Buscar

Logística de Distribuição e Transportes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gerenciamento da logística de distribuição e planejamento de transportes e sistemas de distribuição
Distribuição: Remonta à responsabilidade de entregar em condições ideais os produtos acabados ou semiacabados a partir das fábricas ou das instalações logísticas para os clientes intermediários (varejistas, outros distribuidores, e etc.) ou para os clientes finais localizados geograficamente em áreas distintas, ou não.
Transportes: São responsáveis pela maior parcela dos custos operacionais ligados à logística. Agrega valor de lugar aos produtos, pois é uma atividade que envolve fatores como distância, localização, modalidade, quantidade de produtos, fornecedores, clientes, entre outros. Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama “logística de transporte”. É a atividade mais importante considerada pelas firmas, pois absorve, em média, cerca de 2/3 dos custos logísticos.
Modais de transporte: São os métodos para o deslocamento de pessoas e de tipos de cargas. As características da carga, bem como as condições de trajeto, definem o tipo de transporte a ser empregado. Para carga a granel, é preciso uma carreta graneleira e não um caminhão-baú. Carga líquida só pode ser transportada em caminhão-tanque. Podem ser: rodoviários, ferroviários, hidroviários, aeroviários, marítimos de cabotagem e dutoviários.
O processo de avaliação se refere às análises dos roteiros no tocante aos locais de distribuição e verificação dos riscos oferecidos durante a movimentação dos diferentes tipos de cargas.
A roteirização busca a otimização do emprego da frota através da definição das rotas a serem utilizadas pelos veículos para entrega e coleta de produtos, materiais e pessoas.
As tarifas de fretes são estabelecidas conforme a definição de critérios que levam em conta o peso e volume da carga, a distância a ser percorrida da carga, o tempo de deslocamento, os custos administrativos e das manutenções nos modais, o salário do pessoal, tarifas, seguros, depreciação, entre outros fatores. O frete pode ser pago na origem, antes do início do transporte da mercadoria iniciar o transporte (frete pré-pago ou prepaid): é a modalidade mais econômica. O frete também pode ser pago no destino, após o término da operação (frete a cobrar, collect freight).
A Tecnologia da Informação em Logística: A TI deve também ser capaz de agilizar os processos logísticos dando não apenas maior velocidade, mas também fidelidade à informação.
Sistemas de Informações Gerenciais: O Sistema de Informações Gerenciais (SIG) refere-se a todo o equipamento, procedimento e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações de uma firma.
Gerenciamento de Frotas: A maioria das decisões estratégicas de gerenciamento de uma frota tem como pontos de análise, a problemática do controle e redução dos custos operacionais dos veículos, os sistemas de manutenção, bem como o planejamento e formação da frota de veículos de uma firma.
Eficiência refere-se à relação entre as saídas geradas e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a várias áreas do conhecimento.
Eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos a serem alcançados. É realizar metas traçadas para alcançar os objetivos.
Níveis de Planejamento: Níveis de administração definem a hierarquia de poder na empresa. É comum encontrar nas organizações três níveis hierárquicos, a saber: Nível estratégico compreende as decisões políticas que envolvem horizonte de planejamento de longo prazo. Nível tático diz respeito às estratégias logísticas relacionadas com a administração eficiente dos recursos disponibilizados para as operações. Envolve horizonte de planejamento de médio prazo. Nível operacional envolve decisões do dia a dia, compreendidas no horizonte de curto prazo.
1) Por que a atividade de transportes é considerada como uma das mais importantes para as firmas?
R: Porque absorve, em média, cerca de 2/3 dos custos totais logísticos.
2) O que consiste um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e qual é a sua finalidade dentro de uma operação logística?
R: Sistema de Informações Gerenciais (SIG) refere-se a todo o equipamento, procedimento e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações de uma firma. O SIG fornece suporte à administração, pois tem como finalidade integrar as informações provenientes de todas as áreas de uma empresa.
3) Sabe-se que os níveis de administração definem a hierarquia de poder na empresa. Quantos níveis existem e quais são?
R: Existem três níveis. São eles: estratégico, tático e operacional.
	
