Buscar

TRABALHO ESTRUTURADA SOCIOLOGIA JURIDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sociologia Jurídica e Judiciária
Prof.:
Alunos: 
Atividade Estruturada
Resenha do vídeo: Direito em foco – Ética
Questionamento: A ética não faz parte do nosso pacote ao nascermos. Ela é construída o longo de nossas vidas e de acordo com a sociedade da qual fazemos parte?
A palavra ética advém do grego (Ethos), e significa caráter ou modo de ser. Entende-se por caráter as regras de convivência que se encaixam em conformidade com o que é reconhecido como conduta correta pela maioria da sociedade em que esse indivíduo está inserido. Desta forma aquele que atua de forma similar com o que é considerado ético pela sociedade é considerado um ser ético ou de caráter. Ou seja, podemos desta forma observar que o ser humano só poderá adquirir uma noção do que seja ético ou não quando inserido em uma sociedade. Daí a veracidade da expressão “A ética não faz parte do nosso pacote ao nascermos”. Porque é algo que não é propriamente inerente da essência do ser humano, mas sim algo que é aprendido por ele ao longo do tempo e de acordo com os conceitos de bom e mau, certo ou errado e de acordo com os valores impostos pela sociedade em que ele vive. Podendo, desta forma, ocorrer de acordo com a mudança de uma sociedade para outra valores diferentes e até opostos, pois em cada sociedade será imposto como ético aquilo que os indivíduos consideram como certo de acordo com seus próprios valores e costumes. 
A palavra ética advém do grego (Ethos), e significa caráter ou modo de ser. Entende-se por caráter as regras de convivência que se encaixam em conformidade com o que é reconhecido como conduta correta pela maioria da sociedade em que esse indivíduo está inserido. Desta forma aquele que atua de forma similar com o que é considerado ético pela sociedade é considerado um ser ético ou de caráter. Ou seja, podemos desta forma observar que o ser humano só poderá adquirir uma noção do que seja ético ou não quando inserido em uma sociedade. Daí a veracidade da expressão “A ética não faz parte do nosso pacote ao nascermos”. Porque é algo que não é propriamente inerente da essência do ser humano, mas sim algo que é aprendido por ele ao longo do tempo e de acordo com os conceitos de bom e mau, certo ou errado e de acordo com os valores impostos pela sociedade em que ele vive. Podendo, desta forma, ocorrer de acordo com a mudança de uma sociedade para outra valores diferentes e até opostos, pois em cada sociedade será imposto como ético aquilo que os indivíduos consideram como certo de acordo com seus próprios valores e costumes. A palavra ética advém do grego (Ethos), e significa caráter ou modo de ser. Entende-se por caráter as regras de convivência que se encaixam em conformidade com o que é reconhecido como conduta correta pela maioria da sociedade em que esse indivíduo está inserido. Desta forma aquele que atua de forma similar com o que é considerado ético pela sociedade é considerado um ser ético ou de caráter. Ou seja, podemos desta forma observar que o ser humano só poderá adquirir uma noção do que seja ético ou não quando inserido em uma sociedade. Daí a veracidade da expressão “A ética não faz parte do nosso pacote ao nascermos”. Porque é algo que não é propriamente inerente da essência do ser humano, mas sim algo que é aprendido por ele ao longo do tempo e de acordo com os conceitos de bom e mau, certo ou errado e de acordo com os valores impostos pela sociedade em que ele vive. Podendo, desta forma, ocorrer de acordo com a mudança de uma sociedade para outra valores diferentes e até opostos, pois em cada sociedade será imposto como ético aquilo que os indivíduos consideram como certo de acordo com seus próprios valores e costumes.

Outros materiais