Buscar

Motivação e Satisfação no Trabalho

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Análise o texto abaixo:
“Essas duas maneiras de pensar são a ilustração da crença de que existem diferentes maneiras de justificar as ações humanas. No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa [...]. No segundo caso subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que tem suas origens nas impulsões interiores traz em si seu potencial e a fonte de origem de seu comportamento motivacional (Bergammini, 1990, p.25 citado Barboza 2014).
Após a leitura do texto, leia as asserções a seguir:
I - No primeiro caso o autor está se referindo motivação extrínseca, e no segundo caso o autor está fazendo referência a motivação intrínseca.
PORQUE
II - A motivação extrínseca é a que vem do meio ambiente, pois acredita-se que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas externas; a motivação intrínseca vem do próprio indivíduo.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Letra C. Segundo o capítulo 1 do livro base, a motivação extrínseca é que vem do meio externo, através de técnicas e ferramentas, acreditando que o indivíduo pode ser motivado por outros. A motivação intrínseca é a que vem de dentro do indivíduo, atendendo as suas próprias necessidades. (Cap. 1 pág. 27 e 28)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Os Fatores Motivacionais estão relacionados com o conteúdo do cargo e com o tipo das tarefas executada pelas pessoas, esses fatores estão sobre controle do indivíduo, pois tem ligação com aquilo que ele faz e exerce. Os fatores motivacionais envolvem os anseios de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto reavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. Quando estão presentes aumenta ou altera o desempenho e quando ausentes não altera o desempenho. (http://psicologiaufersa.blogspot.com.br/2011/06/motivacao-e-organizacao.html)
Pensadores, psicólogos, sociólogos, administradores entre outros estudaram o fator motivação individual e dentro da empresa. Várias teorias surgiram neste contexto.
Diante do exposto, das aulas e do livro-base, analise as alternativas abaixo e relacione com a respectiva teoria:
Elton Mayo
Pirâmide das necessidades de Maslow
Frederick Herzberg
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
(  ) É a motivação que vem do ambiente externo, acredita que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas.
(  ) Apresenta uma escala de hierarquia das necessidades do indivíduo, só é possível atender as mais elevadas se as primárias estiverem satisfeitas.
(  ) Realizou uma pesquisa conhecida como Hawthorne, percebeu a importância do grupo informal sobre a motivação e a  produtividade.
(  ) Apresentou uma pesquisa sobre fatores higiênicos (a estrutura da empresa, as condições de trabalho) e os fatores motivacionais (o trabalho realizado, o reconhecimento)
(  ) E a motivação que vem dentro do indivíduo, o próprio individuo traz em si seu potencial e fonte de origem do seu comportamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da resposta:
Nota: 20.0
	
	A
	3, 4, 2, 1, 5
	
	B
	4, 3, 1, 5, 2
	
	C
	5, 2, 1, 3, 4
Você acertou!
Motivação extrínseca: É a motivação que vem do ambiente externo, acredita que a pessoa pode ser motivada através de técnicas e ferramentas. (Cap. 1 - pág. 27)
Pirâmide das necessidades de Maslow: Apresenta uma escala de hierarquia das necessidades do indivíduo, só é possível atender as mais elevadas se as primárias estiverem satisfeitas. (Cap. 2 - págs. 53 a 57)
Elton Mayo: Realizou uma pesquisa conhecida como Hawthorne, percebeu a importância do grupo informal sobre a motivação e a produtividade. (Cap. 2 - pág. 48)
Frederick Herzberg: Apresentou uma pesquisa sobre fatores higiênicos (a estrutura da empresa, as condições de trabalho) e os fatores motivacionais (o trabalho realizado, o reconhecimento). (Cap. 2 - pág. 63)
Motivação intrínseca: E a motivação que vem dentro do indivíduo, o próprio indivíduo traz em si seu potencial e fonte de origem do seu comportamento. (Cap. 1 - pág. 27)
	