	1.
	O Ciclo de Distribuição compreende
	Quest.: 1
	
	 
	Estas atividades incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte dentro de um canal.
	
	
	Este ciclo ocorre normalmente na interface entre o fornecedor e o fabricante.
	
	
	A preocupação maior deste ciclo não está em como a produção ocorre, mas o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados.
	
	
	Abrange a compra e a organização da movimentação de entrada de materiais, de peças e de produtos acabados dos fornecedores, para as fábricas ou montadoras, depósitos ou lojas de varejo.
	
	
	Enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incertezas em relação à demanda, os pedidos de componentes são feitos com base em uma programação de produção.
	
	
	2.
	Todo o processo se relaciona com processamento de pedidos e estimativas de vendas, compras, aquisições e planejamento de produção, capacidades de Armazenagem e Manuseio e custo/benefício para obter informação, onde é ligado ao movimento físico de produtos e materiais, referindo-se ao
	Quest.: 2
	
	 
	Fluxo da Informação
	
	
	Fluxo Puxado
	
	
	Fluxo Empurrado
	
	 
	Fluxo de Materiais
	
	
	Fluxo Financeiro
	
	
	3.
	Identifique as afirmativas abaixo se falsas (F) ou verdadeiras (V) - o custo do frete inviabiliza a compra de pequenos volumes - o frete pode ser pago no destino ou na origem - para o transporte internacional só podemos ter um tipo de modal - para o cálculo do frete consideramos a distância as er percorrida, o volume e peso da carga e o tempo de deslocamento
	Quest.: 3
	
	 
	FFFV
	
	
	FVVV
	
	 
	VVFF
	
	
	VFVF
	
	
	VVVF
	
	
	4.
	O nível estratégico de planejamento da empresa envolve:
	Quest.: 4
	
	
	a contratação de técnicos para operar os modais
	
	
	a aquisição de modais
	
	
	a produção a ser realizada na próxima semana
	
	 
	planejamento de longo prazo
	
	
	medidas para determinar a capacidade de entrega das cargas contratadas
	
	
	5.
	O planejamento, é uma ferramenta utilizada na administração ou intuitivamente por nós mesmos em nosso dia a dia. Quando se planeja, percebe-se a realidade, avalia-se os caminhos, surge a possibilidade de construir um referencial futuro, estrutura-se o trâmite adequado e reavalia-se todo o processo a que o planejamento se destina. Ainda em nossas aulas, falamos de níveis de planejamento. Listamos abaixo vários níveis de planejamento. Qual deles, compreende as decisões políticas que envolvem o horizonte de planejamento de longo prazo?
	Quest.: 5
	
	
	Níveis administrativo
	
	 
	Nível estratégico
	
	
	Nível tático
	
	
	Nível operacional
	
	
	Nível financeiro
	
	
	6.
	O SIG (Sistema de Informações Gerenciais) é um sistema (marque a opção correta)
	Quest.: 6
	
	 
	que possui, entre outras, informações sobre todos os equipamentos do fluxo operacional da empresa
	
	
	de suporte às decisões financeiras da empresa
	
	
	que só pode ser acessado pela gerencia superior da empresa
	
	
	que serve de apoio ao setor de controle da empresaque é atualizado semanalmente, com os dados operacionais da empresa
_1470581839.unknown
_1470581843.unknown
_1470581845.unknown
_1470581846.unknown
_1470581844.unknown
_1470581841.unknown
_1470581842.unknown
_1470581840.unknown
_1470581831.unknown
_1470581835.unknown
_1470581837.unknown
_1470581838.unknown
_1470581836.unknown
_1470581833.unknown
_1470581834.unknown
_1470581832.unknown
_1470581827.unknown
_1470581829.unknown
_1470581830.unknown
_1470581828.unknown
_1470581823.unknown
_1470581825.unknown
_1470581826.unknown
_1470581824.unknown
_1470581821.unknown
_1470581822.unknown
_1470581819.unknown
_1470581820.unknown
_1470581818.unknown
_1470581817.unknown

Outros materiais