagem de movimentação.
( ) Embalagem de apresentação.
( X ) Embalagem de contenção.
( ) Embalagem de comercialização.
21-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. Os equipamentos para movimentação de cargas são equipamentos que percorrem determinados trechos retos sobre trilhos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito descrito:
( ) Pórticos.
( ) Talhas.
( ) Empilhadeira.
( X ) Ponte rolante.
22-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. A movimentação de cargas tornou-se um dos equipamentos mais utilizados e indispensáveis devido a sua agilidade e rapidez na movimentação de matérias, podendo chegar a grandes alturas para a colocação de materiais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito descrito:
( ) Talhas.
( X ) Empilhadeira.
( ) Carro prancha.
( ) Pórticos.
23-Atualmente, o que pode e deve existir no local de armazenagem é um local definido, exclusivo para materiais ou equipamentos sem consumo. No entanto, com tempo determinado para permanecer neste local, de forma que a empresa acumule e opte em vender, trocar ou faça uma doação destes materiais sem consumo, evitando que este permaneça por anos no mesmo local. Sobre as razões econômicas para armazenagem, analise as sentenças a seguir:
I- Economias de operações de consolidação e desmembramento. CORRETA
II- Economias de transporte. CORRETA
III- Economia de demanda. ERRADA
IV- Economias de produção referente a lotes econômicos. CORRETA
24-Muitos Armazéns ou Centros de Distribuição estão implantando um sistema que permite o controle efetivo de suas estruturas. Este sistema é chamado de Warehouse Management System - WMS. A partir de sua implantação no processo de gestão, ele permite o aumento da eficiência e redução de custos nas estruturas. Sobre as características apresentadas por este sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O Warehouse Management System - WMS - é um sistema de gerenciamento de armazém que agiliza o ciclo de armazenamento de mercadorias, desde o recebimento até a separação e a expedição
( V ) O Warehouse Management System - WMS - apresenta uma base formada por ferramentas gerenciais que proporciona um planejamento eficiente e execução das atividades desempenhadas pela área.
( V ) Por apresentar um característica de um sistema de alta tecnologia, uma das formas utilizadas para transmissão de dados é pela radiofrequência, que permite o rastreamento de todos os materiais dentro do armazém.
( F ) O sistema necessita de gerenciamento das informações feito da base de dados coletada manualmente pela equipe interna responsável pelo armazém.
25-Na armazenagem é comum designar genericamente de unidades de estocagem as estruturas destinadas à arrumação, localização e segurança dos materiais em estoque. Sobre os tipos de estocagem, analise as opções a seguir:
I- Estante. CORRETA
II- Armação de estocagem. CORRETA
III- Porta-estrados. CORRETA
IV- Vidreira. ERRADA
V- Caixa de estocagem. CORRETA
26-O centro de distribuição funciona como um local de contato com o cliente. É de onde os pedidos seguem certos ou errados. A entrega do produto certo para o cliente certo e na quantidade certa, continua sendo um desafio para muitas empresas, e esse desafio é composto por alguns elementos. Sobre esses elementos, analise as opções a seguir:
I- Disponibilidade do produto. CORRETA
II- Disponibilidade da quantidade solicitada. CORRETA
III- Flexibilidade. ERRADA
IV- Tempo de processamento do pedido. CORRETA
V- Erros. CORRETA
27-Quando se elabora um projeto de um armazém, devemos considerar um layout da estrutura física que favoreça o fluxo de movimentação dos materiais, conforme a necessidade da organização. Sobre os principais aspectos do layout a serem analisados em um armazém para facilitar o processo de organização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Análise do fluxo de movimentação das mercadorias, para classificação e disposição próximos a imediações de saída, reduzindo o deslocamento desnecessário.
( V ) Análise do desenho físico, combinando os diversos elementos para proporcionar o melhor manuseio e distribuição de materiais.
( V ) Análise das necessidades de armazenagem das mercadorias, como fragilidade, volatização e radiação.
( F ) Análise sobre armazenagem por agrupamento destina-se a materiais cujas propriedades físicas exigem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.