Buscar

ativ 32423 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 01
01 - Conceitue Avaliação de Desempenho;
 Teoricamente, é possível conceitualizar a Avaliação de Desempenho como uma técnica cuja principal característica é refletir os aspectos particulares da empresa na qual foi implantada e cujos esses aspectos particulares atendem aos requisitos básicos dos grupos de cargos, bem como das pessoas envolvidas. A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada funcionário em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento, que gera muitos efeitos positivos na empresa. De forma resumida, pode-se dizer que a Avaliação de Desempenho é o processo pelo qual as organizações avaliam o desempenho e desenvolvimento do empregado no cargo.
02 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula. 
       Criar mecanismos de comunicação entre liderados e líder: desta forma os líderes dentro da organização poderão ter uma melhor visão do que acontece com os liderados.
        Utilizar os dados obtidos na Avaliação de Desempenho para identificação de necessidades de treinamento: com os dados da AD os administradores poderão identificar quais os treinamentos necessários para melhorar o desempenho dos colaboradores.
        Gerir os talentos e as competências: através dos dados colhidos na AD os administradores poderão alocar melhor os talentos dentro da organização, explorando os colaboradores naquilo que são mais talentosos, aumentando assim a produtividade.
03 - Liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;
  Auto avaliação: permite fazer a análise sincera de seu próprio desempenho a grande desvantagem é que o avaliado pode não ser sincero em suas respostas, devendo este método ser utilizado em conjunto com os outros métodos. 
Método do incidente crítico: é o método que avalia o funcionário quando este realiza um trabalho excepcional ou, ao contrário, quando realiza um trabalho muito abaixo da média então esta avaliação será registrada na sua ficha da 
Administração, este é um método não recomenda do para se obter informações objetivas mas traz como vantagem a orientação e o aconselhamento a o colaborador.
 04 – Você acredita que avaliar um colaborador é um processo necessário? Ou considera essa prática é um modismo, e na realidade as organizações fazem para não ficar fora da moda? (faça um texto de 15 linhas argumentando seu ponto de vista).   
Sim é necessário, não é apenas um modismo, a empresa ou o chefe da empresa deve avaliar seus funcionários para saber se estão colaborando para o que a empresa necessita, ou eles precisam de mais capacitação, ou terão que mudar até mesmo seu cargo para melhor ajudar a empresa. Mas o avaliado tem todo o direito de saber o resultado de sua avaliação para ele poder tentar melhorar a sua situação na empresa, a avaliação também é necessária para a empresa saber em que área de treinamento ela deve investir mais para melhorar o desempenho de seus funcionários. Acredito, é um processo necessário porque nós como profissional e estamos sempre buscando o crescimento então precisamos ser avaliados tanto como nas atitudes e também como em seu desempenho e em não estão agradando as empresas para que assim o colaborador consiga buscar um aprendizado e assim também a experiência profissional. Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. 
ATIVIDADE AULA 02
01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo. 
Ao se analisar um cargo, devemos descrever tudo oque ele exige e o que ocupa em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente, então a diferença entre descrição e análise de cargos é que enquanto a descrição de cargos foca o conteúdo do cargo, a análise procura determinar quais os requisitos que o ocupante deve possuir, entre as responsabilidades e as condições em que o trabalho deve ser feito. E sobre pesquisa salarial hoje contamos com poucas informações, pois as empresas não colaboram, tem medo de perder seus colaboradores para terceiros, sendo de supra importância, pois a pesquisa salarial visa fornecer subsídios para que a empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial. 
02 - Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;
A avaliação e a classificação e cargos são os dois componentes de administração salarial que cuidam do equilíbrio interno dos salários. 
 A avaliação de cargos relaciona-se fundamentalmente com o preço para o cargo e é um meio de determinar o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional, e, portanto, a posição relativa de cada cargo dentro da estrutura de cargos da organização. 
 As diferenças significativas entre os diversos cargos são colocadas em uma base comparativa a fim de permitir uma distribuição equitativa dos salários 
dentro da organização, para neutralizar qualquer arbitrariedade. 
A avaliação de cargos está relacionada com a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do preço adequado para cada cargo, indicando as diferenças essenciais entre os cargos, sejam quantitativas ou qualitativas.
*Métodos não quantitativos.
*Escalonamento de cargos.
*Categorias predeterminadas.
*Métodos quantitativos.
*Comparação por fatores.
*Avaliação por pontos.
03 – Caracterize as terminologias: Avaliação de cargos e Análise de cargos. 
Analise de Cargos: é uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e seus conhecimentos. 
Avalição de Cargos: ela é utiliza a para assegurar o equilíbrio interno dos Salários e processos onde se aplica critérios de comparação dos cargos para 
assim conseguir uma valorização interna. 
04 – Dentre os benefícios da Avaliação de Cargos, destaque pelo menos dois e comente. 
A avaliação de cargos constitui parte fundamental do departamento da empresa que está encarregado da administração de salários, ao lado do levantamento, análise e descrição de cargos que tornam possível a própria avaliação das pesquisas e estudos salariais e dos planos de incentivos. 
As fases da Avaliação de Cargos: 
• Levantamento de cargos - compilação metódica de informações, incluindo descrições preliminares. É com um incluir esta fase na Análise de Cargos, mas é melhor destacá-la, pois é nela que todo o processo se baseia. 
• Análise de cargos – estudo crítico das informações sobre os cargos obtidos na fase anterior. 
• Descrição de cargos - relatório escrito, preparado a partir da análise, em geral constando de manuais. 
• Especificação de cargos - estipulação das exigências e qualificações pessoa necessárias ao desempenho do cargo. 
• Cargo - conjunto de funções, deveres, responsabilidades e condições de trabalho características. 
• Emprego - cargo preenchido por uma pessoa específica, isto é, oque dá caráter pessoal ao cargo. 
 
BOM ESTUDO!

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes