Avaliação 1 Psicologia da Educação e Aprendizagem
4 pág.

Avaliação 1 Psicologia da Educação e Aprendizagem

Disciplina:Psicologia da Educação e da Aprendizagem996 materiais4.589 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)

	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:404458) ( peso.:1,50)

	Prova Objetiva:
	7220863

	Nota da Prova:
	9

Parte superior do formulário
	1.
	A presença dos pais ou cuidadores durante a vida escolar da criança é de grande significado. Entretanto, algumas atitudes dos pais ou cuidadores perante a criança ao longo deste processo, tais como preocupação excessiva, levando a comportamentos ansiosos ou indiferença e descaso, podem ser causas de alguns problemas escolares. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

	 a)
	As questões referentes à sexualidade são secundárias ao desenvolvimento humano.

	 b)
	As relações afetivas estabelecidas nos primeiros anos de vida são fundamentais para o equilíbrio emocional futuro.

	 c)
	Mais do que estruturas cerebrais, o id, ego e superego são a base do desenvolvimento humano para a psicanálise.

	 d)
	O superego é revelador dos impulsos sexuais que permanecem latentes.

	2.
	A educação engloba os processos de ensinar e aprender, sendo um fenômeno presente em todas as sociedades. Por ter estas características, a educação interessa à psicologia educacional, psicologia escolar e psicopedagogia. Diante disto, analise as seguintes sentenças:

I- A psicologia educacional se destina às instituições formais e informais. Contribui para a compreensão e para a mudança do comportamento de professores e estudantes. 
II- A psicologia escolar é a superposição do campo psicológico sobre o educacional. O trabalho do psicólogo escolar é eminentemente prático, desvinculado de teorias.
III- O objeto de estudo da psicopedagogia envolve tanto os padrões normais quanto os patológicos da aprendizagem humana.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

	 a)
	Somente a sentença II está correta.

	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.

	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.

	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.

	3.
	É possível afirmar que a psicologia da educação serve para o aluno como uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação, em que um dos objetivos são os processos de mudanças significativas para o aluno. Diante desta afirmativa, analise as sentenças a seguir:

I- A psicologia da educação promove apenas o professor nos aspectos etiológicos da profissão.
II- A psicologia da educação é inútil quando é colocada em ambiente não escolar.
III- A psicologia da educação promove constantemente as situações estáveis entre sujeito e objeto.
IV- A psicologia da educação adapta as pesquisas psicológicas em consonância com o comportamento humano.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.

	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.

	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.

	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.

	4.
	A primeira infância é o momento áureo da criança, ou seja, um dos momentos mais importantes da sua vida, e a afetividade tem papel decisivo em todo o seu processo de desenvolvimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A criança, desde o seu nascimento, é dependente de seus pais, e os processos afetivos são anteriores a qualquer tipo de comportamento de outra natureza.
(    ) A criança é um ser independente desde o seu nascimento na aquisição de conhecimento.
(    ) A influência afetiva dos pais nos primeiros dias de vida da criança é essencial para que ela se adapte ao meio em que reside.
(    ) A afetividade expressa pelos pais permite o desenvolvimento da criança de forma constante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

	 a)
	V - V - F - V.

	 b)
	F - V - V - F.

	 c)
	V - F - V - V.

	 d)
	F - F - V - V.

	5.
	A criança tem conhecimento do mundo a partir de sua inserção na sociedade, pois, à medida que seu desenvolvimento permitir, faz com que ela interaja com as pessoas, observando os acontecimentos ao seu redor, compreendendo instruções e assimilando o que é correto ou incorreto. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

	 a)
	Ao estudar as fases do desenvolvimento humano, percebe-se a evolução intelectual e na estrutura cerebral das pessoas ao longo do ciclo vital.

	 b)
	A partir dos estudos sobre desenvolvimento humano, é possível compreender como se dá o desenvolvimento embrionário do bebê.

	 c)
	Ao longo do desenvolvimento humano, ocorrem mudanças no comportamento, no jeito de andar da criança, no vocabulário e nas horas de sono.

	 d)
	O desenvolvimento humano propicia a compreensão dos fatos do cotidiano ocorridos no dia a dia das pessoas.

	6.
	Motivação ou incentivo não são sinônimos, pois o segundo processo consiste em propiciar situações que despertem, no aprendiz, os motivos para iniciar e manter o processo da aprendizagem, enquanto que a motivação é um processo biopsíquico, ocorrido no interior do indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica da motivação intrínseca:

	 a)
	Estar motivado por recompensas.

	 b)
	Efeito passageiro.

	 c)
	Motivação externa.

	 d)
	Desejo interno de aprender.

	7.
	Foi na Idade Média que a escola tornou-se responsável pela educação, ou seja, tornou-se um lugar específico para a aprendizagem com pessoas qualificadas em transmitir informações, atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade. A partir deste período, a escola passou por diversas transformações. A mais relevante foi a tendência à universalização: atender a todas as crianças, transformando-se em um ambiente de aprendizagem para todos. Esta transformação trouxe algumas modificações institucionais. Sobre isto, assinale a alternativa CORRETA:

	 a)
	A escola é tão complexa que cabe ao profissional de Psicologia trabalhar com os professores, na área da saúde clínica.

	 b)
	O psicólogo tem o dom de ler os pensamentos e prontamente detectar os traumas dos pacientes, atendendo isoladamente ou como parte de uma equipe multidisciplinar. Começou a atuar na escola neste período.

	 c)
	A escola é o espaço onde apenas os professores devem cumprir o papel de educar.

	 d)
	A escola pôde desempenhar suas funções de maneira especializada, educando não mais para a vida privada, familiar, mas para o trabalho, para a vida pública.

	8.
	A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as competências do psicólogo escolar, propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:

I- Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico, norteado por objetivos claramente definidos por todos os setores da unidade escolar.
II- Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para avaliação dos alunos, de acordo com a CLT.
III- Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula, inclusive relacionados às propostas de atendimento e integração dos portadores de necessidades educativas especiais.
IV- Assessorar a elaboração de programas e atividades complementares, em áreas pertinentes à consecução do projeto educativo, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais, orientação profissional e preparação para o trabalho, orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas, criatividade etc.

FONTE: DEL PRETTE, Z.A. Psicologia, educação e LDB: novos desafios para velhas questões? In: GUZZO, R.S.L. (Org.) Psicologia escolar: LDB e educação hoje. Campinas, São Paulo: Alínea, 1999, p. 11-34.

Assinale a alternativa CORRETA:

	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.

	 b)
	Somente a sentença IV está correta.

	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.

	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.

	9.
	O psicólogo inserido na escola parte do princípio de que educar significa auxiliar o indivíduo no desenvolvimento
Lira lixo fez um comentário
  • issu é sobre a prova ?
    0 aprovações
    Carregar mais