Buscar

HGH – HORMÔNIO DE CRESCIMENTO SLIDES II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HGH – HORMÔNIO DE CRESCIMENTO
O hormônio do crescimento é produzido pela hipófise. Esse hormônio é essencial para proporcionar o crescimento físico e a deficiência em sua produção é responsável pelos casos de nanismo, isto é, pela estatura muito baixa de algumas pessoas. Produzido em excesso, provoca acromegalia em adultos, ou seja, crescimento exagerado dos pés, das mãos, das orelhas e nariz e o gigantismo em crianças. 
HGH
HIPÓFISE
Entre as décadas de 1960 e 1980, o hormônio do crescimento era obtido a partir da hipófise de cadáveres, método que limitava muito sua utilização. No entanto, o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante tornou possível introduzir o gene do hormônio do crescimento humano em bactérias a fim de que elas produzissem esse hormônio.
O principal objetivo do tratamento com GH é a promoção da estatura, mas durante a transição da adolescência para a vida adulta ocorre um aumento gradativamente da massa e a força muscular após os fechamentos das cartilagens de crescimento.
O controle da secreção do GH por parte da hipófise é regulado por uma região do cérebro denominada hipotálamo, que produz dois hormônios. Um deles é estimulador da liberação do GH, chamado de GHRH (do inglês: GH - releasing hormone) e o outro é inibidor, denominado somatostatina. 
Sua ação se faz diretamente em alguns tecidos do organismo e, principalmente, através da produção de fatores de crescimento, especialmente um fator semelhante à insulina, denominado "IGF-1" (abreviatura da sigla inglesa: "insulin growth factor" número 1). 
Quando o médico pede uma radiografia de mãos e punhos, objetiva verificar se as zonas de crescimento dos ossos estão “abertas” e, portanto, o GH pode impulsionar o crescimento. 
As funções do GH são múltiplas e não se referem somente ao crescimento. O GH retém o cálcio que vem da alimentação, aumenta a musculatura, promove a “queima” de gordura (Lipólise), faz com que o metabolismo “fabrique” mais proteínas, estimula funções cerebrais, age no metabolismo da glicose (inclusive na insulina) e, muito importante, estimula o nosso sistema imunitário.
O exame laboratorial inicial a ser solicitado IGF-1
 IGFBP3- 3.
Tempo de jejum para realização do exame:
Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.
Melhor amostra: soro 
Obtida 60 a 90 minutos após o início do sono.
Método: Quimiofluorescencia fenômeno no qual se obtém energia luminosa a partir de uma reação química.
O tratamento consiste em injeções noturnas (via subcutânea) com “canetas” especiais de aplicação, praticamente indolores e bem toleradas pelas crianças. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor é o resultado final quanto à altura. 
Os estudiosos da Hipófise e seus hormônios nos indicam que o GH é um hormônio de secreção NOTURNA, isto é, a criança / adolescente precisa atingir nível de sono adequado para obter uma ótima secreção de GH durante a noite. Algumas substâncias químicas podem ser usadas para estimular a secreção de GH durante o sono. Uma delas é a Clonidina empregada para induzir a produção e liberação de GH em crianças em crescimento.
O USO ABUSIVO DE HGH
No campo de atletismo competitivo, ocorreram vários casos de atletas olímpicos que usaram injeções de GH para aumento da massa muscular, nas academias.
Vários idosos, aconselhados por seus médicos (geriatras, endocrinologistas), estão usando o GH para se sentirem mais jovens, aumentar massa muscular e diminuir o acúmulo de gordura abdominal. O uso abusivo de GH ocorre desfiguração da fisionomia e aumenta as extremidades, leva o desenvolvimento do diabetes, á hipertensão arterial, isso ocorre pois, a hipófise vai parar de produzir, ao receber a injeção de GH, o organismo dessas pessoas não reconhece se a substancia foi produzida por ele mesmo ou se veio de fora e avisa a hipófise para suspender a produção.
IMAGENS SOBRE O USO ABUSIVO DE HGH
REFERÊNCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais