Buscar

a importânica dos direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCISCO BELTRÃO
2° SEMESTRE LETIVO DE 2018
1º BIMESTRE - 2º PERÍODO 
	
Nota:
	DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTOS SOCIAIS
	PROFESSOR (A): GUSTAVO ELLWANGER CALOVI 
	DATA: 21/08/2018
	ACADÊMICO (A): MARIA EDUARDA QUEVEDO 
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS?
Para que possamos compreender, de fato, a importância dos direitos humanos, faz-se necessário, previamente, esclarecer o que são esses direitos e como eles surgiram. Numa visão geral, podemos conceituar direitos humanos como os direitos que todas as pessoas portam pelo simples fato de serem seres humanos, ou seja, são os direitos correspondentes à sua dignidade como pessoa humana. 
A primeira forma de declaração dos direitos humanos na história é atribuída ao Cilindro de Ciro, uma peça de argila contendo os princípios de Ciro, rei da antiga Pérsia que, ao conquistar a cidade da Babilônia, em 539 a.C., libertou todos os escravos da cidade, declarou que as pessoas poderiam escolher a sua própria religião e estabeleceu a igualdade racial. A ideia de direitos humanos espalhou-se rapidamente para outros lugares e, em 1776, foi deflagrado o processo de independência dos Estados Unidos, contexto em que foi publicada uma declaração que acentuava os direitos individuais (direito à vida, à liberdade e à busca pela felicidade) e o direito de revolução. Essas ideias não só foram amplamente apoiadas pelos cidadãos estadunidenses, como influenciaram outros fenômenos similares no mundo, em particular a Revolução Francesa, em 1789. Os marcantes acontecimentos da Revolução Francesa resultaram na elaboração de um histórico documento chamado Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Nele foi garantido, sobretudo, que todos os cidadãos franceses deveriam ter direito à liberdade, propriedade, segurança e resistência à opressão. Esses documentos deram origem à Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. 
Segundo Norberto Bobbio, em seu livro “A Era dos Direitos”:
 “O reconhecimento e a proteção dos direitos do homem são a base das constituições democráticas, e, ao mesmo tempo, a paz é o pressuposto necessário para a proteção efetiva dos direitos do homem em cada Estado e no sistema internacional”. 
Sendo assim, sem o reconhecimento e proteção desses direitos fundamentais do homem, a democracia, sistema político em que todos os cidadãos participam igualmente na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, não existiria, o que acarretaria, consequentemente, em uma perda da paz, já que essa só acontece quando respeitados os direitos que toda pessoa acredita possuir, “sem democracia não existem as condições mínimas para a solução pacífica dos conflitos que surgem entre os indivíduos, entre grupos e entre as grandes coletividades tradicionalmente indóceis e tendencialmente autocráticas que são os Estados”.
Ademais, com base nos vídeos assistidos/trabalhados em sala de aula, constatamos também que sem os direitos humanos a pessoa humana certamente não existiria, pois nos tornamos cidadãos de uma nação apenas quando é emitida nossa certidão de nascimento (declara que você nasceu com vida), que é possível hoje, por mérito das lutas a favor dos direitos humanos, em especial, os direitos individuais, como a liberdade de ir e vir. Tendo em vista os aspectos citados acima, podemos claramente identificar que os direitos humanos são essenciais e irrenunciáveis para uma vida digna, evidenciando, portanto, sua extrema importância para a formação de uma sociedade mais justa.

Outros materiais