Buscar

Fórum de Discussão A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esse é o espaço destinado para discussão dos conteúdos e conceitos abordados nas aulas 1 a 3. Contribua com suas anotações, dúvidas e pontos de vista, já que sua nota de participação será apurada por meio da colaboração nas discussões dos fóruns. Além disso, o (a) tutor (a) a distância irá lançar questionamentos para interação de todos.
Boa noite Professor (a),
Gostei muito das aulas 1 a 3. Fiz algumas anotações, se tiver algo a acrescentar para os meus estudos, serei grato:
Na Aula 1:
A logística estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade (financeiro) nos serviços de distribuição aos clientes, através do planejamento, organização e controle (estratégia) efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem (atividade), visando facilitar o fluxo de produtos. Ela permite uma eficiência no controle e melhor integração dentre as diversas atividades das organizações. É uma atividade que teve origem na área militar e remonta à época dos gregos e foi aperfeiçoada por Napoleão Bonaparte. Foi ensinada pela primeira vez na segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos da América.
As atividades básicas são as que fornecem soluções como, por exemplo, as atividades de transporte, armazenagem, empacotamento e colocação de etiquetas ou códigos de barra. A terceirização destes serviços tem sido capaz de tornar as empresas mais competitivas.
As atividades de gerenciamento são as que fornecem soluções que adicionam valor ao produto ou serviço prestado, como por exemplo, o processamento de pedido, o gerenciamento de estoque e a estruturação da cadeia.
Administração de Materiais: Sistema integrado, por constituir o funcionamento pleno da organização, na ocasião do tempo, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. É assim, o escopo da logística que trata de assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Estas atividades vão desde o circuito de reabastecimento, incluindo compras, o recebimento e armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques, etc.
Preencher áreas de estocagem antecipadamente ocasiona estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização.
Suprimentos compreendem a todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o estágio da matéria-prima (extração) até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (GCS) é a integração dessas atividades, mediante relacionamentos, com o objetivo de conquistar uma vantagem sustentável. O gerenciamento logístico está voltado para otimização de fluxos dentro da organização, enquanto que o gerenciamento da cadeia de suprimentos reconhece que a integração interna por si não é suficiente.
Estrutura Organizacional da Operação Logística: Sua Complexidade, Sua Formalização, Sua Centralização.
As funções das áreas de materiais: Subsistema de normalização (É composto das funções de normalização, que vão selecionar, padronizar e especificar os materiais, e de classificação/codificação de materiais), de controle (Deve responder às questões: quando e quanto? Suas funções são gestão e valoração de estoques), de aquisição (Possui duas funções – a aquisição, que responde pela compra dos materiais, e a alienação, que cuida da venda de materiais não utilizados ou inservíveis) e de armazenamento (Responsável pelo recebimento de materiais, armazenamento e distribuição. Nesse subsistema há as funções de armazenamento, movimentação e transporte de materiais e o controle de qualidade).
Na Aula 2:
A Estrutura Organizacional e a Logística: Ao implantar determinadas tecnologias nas tarefas realizadas, a estrutura organizacional, diante de sua operação logística, poderá gerar maiores ganhos de produtividade, além de garantir maiores lucros e posicionamento mercadológico favorável.
Para Peter Drucker, o resultado da ação sobre as informações gera três análises: Análise das atividades, das decisões, das relações. Destas análises surgem os objetivos, estratégias, ambientes, tecnologia e recursos humanos que facilitam as empresas a se articularem para desenvolver as suas atividades.
Estrutura Informal: Consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente. É geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória.
Estrutura Formal: Em grande maioria as empresas a adotam por definição de suas atribuições se tornando mais criteriosa. A estrutura informal é um bom lugar para lideres formais se desenvolverem, porém nem sempre um grande líder informal será um grande líder formal, pois eles podem falhar com o medo da responsabilidade formal.
Divisão de sub-funções: Nas primeiras fases da logística, a integração entre os agentes da cadeia de suprimento eram basicamente físicos e operacionais. A estrutura integrada de logística passa, na segunda fase, a administrar toda a cadeia de abastecimento, da entrada de matérias-primas até a entrega do produto final.
Posicionamento Logístico: Abrangem as decisões de dimensionamento da rede de instalações, localização dos estoques nesta rede e definição da política de transporte mais adequado que devem ser atendidas por toda a extensão da cadeia de logística.
Na Aula 3:
Gerência Integrada de Materiais: Tem como uma das principais finalidades agregar valor ao cliente sob diversas formas. É discutido no meio acadêmico e empresarial, dada as vantagens em eficiência, redução de custos e competitividade que a ela pode proporcionar aos agentes envolvidos neste processo.
Identificação das Necessidades: O desejo permanente de consumo de produtos, mercadorias, entre outros, condicionam as pessoas a buscarem a satisfação de suas necessidades.
A renda e as preferências do consumidor, o grau de tecnologia dos produtos, os preços dos produtos interferem na concretização da demanda.
A Demanda ou procura é a necessidade de consumo de um item. Uma das melhores maneiras de classificar estoques é segundo a natureza de sua demanda.
Demanda permanente: Produtos que têm ciclo de vida muito longo, ou seja, são sempre comercializados. Os estoques para esses produtos requerem ressuprimento contínuo. Ex.: gasolina, óleos lubrificantes, comida.
Demanda irregular: Produtos com estes tipos de comportamento tornam a sua projeção de vendas bastante difícil. Ex.: automóveis americanos.
Demanda de declínio: Algum dia, a demanda de um produto acaba e outro produto novo vem em seu lugar. Os estoques desse produto são diminuídos gradualmente. Ex.: aviões de guerra, videocassete.
Demanda derivada: Para alguns produtos sua demanda é conhecida se a demanda dos produtos acabados puder ser determinada. Ex.: veículos e pneus.
Demanda negativa: O mercado não gosta do produto e até pagaria para não utilizá-lo. O marketing deve redesenhar o produto valorizando seus benefícios e criando uma imagem mais positiva do mesmo.
Demanda inexistente: Os consumidores estão indiferentes ao produto. O marketing deve sintonizar os benefícios do produto com as reais necessidades dos consumidores.
Demanda latente: Forte vontade do mercado por determinado produto ou serviço. O papel do marketing é verificar o potencial de cada mercado e desenvolver produtos e serviços que os atendam.
A função da demanda é definida como sendo a relação funcional que se estabelece entre as quantidades demandadas (Qd) e os fatores que a determinam. 
A realização de uma análise com todos os fatores variando ao mesmo tempo é extremamente complexa, o que exige um conhecimento avançado de técnicas de cálculo matemático de funções com múltiplas variáveis. Convencionou-se entre os estudiosos de economia analisar separadamente a influênciaque cada um dos fatores exerce sobre as quantidades demandadas (Qd). Este de tipo análise é denominado de condição ceteris paribus, que significa, com a exceção de um fator, todos os demais permanecem constantes.
Att,
Renan Cardoso de Oliveira.
Outras Respostas:

Outros materiais