Buscar

av1 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0083_AV1_201308227043 » ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno:  KEROLLEM A. FILOT DE MAGALHAES
	Professor:
	CARLOS ROMA VIEIRA DA FONSECA
LEONARA GUIMARAES DE SOUZA
	Turma: 9036/AJ
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 03/10/2014 17:10:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201308273235)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos objetivos dos adeptos desse estilo era anular as diferenças entre as belas artes e as artes aplicadas. Curvas sinuosas, linhas alongadas, formas orgânicas e assimétricas são características marcantes das obras desse estilo. Marque a escola artística correspondente à descrição apresentada.
		
	 
	d) Expressionismo
	
	a) Surrealismo
	
	b) Simbolismo
	
	e) Fauvismo
	 
	c) Art Nouveau
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308275395)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A disciplina Estética e História da Arte Contemporânea trata, do ponto de vista das imagens, da nossa própria condição como ser que produz arte. Estuda as variações, o que, como e sob quais condições consideramos algo como arte, ajudando a nos conhecermos melhor. Estuda a História da criação artística: suas características, conceitos, imagens e seus personagens fundamentais. Trata das artes e suas relações com as diferentes sociedades, períodos e realidades. Sobre a Arte é correto afirmar que:
		
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem nem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e não foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	 
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte não se dão as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida sempre da mesma maneira ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem não precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308424174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aristóteles chamou os primeiros filósofos de físicos, pensadores que fundaram uma tradição de investigação da natureza. Os sofistas, no século V a.C. introduziram o ponto de vista reflexivo-crítico, característico da filosofia. Foram muito contestados por :
		
	
	Protágoras
	 
	Sócrates
	
	Isócrates
	
	Hípias
	
	Platão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308424190)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à filosofia de Platão e de Aristóteles é correto afirmar :
		
	
	Os dois filósofos defendiam a realidade dividida em dois universos distintos: o inteligível e o sensível, sendo que o primeiro universo era composto por formas impuras.
	
	Platão e Aristóteles nunca divergiram num aspecto importante, para Aristóteles o sensível contém as formas puras , já Platão nunca se manifestou sobre esse tema, voltou-se para a Metafísica.
	
	Aristóteles concordava com seu mestre Platão, para ele a realidade é o inteligível, ou seja, o universo das percepções.
	
	Platão afirmava que o homem vivencia apenas uma espécie de realidade, a sensível, desprezava a realidade da vida concreta, duradoura e sem mudanças.
	 
	Platão dividiu a realidade em dois universos distintos, o inteligível e o sensível, sendo que o primeiro contém as formas puras, as essências e os fundamentos da existência dos seres do segundo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308273119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fotografia foi um dos avanços tecnológicos, científico ao final do século XVIII. Tal mecanismo influenciou diretamente as artes. Dentro disso é possível afirmar:
		
	
	A fotografia resolveu todos os problemas da visão, tanto que não existiu pintores que ultrapassaram tal problemática.
	
	A fotografia no início já apresentara um nível espiritual enorme o que contribuiu para a substituição direta da arte pictórica.
	
	A fotografia possibilitou que a pintura se fortificasse ainda mais da tarefa tradicional de representar o verdadeiro, o real.
	
	A fotografia foi um avanço do final do século XVIII sim, mas em nada influenciou as artes visuais.
	 
	A fotografia não pode ocupar o lugar da pintura pois esta última era vista como poesia ou como literatura figurada.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308276164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Grandes artistas marcaram a mudanças das artes durante o século XIX, apresentando em suas obras características que influenciariam toda a arte moderna do século XX. Qual das alternativas abaixo não apresenta um nome deste momento?
		
	
	Gauguin;
	
	Toulouse-Lautrec.
	