	D
	5, 2, 1, 4, 3     
	
	E
	2, 5, 3, 4, 1
Questão 3/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Tereza era graduada em administração, trabalha em uma empresa de grande porte. Ela possui um bom salário, benefícios sociais e um ambiente trabalho limpo e organizado. Ela teria todos os motivos para estar realizada, pois é o chamado “emprego dos sonhos”. Entretanto, apesar das características da empresa, Tereza está desestimulada. Ela não está realizada com as atividades que desenvolve e, ao mesmo tempo, ela sente que não possui o respeito dos colegas.
Diante do exposto, das aulas e do livro-base, analise a alternativa correta ao que se refere a situação da Tereza a partir da Teoria dos dois Fatores, do psicólogo Frederick Herzber.
I) Como a empresa possui uma estrutura física muito boa, os fatores higiênicos foram atendidos, com a motivação extrínseca.
II) Pelo fato dela não estar realizada com suas atividades, e sentir que não tem o respeito dos colegas, os fatores motivacionais não foram atendidos.
III) Os fatores higiênicos constituem a base da pirâmide de Maslow, enquanto que os fatores motivacionais constituem o topo da mesma.
IV) Tereza é uma trabalhadora preguiçosa e indolente, por isso ela está classificada no pressuposto da teoria X.
V) A motivação extrínseca não está tendo força para mudar o comportamento da Tereza, que se apoia nas suas experiências passadas.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, IV e V
	
	B
	I, II e III
Você acertou!
Os fatores higiênicos estão na base da pirâmide: condições físicas de trabalho, salário, vida pessoal, políticas organizacionais - motivação extrínseca. (Cap. 2 - págs. 63 a 67)
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	I, II e V
Questão 4/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Você acredita que a motivação é do indivíduo apenas ou pode ser despertada por outras pessoas? A partir desse questionamento surgiu o entendimento sobre motivação intrínseca e extrínseca. Sobre esse tema analise a frase abaixo:
 
Existem duas vertentes sobre a motivação humana: uma que acredita que é possível motivar o ser humano¹, por meio de técnicas e ferramentas e outra que acredita que ninguém pode motivar ninguém², ou seja, as pessoas são auto motivadas ou não. 
 
Identifique os conceitos assinalados como 1 e 2 e escolha a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1-motivação extrínseca, 2-motivação intrínseca
Você acertou!
Existem duas vertentes sobre a motivação humana: uma que acredita que é possível motivar o ser humano, por meio de técnicas e ferramentas (extrínsecas), e outra que acredita que ninguém pode motivar ninguém, ou seja, as pessoas são auto motivadas ou não (intrínsecas). (p. 27 - CAPÍTULO 1 - WALGER, VIAPIANA, BARBOZA, 2014)
	
	B
	1-motivação intrínseca, 2-motivação extrínseca
	
	C
	1-motivação extrínseca, 2-motivação extrínseca
	
	D
	1-motivação intrínseca, 2-motivação intrínseca
Questão 5/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Entre 1928 e 1932 o sociólogo Elton Mayo realizou uma pesquisa em uma indústria, localizado no bairro de Hawthorne, em Chicago. A pesquisa ficou conhecida como Pesquisa de Hawthorne, nela Mayo e seus colaboradores queriam verificar os fatores que motivavam as operárias daquela indústria.
Diante do exposto, das aulas e do livro-base, assinale abaixo verdadeiro (v) e falso (f), as conclusões de Elton Mayo sobre os fatores motivacionais:
(  ) Observou-se queas operárias trabalhavam com mais determinação, direcionamento e motivação quando o chefe não permitia conversas paralelas durante o trabalho. 
(  ) Mayo, durante a pesquisa,  percebeu que a motivação naquela empresa acontecia somente por questões financeiras, pois prevalece o homo economicus.
(   ) A pesquisa observou que o nível de produção é resultante da integração social, através das normas sociais impostas pelo grupo.
(   ) Mayo notou que o grupo informal interfere no comportamento socais dos empregados, qualquer desvio de normas ou condutas o indivíduo sofre punição social.
(   ) O layout, a iluminação e a organização do ambiente de trabalho, segundo a pesquisa de Mayo, interfere na produtividade do colaborador.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V, F
	
	B
	V, V, F, F, V
	
	C
	F, F, V, V, F
Você acertou!
Na pesquisa de Hawthorne, Elton Mayo percebeu que a motivação para a produção depende da integração social do grupo. Através da coerção e punição, o grupo controla e regula os desvios de conduta do trabalhador que não atuam conforme as regras sociais. (Cap. 2 págs. 48 a 50)
	
	D
	F, V, V, V, F
	
	E
	V, F, F, V, V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes