avaliando o aprendizado estetica
24 pág.

avaliando o aprendizado estetica


DisciplinaEstética e História da Arte Contemporânea986 materiais20.811 seguidores
Pré-visualização8 páginas
1a Questão (Ref.: 201308275395)
	1a sem.: Definição de Arte
	
	A disciplina Estética e História da Arte Contemporânea trata, do ponto de vista das imagens, da nossa própria condição como ser que produz arte. Estuda as variações, o que, como e sob quais condições consideramos algo como arte, ajudando a nos conhecermos melhor. Estuda a História da criação artística: suas características, conceitos, imagens e seus personagens fundamentais. Trata das artes e suas relações com as diferentes sociedades, períodos e realidades. Sobre a Arte é correto afirmar que:
		
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida sempre da mesma maneira ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem nem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e não foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte não se dão as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	Antes de qualquer coisa, é bom registrar que o homem sempre produziu arte. A arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Porém, jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, que vivemos a ¿civilização da imagem¿. Profissionais da imagem não precisam estar sempre familiarizados com a arte. No campo da arte se dá as pesquisas e gerações de novas imagens.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308275435)
	1a sem.: Renascimento e Revolução Científica
	
	A pintura renascentista inventa a perspectiva e, com isso, a possibilidade de pensar e representar a infinitude do espaço. Percebemos uma mudança radical da concepção espacial. A partir do Renascimento, o espaço é infinito. A criação da perspectiva possibilitou representar essa infinitude, não sendo mais possível distinguir claramente o limite entre Terra e céu, porque esses mundos não parecem mais incomunicáveis como eram na cosmologia medieval. A partir da leitura do comentário assinale a alternativa correta acerca da relação do Renascimento com a Revolução Científica: 
		
	
	Há então uma mudança da concepção aristotélica de um mundo ordenado, limitado e imóvel, para a de um mundo em constante movimento
	
	Passaram a aceitar apenas aquilo que podia ser experimentado ou compreendido emocionalmente.
	
	Não ocorreram grandes mudanças na estrutura do pensamento ocidental com a revolução científica. 
	
	Com esse espírito os pensadores passaram a acreditar em dogmas.
	
	O mais influente filósofo não foi René Descartes 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308424215)
	1a sem.: Por que estudar arte ?
	
	No mundo contemporâneo pode ser afirmado que vivemos a "civilização da imagem". Analisar os tópicos abaixo e assinalar a única opção correta:
		
	
	Egito e Mesopotâmia foram as áreas onde foram produzidos mais trabalhos sobre estética durante o período da História Antiga.
	
	Entender os mecanismos da arte hoje não é um diferencial cultural, já que a História da Arte sempre foi bem trabalhada em todos os níveis de escolaridade no Brasil.
	
	Hegel e Kant foram os primeiros filósofos que apresentaram teses sobre a evolução das idéias estéticas, isto já na Idade Moderna.
	
	Na Antiguidade e Idade Moderna, os filósofos não dominavam conhecimentos de estética, o que só foi observado a partir da Revolução Francesa.
	
	A estética é o ramo da filosofia que estuda a arte, tem por objetivo o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308328168)
	1a sem.: ARTE
	
	Suporte tradicional da pintura, antes da invenção do quadro de cavalete na segunda metade do século XV durante o Renascimento, o afresco apresenta particularidades técnicas que o caracterizam, entre as quais:
		
	
	depende da arquitetura, uma vez que se trata de pequeninos ladrilhos vitrificados de cores variadas, que, quando aplicados à parede, formam um desenho.
	
	vincula-se à arquitetura, uma vez que é aplicado numa superfície lisa de madeira de um retábulo de igreja;
	
	não depende da arquitetura, uma vez que se trata de um desenho impresso em papel;
	
	vincula-se à arquitetura do lugar, uma vez que a aplicação do desenho e das tintas ocorre no reboco ainda úmido de uma parede. À medida que ocorre o processo de secagem, o reboco absorve a tinta;
	
	não depende da arquitetura, uma vez que é aplicado numa superfície lisa de madeira;
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308275402)
	1a sem.: Impressionismo
	
	Leia atentamente o excerto seguinte e, em seguida, marque a resposta correta que apresenta o nome do momento artístico a ela referente:
"É uma realidade viva, dinâmica, captada com uma técnica rápida que focaliza principalmente a sensação visual real. A descoberta e a difusão da técnica fotográfica, no entanto, fazem com que os artistas se afastem cada vez mais da exigência de reproduzir fielmente a realidade. Os pintores se dedicam às cores, que a fotografia ainda possui. A busca de novas emoções, de novas formas, de novas técnicas expressivas é contínua e tem em Paris o seu centro mais ativo." (PRETTE, Maria Carla. Para entender a Arte: história, linguagem, época e estilo. São Paulo: Globo, 2008, p. 277). 
		
	
	Impressionismo. 
	
	Cubismo 
	
	Dadaísmo 
	
	Renascimento. 
	
	Neoclássico. 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308317495)
	1a sem.: Impressionismo
	
	Qual movimento artístico segue as seguintes orientações práticas: a pintura deve registrar as tonalidades que adquirem ao refletir a luz solar; as figuras não devem ter contornos rígidos pois a linha não existe na natureza e é uma abstração do ser humano para representar imagens; as sombras devem ser luminosas e coloridas tal como a impressão que nos causam e os conceitos de claro e escuro devem ser obtidos com o uso das cores complementares?
		
	
	Surrealismo
	
	Impressionismo
	
	Dadaismo
	
	Arte Pop
	
	Nenhuma das respostas anteriores
		
	
	1a Questão (Ref.: 201308424174)
	2a sem.: Estética e arte.
	
	Aristóteles chamou os primeiros filósofos de físicos, pensadores que fundaram uma tradição de investigação da natureza. Os sofistas, no século V a.C. introduziram o ponto de vista reflexivo-crítico, característico da filosofia. Foram muito contestados por :
		
	
	Hípias
	
	Isócrates
	
	Platão
	
	Sócrates
	
	Protágoras
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308275399)
	2a sem.: Arte Tribal
	
	Provavelmente um baile funk está mais próximo da ideia do