A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Pré-visualização | Página 6 de 6

da cotação do
frete, ela precisa repassar alguns itens para a transportadora. O cálculo do custo está
atrelado a alguns itens que impactam diretamente nos custos logísticos. Sobre as principais características das cargas, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Dimensões, rota, forma especiais e valor.
( ) Animal, vegetal, papel e metal.
( X ) Peso, volume, dimensões, valor e fragilidade.
( ) Granel, sólida, líquida, química.
54-A forma de unitização mais divulgada é a paletização. Hoje, o palete é utilizado para o transporte, armazenagem e movimentação dos produtos em geral. Alguns são fabricados em madeira, outros em plástico, e alguns até em metal. Na verdade, os paletes servem como um importante equipamento de movimentação e armazenagem de produtos dentro das empresas. Sobre as vantagens da utilização dos paletes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V) Corta pela metade o tempo de carga e descarga de caminhões. 
( V) Paletização simplifica o controle de inventário.
(F ) Aumento de furto quando itens individuais são unitizados por cintas. 
(V ) Tempo de movimentação fica reduzido.
55-Os projetos dos paletes precisam levar em consideração características da carga e dos equipamentos de movimentação, de transporte e de armazenagem. Sobre as vantagens do uso de paletes, analise as sentenças a seguir:
I-Melhor utilização dos espaços verticais.CORRETA
II- Redução de acidentes pessoais. CORRETA
III- Fica reduzido o tempo de movimentação. CORRETA 
IV- Auditoria mais frequente. ERRADA
56-Todo o manuseio e transporte até o consumidor final têm por objetivo que o produto chegue não só no prazo estipulado, mas intacto e em condições de uso ou venda.
Relacionado à preparação da carga, é preciso conhecer o tipo de carga, e como ela será despachada. Sobre os tipos de cargas, analise as opções a seguir:
I-Explosiva. CORRETA
II-Viva. CORRETA
III-Irregular. ERRADA
IV- Perecível. CORRETA
57-Quando uma empresa fecha um frete de transporte logístico, no momento da cotação do frete, ela precisa repassar alguns itens para a transportadora. O cálculo do custo está atrelado a alguns itens que impactam diretamente nos custos logísticos. Sobre as principais tipos de riscos das cargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F ) Peso: determinará o tipo e a capacidade de equipamento adequado a sua movimentação.
( V) Riscos químicos: combustão espontânea, baixo ponto de fulgor, oxidação.
( F) Fragilidade: trata do processo logístico que a mercadoria irá percorrer durante o transporte.
( V) Riscos climáticos: calor, frio, condensação, salinidade, umidade e mofo.
58-A forma de unitização mais divulgada é a paletização. Hoje, o palete é utilizado para o transporte, armazenagem e movimentação dos produtos em geral. Alguns são fabricados em madeira, outros em plástico, e alguns até em metal. Na verdade, os paletes servem como um importante equipamento de movimentação e armazenagem de produtos dentro das empresas. Sobre as vantagens da utilização dos paletes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V) Paletização simplifica o controle de inventário
(F ) Paletização piora a utilização dos espaços verticais.
(V ) Furto é reduzido quando itens individuais são unitizados por cintas.
(V ) Paletes bem adequados na linha de produção eliminam interrupções e gargalos.
 
59-A embalagem tem a função de garantir a integridade da mercadoria, além de auxiliar no processo de divulgação. Quando tratamos sobre embalagens, elas são divididas em dois tipos: embalagem primária e embalagem secundária. Sobre as características destes dois tipos, analise as sentenças a seguir:
I- Embalagem primária leva em consideração a proteção dos produtos, manuseio e comercialização. CORRETA
II- Embalagem secundária está relacionada diretamente com a proteção dos materiais durante o processo logístico. CORRETA
III- Ao projetarmos a embalagem secundária para o material, devemos considerar apenas itens ligados à divulgação e à comercialização. ERRADA
IV- A embalagem primária está ligada ao processo de comercialização da mercadoria, como proteção e manuseio. CORRETA
60-Os símbolos inseridos nas embalagens das mercadorias são uma forma de instrução para os cuidados que se deve ter para manusear as mercadorias. Sobre os cuidados que se deve ter para manusear e transportar as mercadorias, observe as imagens a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A figura 1 trata sobre o centro de gravidade, que se deve considerar durante o manuseio e transporte do material.
( V ) A figura 2 trata sobre os cuidados referentes à temperatura que a mercadoria necessita para se manter adequada para consumo.
( F ) A figura 3 recomenda que a mercadoria no processo de armazenagem deve ser mantida em área externa.
( V ) A figura 4 indica o posicionamento de abertura da embalagem, além de como deve ser armazenada.
( F ) A figura 5 indica como deve ser manuseada a embalagem e o método de perfuração que deve ser realizado na estrutura.
61-No passado, o processo de carga e descarga das mercadorias durante o transporte podia levar dias, dependendo do tamanho da carga. Além disso, haviam riscos como roubo e danos materiais. Com a criação dos contêineres, este panorama mudou, facilitando nos transportes e reduzindo os riscos. Sobre a conteinerização, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Na conteinerização, a mercadoria é acondicionada dentro de contêineres para transporte e não necessita ser descarregada durante a troca da modalidade de transporte, ou de veículo.
( ) A conteinerização é um conjunto de palete e montantes com ou sem tampa ou paredes desmontáveis de caixa, sem fundo, destinado ao transporte de materiais que não têm resistência suficiente para suportar amarração ou que tenham formato irregular, que impeça o empilhamento.
( ) Conteinerização é um sistema de acondicionamento que consiste em agrupar os volumes individuais e soltos dentro de contendores, formando, assim, uma unidade de carga do sistema.
( ) Trata-se de um conjunto de objetos agrupados, envolvidos por rede ou cintas com alças adequadas à movimentação por içamento.
62-A unitização de carga é uma ótima opção para o transporte de mercadoria. Além de agilizar e facilitar o manuseio, este método permite reduzir custos no transporte. Dentre os modelos de unitização, temos a carga pré-lingada. Assinale a alternativa CORRETA que define o que é uma carga pré-lingada:
( ) É um sistema de acondicionamento que consiste em agrupar os volumes individuais e soltos dentro de contenedores, formando, assim, uma unidade de carga.
( ) Trata-se de um sistema de paletização que permite que vários volumes sejam presos uns aos outros por meio de cintas, arames ou fitas, formando uma unidade de carga.
( X ) Carga pré-lingada é o agrupamento de objetos por meio de cintas com alças que permitem o içamento das mercadorias durante o transporte.
( ) Carga pré-lingada é uma plataforma com apoios afastados o suficiente para permitir que o garfo de uma empilhadeira penetre sob ela.
63-Quando uma empresa é contratada para realizar o transporte de um produto, seja ela feita nos mais diversos modais, e ocorre um acidente de percurso em que a carga fica danificada, o ideal seria ter um seguro. Do contrário, ocorrerá um prejuízo para o cliente, que não receberá o produto, assim como prejudicará a qualidade de entrega do fornecedor. Sobre esse tipo de situação no transporte, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Vício próprio.
( ) Avaria simples ou particular.
( ) Avaria grossa ou comum.
( X ) Avaria.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.