Buscar

APOL PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL: NOTA 100
Questão 1/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Um projeto político-pedagógico corretamente construído não garante à escola que se transforme magicamente em uma instituição de melhor qualidade, mas certamente permitirá que seus integrantes tenham consciência de seu caminhar, interfiram em seus limites, aproveitem melhor as potencialidades e equacionem de maneira coerente as dificuldades identificadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Paradigma – relação de poder – projeto político pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17 ed. Campinas: Papirus, 2004, p. 92. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre projeto político-pedagógico, leia as sentenças a seguir, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Ao pensar no projeto pedagógico, é preciso ter em mente a concepção de educação que as secretarias locais de educação esperam – somente assim é possível traçar os avanços e as necessidades apresentadas pela comunidade escolar.
II. ( ) Pensar em projeto pedagógico é pensar em rupturas com o presente e promessas para o futuro, é tentar quebrar um estado confortável que a instituição está passando, para atravessar um período de instabilidade com vistas à estabilidade proposta pelo projeto.
III. ( ) Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas necessárias para o desenvolvimento da escola e do processo educativo. As promessas, apresentadas no projeto, tornam-se campos de ação, envolvendo e comprometendo seus atores e autores.
IV. ( ) O projeto pedagógico representa para a escola um elemento burocrático, por ser um instrumento elaborado pela gestão, a qual delibera, com a Secretaria de Educação, as questões administrativas e pedagógicas, visando à emancipação dos alunos.
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 2/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Analise o seguinte excerto de texto: 
“Pensar a escola como espaço e tempo de decisão e de gestão democrática é pensar a formação a formação humana no bojo da atividade de investigação e intervenção. Para tanto, o projeto político-pedagógico é instrumento de concretização do processo de formação humana de sua viabilização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, I. P. A. Apresentação. In: VEIGA, I. P. A (org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 7.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre o conceito de projeto político-pedagógico, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O PPP apresenta, além de outros aspectos, a busca pela formação dos alunos como centro do trabalho do trabalho do profissional na escola e da educação.
II. ( ) O planejamento das aulas, a metodologia, a avaliação e os planos de ensino são elementos apresentados no PPP, o qual busca a efetivação desses no decorrer do ano letivo.
III. ( ) O PPP é um instrumento norteador do trabalho pedagógico da escola, que estabelece o tipo de formação que se oferece ou se quer proporcionar na instituição escolar.
IV. ( ) O PPP é um instrumento estanque, elaborado por especialistas, a fim de garantir os avanços necessários para uma educação comprometida com os interesses da comunidade. 
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto: 
“É necessário que se afirme que o projeto político-pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que não deixa de lado uma reflexão sobre o homem a ser formado, as questões vinculadas à cidadania, ao trabalho e à consciência crítica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA. I. P. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em 1 maio 2015.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, considerando que o PPP deve ser concebido como documento dinâmico no âmbito escolar, analise as sentenças:
I. O PPP reflete o trabalho interno e as articulações entre as instâncias escolares, considerando a singularidade do contexto escolar, por isso é único, particular, atendendo a dinâmica de cada contexto.
II. O PPP é um documento que vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizada, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinação legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade.
III. O PPP deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar.
IV. O PPP é um documento usado para referenciar as lutas da escola, sob o olhar atento do poder público, mas, acima de tudo, construído por especialistas como um elemento burocrático. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
Questão 4/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Analise o seguinte excerto de texto: 
“[...] repensar as práticas com a intenção de fazer avançar em direção a um projeto educativo produzido de forma coletiva implica em considerar que, nesse processo, certamente se manifestarão distintos modos de se compreender a escola e suas finalidades, diferentes maneiras de se entender como as práticas pedagógicas devem estar organizadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZANHA, José Mário. Política e Planos de Educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 85. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1993. p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre as funções da equipe pedagógica na gestão democrática escolar, analise as seguintes afirmações:
I. É função da equipe pedagógica dirigir e coordenar o andamento do trabalho pedagógico de forma global.
II. É função da equipe pedagógica assegurar o processo participativo na tomada de decisão e na implementação das ações planejadas coletivamente.
III. É função da equipe pedagógica articular e criar momentos que garantam as relações entre escola e comunidade escolar.
IV. É função da equipe pedagógica cobrar da Secretaria de Educação o acompanhamento e a avaliação da prática pedagógica. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
Questão 5/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto: 
“Identidade institucional envolve várias dimensões. A dimensão institucional propriamente dita, referida à materialidade e base de gestão, é construída dinamicamente em relação aos relacionamentos públicos da vida institucional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: WERLE, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: responsabilidade do gestor escolar. Cadernos de História da Educação. n. 3. jan./dez. 2004. p. 118.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre a responsabilidade do diretor de administrar as relações entre os atores educacionais, assinale a alternativa que menciona as quatro dimensões que permeiam a atuação do gestor escolar:
	
	A
	Econômica, pedagógica, empresarial e cultural.
	
	B
	Econômica, pedagógica, política e cultural.
	
	C
	Econômica, administrativa, pedagógica e social.
	
	D
	Financeira, filosófica, empresarial e cultural.
	
	E
	Financeira, pedagógica, empresarial e social.

Outros materiais