	Van Gogh;
	
	Cézanne;
	 
	Roy Lichtenstein;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308328209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(IPHAN - 2005) O Art Nouveau, fenômeno europeu que cobre a última década do século XIX e a primeira do séc. XX, manifesta-se simultaneamente nas grandes metrópoles como Londres, Glasgow, Paris, Bruxelas, Munich, Viena, Barcelona, tendo como artistas mais destacados Gallé, Guimard, Gaudi, Horta, van de Velde, Obrist, Endell, Olbrich, Hofmann, Klint, Mackintosh. Como assinala sua nomenclatura, o Art Nouveau aspira uma nova forma para as artes, em face das visíveis transformações por que passam as metrópoles industriais modernas. As características marcantes do estilo são:
		
	 
	preferência pelas artes aplicadas e decorativas; uso de materiais industriais como ferro e vidro combinados com técnicas artesanais como cerâmica, esmaltes, joalharia, porcelanas, carpintaria, bronze; gosto pelas formas curvas alongadas e assimétricas, e pela ornamentação bidimensional de inspiração floral;
	
	condenação de todo ornamento, uso de materiais industriais, concepção das formas de acordo com a verdade dos materiais e da função, redução da forma ao mínimo de elementos componentes.
	
	estilização das formas orgânicas, tendência para a geometrização dos ornatos, uso de materiais modernos e tradicionais, aplicação de ícones da civilização industrial como locomotivas, automóveis e navios;
	
	preferência pela decoração com motivos fitomórficos, com predomínio das folhas de acanto, formas volumosas e pesadas e talhadas em madeira;
	
	preferência pelas artes decorativas com ornatos em forma serpentinada ou concheados, cores claras e painéis em gesso com temas inspirados na antigüidade clássica;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308328179)
	Pontos:1,0  / 1,0
	(IPHAN - 2005) O intercâmbio cultural foi traço marcante na história da arte moderna. A influência da Polinésia em Gauguin, de Marrocos em Matisse, da escultura negra no cubismo e no expressionismo, marcam, entre outros cruzamentos culturais, o desejo de se ir além dos valores e do gosto da civilização burguesa européia. Um dos casos mais conhecidos foi o impacto das gravuras japonesas nos artistas do impressionismo e pós-impressionismo. Monet, Manet, Degas, Renoir, Van Gogh, Cézanne e Gauguin recebem nítida influências das gravuras de Hokusai e Utamaro divulgadas na Europa a partir de meados do século XIX. Em termos plásticos, as diferenças que marcavam tais gravuras que atraíram a atenção dos artistas modernos são:
		
	
	Estrutura espacial perspectivada, linhas dispersas, ausência de volume, predomínio de manchas;
	
	Estrutura espacial planar, tons em preto e branco, gestualidade nervosa e evidência dos veios da madeira;
	 
	Estrutura espacial fora dos padrões da perspectiva renascentista, cores chapadas, ausência de claro-escuro, linhas ondulantes e suaves, grafismo construtivo e distribuição assimétrica;
	
	Estrutura espacial curva, forte marcação em claro-escuro, predomínio de cenas de interior e inclusão do espectador na cena.
	
	Estrutura espacial evanescente, ausência de figuração, predomínio de massas cromáticas vaporosas e fluidas;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308276167)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A arte moderna é caracterizada por várias práticas/ações dos artistas que a definem de forma válida e consistente. Quais das alternativas abaixo NÃO apresenta uma destas práticas/ações?
		
	
	A preocupação com a forma como tema!
	 
	A necessidade de se conhecer o real a ser copiado com exatidão.
	
	Uma influência das culturas primitivas.
	
	A confirmação através de narrativas e manifestos.
	
	A compreensão expressionista das cores e das formas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308273124)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cubismo rompeu com o conceito de arte como ¿imitação da natureza¿, que vinha desde o Renascimento, bem como com os principais cânones clássicos de pintura tradicional. Esta afirmação é coerente?
		
	
	O Cubismo não é um movimento artístico.
	 
	Sim! E um de seus principais expoentes fora Picasso.
	
	Não! E um de seus principais expoentes fora Picasso.
	
	Não! E um de seus principais expoentes fora Coubert.
	
	Sim! E um de seus principais expoentes fora Coubert.

Outros materiais