Buscar

AD 02 Exercício 01 TEO. ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I
AD 02 Exercício 01/05 (2,0 pontos) – Responder com base na unid. IV do guia
 Carlos Sérgio é Secretário Municipal de Planejamento em um município localizado no estado do Rio de Janeiro. Em se tratando de uma Instituição Pública, há que se ter muita responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Portanto, o Planejamento é de vital importância para o atingimento dos objetivos organizacionais. Sendo assim, de acordo com os conceitos sobre planejamento apresentados na unidade IV de nosso guia, avalie as definições abaixo as relacionando com o título que seja sua definição:
I – Meta, II – Políticas; III – Estratégias; IV – Programas; V – Diretrizes.
I – Meta: R= Metas: são alvos a serem atingidos em curto prazo. Devem ser específicas, desafiadoras e realistas. Quando necessário, as metas têm de ser quantitativas. Formuladas em termos numéricos, associadas a indicadores específicos de desempenho, como a quantidade, data, nível de qualidade ou ordem de grandeza e importância e vinculadas a um prazo. As metas mais comuns são de produção mensal; de faturamento mensal ou de cobrança diária etc.
II – Políticas: R= Políticas: referem-se a uma colocação dos objetivos ou intenções na organização como guias orientadores da ação administrativa.
III – Estratégias: R= Estratégias: de acordo com Porter (apud Maximiano, 2006a, p. 344) a “estratégia consiste em fazer escolhas e procurar deliberadamente ser diferente. Ela distingue da eficiência operacional, que compreende os indicadores de produtividade e qualidade”. Já Igor Ansoff (1989 apud Cavalcanti, 2003, p. 45), acrescenta que a estratégia consiste basicamente em “[...] um dos vários conjuntos de regras de decisão para orientar ecomportamento de uma organização, ou melhor, é um mix de produto e mercado”. Em suma, podemos dizer que as estratégias são as diretrizes ou caminhos que a empresa utiliza para alcançar os objetivos. Já as táticas são planos de ação que proporcionam a execução das estratégias. Sobre esse assunto, Chiavenato (2006), afirma que “[...] a estratégia organizacional é um dos conceitos mais sofisticados e complicados de toda a teoria administrativa, devido ao alto grau de abstração e de complexidade envolvido.”
IV – Programas: R= Programas: são atividades necessárias para atingir cada uma das metas. Por exemplo, o programa da produção (como programar a produção das diversas áreas para atingir a meta de produção estabelecida).
V – Diretrizes: R= Diretrizes: são princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos. Como os objetivos são fins, as diretrizes servem para balizar os meios adequados para atingi-los e canalizar as decisões. Por exemplo, diretrizes de pessoas (como recrutar e selecionar os futuros funcionários).

Outros materiais