Buscar

Aula_4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 Prof. Me. Carmem Castro
carmem.cruz@fadergs.edu.br
Aula 4
Planejamento de Carreira: Explorando sobre interesses e habilidades 
*
*
Inventário Pessoal:
Para discutir em pequenos grupos...
Comente sobre as experiências que lhe foram mais marcantes, destacando o que aprendeu, o que foi positivo e negativo; 
O que mais gostou de fazer? 
Como suas experiências têm a ver com o que gostaria de fazer no futuro? 
*
*
Observe as imagens que se seguem e procure perceber qual a sua primeira reação a elas. O que lhe desperta interesse e parece agradável? O que lhe provoca repulsa? 
Este é um breve exercício, mas procure identificar no seu dia-a-dia atividades que lhe parecem atrativas e prazerosas. 
Identificando interesses em imagens
*
*
*
*
*
*
Exercício 9: Interesses: o que faz meus olhos brilharem? 
	1. Quais minhas revistas, programas de televisão e sites favoritos (mencione três no total)? O que me agrada nessa revista / programa de tv / site? 
 2.Qual livro ou filme foi marcante ou especialmente interessante para mim? Qual era o enredo da história? O que o tornou tão interessante? 
 3.O que gosto ou gostaria de fazer no meu tempo livre?
*
*
Exercício 10 
Formulário de Habilidades e Interesses Profissionais 
Objetivos: 
Refletir sobre habilidades que você já tem ou gostaria de desenvolver (pense em situações da sua vida em que as utilizou);
Identificar objetos e instrumentos de trabalho que lhe interessam, ou seja temas que você gostaria de estudar e conteúdos com os quais trabalhar (objetos) e instrumentos que gostaria de utilizar no trabalho. 
Imaginar-se em diversos locais de trabalho, refletindo sobre onde gostaria de estar durante parte significativa de seu tempo. 
Instruções: marque no formulário todas as habilidades que tem ou gostaria de desenvolver, todos os instrumentos, objetos e locais do seu interesse. 
Na tabela ao final, escolha os três mais importantes de cada categoria.
*
*
Exercício11: Escalas de Interesses Vocacionais
Instrumento desenvolvido por Marco Teixeira 
*
*
Realista
Investigativo
Artístico
Social
Empreendedor
Convencional
Modelo RIASEC de Holland 
*
*
Tipos de Personalidades Vocacionais 
As breves descrições que seguem tratam de tipos extremos. Na verdade, cada indivíduo possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau, com predominância de uma, duas ou três inclinações. 
*
*
Pessoa com poucas características de sociabilidade e desenvoltura interpessoal. Sendo mais enérgico em suas ações, tende a deter-se nos aspectos práticos das situações, com grande habilidade, coordenação manual e destreza física. Portanto, está mais interessado em resolver problemas concretos que abstratos. Concentrado mais no todo do que nas partes, busca uma visão ampla e simples dos fenômenos. Aprecia a objetividade das ações e decisões. 
Realista
*
*
Concentrado em seu trabalho, introvertido e sentindo-se pouco à vontade com emoções mais intensas, ele tende a ser reflexivo, ponderado e comedido em suas ações. É muito curioso e procura conhecer todos os detalhes dos problemas. Aprecia tarefas que lhe possibilitam liberdade de pensar e agir, ou seja, não estruturadas e não rotineiras. Independente com relação à vínculos grupais, preocupa-se mais consigo mesmo. Aprecia situações que trazem desafios a sua capacidade de refletir, sem exigências de destrezas físicas. Busca a compreensão dos fenômenos por meio da observação, do estudo metódico e rigoroso, embora evite tarefas repetitivas. Prefere tarefas teóricas com pouco contato com as demais pessoas.
Investigativo
*
*
Caracteriza-se por apreciar condições e oportunidades para expressar suas ideias e sentimentos. Utiliza-se da intuição e da criatividade para conciliar os diversos aspectos da realidade e conseguir um entendimento das situações. É sensível e emotivo. Embora aprecie o contato com os demais quando pode expressar-se com desenvoltura, é tímido, inibido e introvertido. Utiliza seus sentimentos, emoções, intuição e imaginação para resolver dificuldades. Com independência, confia nas suas capacidades para obter suas conquistas. 
Artístico
*
*
Mostra-se como alguém sociável e interessado nas demais pessoas. Manifesta sensibilidade e responsabilidade na procura de auxiliar, orientar, tratar e resolver as dificuldades dos outros. Deseja chamar a atenção para si por meio de seu jeito expansivo e com desenvoltura verbal. É hábil para lidar com sentimentos e mediação interpessoal. Demonstra interesse por interações sociais, a fim de auxiliar as pessoas, valorizando aspectos educacionais e terapêuticos na solução de problemas. 
Social 
*
*
Uma pessoa interessada em dar resolução às dificuldades por meio de suas próprias capacidades. Neste processo, age com liderança e convicção, buscando persuadir os demais de suas ideias, a fim de alcançar seus objetivos. É extrovertido e inclina-se por situações novas e desafiadoras, em que quer assumir a responsabilidade pelo empreendimento e a autoria de suas vitórias. Com destreza no trato interpessoal, é hábil em resolver problemas que não envolvam reflexão intelectual. É ambicioso e otimista. Valoriza o sucesso na política, liderança e negócios. 
Empreendedor 
*
*
É um tipo aplicado, observante de regras, interessado por atividades que exijam precisão, organização e planejamento. Evita tarefas que não são bem definidas, pouco sistemáticas e de última hora. Não aprecia elaborar soluções criativas para problemas. Apresenta capacidade de organizar e administrar diversas situações com prudência e cautela. Em atividades rotineiras pode expressar-se com desenvoltura em questões práticas e de relações interpessoais. Preocupa-se com reconhecimento, status e ganho material, valorizando o sucesso nos negócios. 
Convencional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais