Buscar

Historia da educação no Brasil

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402090124)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e tiveram uma forte influência na formação escolar e cultural do Brasil Colônia. No decorrer do século XVIII passa a ocorrer no contexto das Reformas Pombalinas, uma forte animosidade entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus, que levou:
		
	
	a descentralização político-administrativa do Estado Português.
	 
	a expulsão dos Jesuítas do Brasil.
	
	ao oferecimento da educação de base protestante na Colônia.
	
	ao enfraquecimento do Estado Português
	
	ao fortalecimento da Companhia de Jesus.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402090138)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que:
		
	 
	Tinha suas raízes no pensamento de John Dewey e pensava a educação como instrumento da democracia, através da difusão da ciência e do espírito crítico e cuja relação pedagógica estava centrada no aluno.
	
	Na verdade o enunciado está incorreto, pois o grande divulgador do movimento no Brasil foi Fernando de Azevedo.
	
	O Movimento nunca se implantou no Brasil por causa das sucessivas ditaduras políticas e após a ditadura militar implantada em 64, ele foi rapidamente ultrapassado pedagogicamente pelo sócio-construtivismo
	
	Este movimento não exerceu nenhuma influência no pensamento de Paulo Freire, que sempre o combateu em nome da Pedagogia do Oprimido.
	
	Teve seu maior momento com a publicação do Libelo Contra a Educação Bancária, co-assinado por Paulo Freire.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402332117)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Reforma de Benjamin Constant tinha como princípios orientadores:
		
	
	Introduz a cadeira de Moral e Cívica com a intenção de tentar combater os protestos estudantis.
	
	A reoficialização do ensino no Brasil
	 
	A liberdade, laicidade do ensino, como também a gratuidade da escola primária.
	
	A assistência e aproveitamento de estudos.
	
	A Semana de Arte Moderna.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402342027)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o cenário no qual estava inserida as mudanças da educação no Brasil na década de 1920, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Uma parte da recém implantada burguesia urbana tinha interesses políticos e econômicos em vários daqueles movimentos de oposição às aristocracias rurais conservadoras.
	 
	A década de 1920 foi marcada pelo início da ditadura militar getulista que deu início as reformas educacionais tecnicistas.
	
	Um importante movimento de contestação deste período foi a Semana de Arte Moderna.
	
	No campo educacional, surgiu em 1924 a Associação Brasileira de Educação, ABE, fundada por Heitor Lira.
	
	Os anos 20 do século XX foram impregnados por diferentes atos políticos e culturais de contestação no cenário nacional.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402342025)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as missões jesuíticas, marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	O jesuíta passou a controlar os índios e a substituir os hábitos considerados bárbaros (a poligamia, a antropofagia, a ociosidade, a desorganização, o andar nu etc.) por condutas mais civilizadas.
	
	Os índios viviam em unidades individualizadas por família e aprendiam a executar o trabalho agrícola com divisão de tarefas, a criação de gado, a construção de templos, fabricação de instrumentos musicais etc.
	
	Nas missões eram estabelecidas áreas específicas para trabalhar, descansar e realizar o culto, entre outras.
	
	Eram espaços sob a administração da Companhia de Jesus, onde os gentios, além de receberem a educação religiosa, aprendiam a viver sedentariamente.
	 
	Em algumas missões foi respeitado a religião dos gentios e seus costumes polígamos e antropofágicos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402313774)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a assinatura do Tratado de Madri por Portugal e Espanha, o Marquês de Pombal passou a exigir a retirada dos jesuítas da região das missões localizada no extremo sul do Brasil. Podemos resumir em duas as razões que levaram o Marquês de Pombal a expulsar os jesuítas do Brasil: o poder econômico e o poder ideológico. Analise as afirmativas abaixo sobre as duas razões da expulsão.
I-                    A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do estado português.
II-                  A Companhia de Jesus determinava o que era certo e errado em termos de comportamento e costumes.
III-                A moral católica era  disseminada pelos colégios e missões, para  toda a sociedade colonial. 
Marque a opção correta:
 
 
		
	 
	A afirmativa  II refere-se ao poder econômico.
	 
	As afirmativas I e II referem-se ao poder econômico .
	 
	As três afirmativas referem-se ao poder ideológico.
	 
	A afirmativa I refere-se ao poder ideológico.
	 
	As  afirmativas II e III referem-se ao poder ideológico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402309472)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENEM, 2006) No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão cientifica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou: "Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz". (Carl Von Martius, in: O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.) Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius:
		
	
	apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
	
	defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
	
	procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
	 
	desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão ¿civilizadora europeia¿, típica do século XIX.
	
	discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402648718)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	I - Lutero condenou os dogmas da Igreja Católica, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. II - Para Lutero, romper com o Papa significava para a nobreza alemã maior autonomia política e o controle sobre as terras que pertenciam à Igreja.
		
	
	Só a primeira afirmativa está correta.
	
	As duas afirmativas falam de outro homem.
	 
	A segunda afirmativa é contrária à primeira.
	
	As duas afirmativas estão erradas.
	 
	A segunda afirmativa complementa a informação anterior.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402309533)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(ENEM, 2008) "Possa este, para sempre memorável dia, ser celebrado com universal júbilo por toda a América Portuguesa, por uma dilatada série de séculos, como aquele em que começou a raiar a aurora da felicidade, prosperidade e grandeza, a que algum dia o Brasil se há de elevar, sendo governado de perto pelo seu soberano. Sim, nós já começamos a sentir os saudáveis efeitos da paternal presença de tão ótimo príncipe, que [...] nosdeu as mais evidentes provas, que muito alentam as nossas esperanças, de que viera ao Brasil a criar um grande Império." (Luís Gonçalves dos Santos. Memórias para servir à história do reino do Brasil. Belo Horizonte Itatiaia. São Paulo. EDUSP, 1981.) O texto acima revela o entusiasmo e as esperanças daqueles que assistiram à chegada da família real portuguesa ao Brasil. Indique duas inovações de caráter científico ou cultural decorrentes da política de D. João. Indique também uma mudança política ou econômica observada durante a permanência da Corte e sua respectiva consequência para o Brasil.
		
	
Resposta: A criação do Museu Nacional, da biblioteca Nacional, do Jardim botânico, criação das primeira universidades com o objetivo de formar especialista da área se saúde, hurbanismo e agronomia. Houve a Abertura dos Portos às Nações Amigas favorecendo e estimulando o comércio brasileiro que até então produzia apenas para a metrópole Portuguesa, com isso houve um salto na economia nacional.
	
Gabarito: Duas das inovações: Biblioteca Real, atual Nacional; Academia Real Militar; Impressa Régia; Gazeta do Rio de Janeiro; aulas de Comércio; Real Horto, atual Jardim Botânico; Intendência de Polícia; vinda da Missão Artística Francesa. Uma das mudanças e sua respectiva consequência: abertura dos portos às nações amigas ¿ rompimento com o pacto colonial; assinatura dos tratados de 1810 com a Inglaterra ¿ aprofundamento da influência comercial britânica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402171918)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analise, em linhas gerais, o panorama da educação durante o Primeiro Reinado.
		
	
Resposta: As missões jesuíticas deram origem ao primero passo na educação do Brasil colônia, contudo possuíam um caráter elitista com o objetivo de estabelcer a conduta europeia aos índios e colonos bem como disseminar a fé católica As missões diraram 210 anos até que a Reforma Pombalina determinou a expulsão dos Jesuítad do Brasil, estabelece as aulas régias contratando professores sem formação, o que acabou por diminuir a qualidade do ensino no país. Com a chegada de Dom João Vi, foi criada a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico, o Museu Nacional e as primeiras universidades com o objetivo de sanar problemas imediatos como a falta de médicos, engenheiros e agrônomos no Brasi. Com a independência e o Império, não houve mudanças significativas no âmbito da educação, foi implementado o ensino primário, contudo, a boa educação continuava sendo privilégio da elite e a educação destinada à classe menos favorecida continuava de baixa qualidade.
	
Gabarito: O aluno deverá discutir como eram as escolas oferecidas pelo governo, quem as frequentava, dentre outros aspectos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes